Buscar

Administração exercicios aula 2

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
GST1712_A2_201902538153_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: LUIS CARLOS SOUFEN
	Matrícula: 201902538153
	Disc.: INTRODUÇÃO À ADM. 
	2019.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A estratégia empresarial constitui, um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de orientar as atividades gerais de uma empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Fazem parte do proceso de estruturação da estratégia organizacional os seguintes elementos:
	
	
	
	Compra de equipamentos e contratação de pessoal.
	
	
	Controle financeiro e de estoque.
	
	
	Diminuir a rotatividade de pessoal em 20% e aumentar a produtividade dos colaboradores em 5%.
	
	
	Reduzir o nível de inadimplência, criar um novo programa de treinamento e desenvolvimento.
	
	
	Análise do ambiente externo e interno da organização, incluindo os recursos disponíveis, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados.
	
Explicação:
A questão define estratégia empresarial, demonstra seu objetivo e pede que seja escolhida a alternativa que menciona os elementos da estruturação de uma estratégia organizacional.
Todas as alternativas mencionam ações táticas ou operacionais, a alternativa correta, que menciona as fases da estratégia diz que envolvem análise do ambiente externo e interno da organização, incluindo os recursos disponíveis, acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados, além disso podem ser mencionadas: análise do setor e da concorrência, prospectiva e construção de cenários, técnicas e ferramentas, stakeholders, mercado alvo, clientes, resumo de desempenho a fim de criar um estratégia que torne a empresa competitiva.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A respeito de um adequado planejamento estratégico, pode-se dizer que:
I - Deve ser voltado a cada parte da empresa ou de seus processos, de modo a não ser generalista, para que não se perca a visão específica em detrimento da visão geral.
II - Deve ser planejado para o longo prazo, embora possa contemplar ações de curto e médio prazo, que podem ser detalhadas em outros documentos.
III - Deve abordar a empresa e suas relações internas, externas e fluxos de processos, entendidos também como o ambiente de tarefas.
Assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	São verdadeiras somente I e II, sendo III falsa porque ambiente de tarefas se caracteriza por um fluxograma de produção, sem envolver outras funções da empresa.
 
	
	
	São verdadeiras somente I e III, sendo II falsa porque o planejamento estratégico deve contemplar todos os horizontes temporais de forma detalhada.
 
	
	
	São verdadeiras somente I e III, sendo II falsa porque o planejamento estratégico envolve níveis tático e estratégico, sendo apenas o operacional desenvolvido em um plano operacional, dada sua natureza mais imediata.
 
	
	
	São verdadeiras somente II e III, sendo I falsa porque o planejamento estratégico deve ser um documento que abranja a totalidade da empresa, o que permite aos administradores a visão geral, depois aprofundada em cada parte.
 
	
	
	São verdadeiras somente II e III, sendo I falsa porque o planejamento estratégico deve ser feito para cada parte da empresa, mas com uma visão superficial, de modo a ser aprofundado em outros documentos.
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 2, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito dos conceitos iniciais na Administração. 
I - O aluno deve ter compreendido que o papel do planejamento estratégico é justamente balizar o todo da empresa, ou seja, ser referência para todo o planejamento e ação subsequente a ele. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		"Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presente" (Peter Drucker). Nesta afirmação, Peter Drucker se refere ao:
	
	
	
	Planejamento gerencial
	
	
	Planejamento Operacional
	
	
	Planejamento Contingencial
	
	
	Planejamento Estratégico
	
	
	Planejamento Tático
	
Explicação:
A questão se refere a afirmação de Peter Drucker que se refere ao planejamento estratégico, já que esse planejamento contribui na elaboração dos objetivos (metas) e na análise dos fatores internos e externos da companhia. É amplo, já que abrange toda a organização. Podemos resumi-lo como processo que possibilita a estabelecer o rumo seguido pela empresa, com objetivo de obter um bom nível na relação da empresa com o seu ambiente, sua sobrevivência e sucesso.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Gestão Estratégica envolve a observação do ambiente externo para o direcionamento mais adequado às condições apresentadas.
Leia a seguinte definição, e marque nas opções abaixo a qual situação ela se refere:
São as variáveis externas e não controláveis pela entidade, que podem criar condições favoráveis, desde que a mesma tenha condições e/ou interesse de usufruí-las. Mudanças e tendências ambientais que têm impacto positivo na Organização.
	
	
	
	Expectativas 
	
	
	Oportunidades  
	
	
	Forças
	
	
	Ameaças  
	
	
	Circunstâncias 
	
Explicação:
Essa definição está se referindo às Oportunidades, que são variáveis externas que surgem e, se bem observadas e aproveitadas pela Organização, podem proporcionar desenvolvimento e avanços significativos.
As demais opções apresentadas não têm essa conotação.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O conceito de EFICIÊNCIA estar relacionada com DUAS PALAVRAS. Quais são?
	
	
	
	Resultados e Pendências
	
	
	Racionalidade e Produtividade
	
	
	Problema e Produção
	
	
	Pendência e Prosperidade
	
	
	Solução e Problemas
	
Explicação:
Racionalidade
Dentro dos processos (macroprocessos e microprocessos) da empresa com a ação de Racionalidade (custo/tempo/decisão) para obter maiores resultados de produção
Produtividade
Com a melhoria progressiva dos processos (macroprocessos e microprocessos) gera um aumento da produtividade na empresa.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As organizações contemporâneas para sobreviverem em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos necessitam trabalhar com as quatros funções administrativas. O conceito de Sobral e Peci (2008, p. 132) que diz "é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades" pertence a qual das funções?
	
	
	
	Controle.
	
	
	Planejamento.
	
	
	Coordenação.
	
	
	Organização.
	
	
	Direção.
	
Explicação:
A questão se refere a turbulência ambiental e as funções administrativas. Refere-se a função administrativa responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades" e pede que entre as alternativas escolha-se a qual função a definição corresponde. A resposta é planejamento, já que esse é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes estão ligadosa visão desta organização, aos seus propósitos futuros. A elaboração dos objetivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise tanto do ambiente interno da empresa, quanto o ambiente externo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para desenvolver o planejamento estratégico de uma organização várias ferramentas podem ser utilizadas, entre elas a análise SWOT. Em relação a essa ferramenta, marque a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	Na análise do ambiente interno, deve-se levantar as forças e fraquezas da empresa.
	
	
	Faz a análise dos ambientes interno e externo da empresa.
	
	
	Na análise do ambiente externo, deve-se levantar as oportunidades e fraquezas da empresa.
	
	
	Na análise do ambiente externo, a empresa pode perceber uma oportunidade de mercado.
	
	
	Pode auxiliar os gestores das empresas na elaboração dos planos e estratégias de marketing.
	
Explicação:
A questão se refere a análise SWOT - para desenvolver o planejamento estratégico de uma organização várias ferramentas podem ser utilizadas, entre elas a análise SWOT - e pede que seja marcada a alternativa incorreta. Entre as afirmativas listadas a que contém erro é a que se diz que na análise do ambiente externo deve-se levantar as oportunidades e fraquezas da empresa, já que fraqueza é, segundo a matriz SWOT, uma variável do ambiente interno e por isso não pode ser levada em conta na análise do ambiente externo.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Assinale a ÚNICA alternativa INCORRETA  sobre o Plano no processo administrativo:
	
	
	
	Representa a primeira função administrativa
	
	
	Documento formal que consolida as informações e atividades desenvolvidas no planejamento
 
	
	
	Descreve como recursos devem ser alocados
	
	
	Representa uma visão estática e formal do planejamento
	
	
	Estabelece meios para alcançar o planejamento
	
Explicação:
Conforme apresentado na aula 2, a primeira função administrativa é o planejamento. As demais afirmativas estão corretas.

Continue navegando