Buscar

Informática

Prévia do material em texto

Aplicativo: é um tipo de software concebido para desempenhar tarefas práticas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos. Algumas das funções dos softwares aplicativos são realizar cálculos, organizar e executar tarefas, processar informações, entre outros.Também conhecido como aplicativo ou aplicação, o software aplicativo pode ainda ser visto como um conjunto de informações que são lidas pelo computador.
Internet: Rede de computadores é quando se tem 02 (dois) ou mais computadores interligados, como por exemplo numa sala de treinamento de informática, com a fim de compartilhar informações; Rede mundial porque as diversas redes de computadores interconectadas estão “espalhadas” pelo mundo todo. Um requisito para fazer acessar a Internet é utilizar o TCP/IP e, além disso, ter um endereço IP válido para a mesma.
Download:
Download significa transferir (baixar) um ou mais arquivos de um servidor remoto para um computador local. 
Upload
Upload é a ação inversa ao download. Ao fazer upload, o usuário envia arquivos de texto, vídeo ou imagens do seu computador para um servidor remoto.
Firewall, o porteiro
O Firewall é um programa ou um equipamento que tem a função de fazer uma barreira de proteção para filtrar o acesso de uma conexão ao sistema. Fazendo uma analogia, é como se fosse o porteiro de um prédio que vai identificar de onde vem e quem é a pessoa que quer acessar o condomínio. E assim como o porteiro, o Firewall, deve barrar o acesso de um usuário externo mal-intencionado (vírus) que deseja invadir o seu sistema de computadores (rede).
Antivírus, o zelador
O Antivírus, é um software que faz a varredura dos arquivos ou e-mails que já estão no computador ou na rede para verificar se contêm algum tipo de malefício que possa causar danos e os excluí do sistema.
Seguindo a mesma analogia, seria compatível com o zelador que fiscaliza se há uma pessoa mal-intencionada que já se encontra dentro de prédio e está causando prejuízos para o condomínio e precisa ser expulso. Do mesmo modo que o zelador, é responsável por fiscalizar e solucionar os problemas que já estão instalados no local, o antivírus é responsável por cuidar dos vírus que já estão instalados dentro dos arquivos ou e-mails do computador e precisam ser deletados.
“Antivírus e Firewall são complementares, o Firewall bloqueia a entrada do vírus e o Antivírus localiza e exclui os vírus que conseguiram furar a barreira e entraram no computador.
Navegadores:
PRINCIPAIS NAVEGADORES: Google Chrome, ou somente Chrome; Mozilla Firefox, ou somente Mozilla ou Firefox; Opera; Safari; Internet Explorer; Netscape; Konkeror; PRINCIPAIS ATALHOS DE NAVEGADORES: Ctrl+L: Selecionar a barra de endereços. Ctrl+F: Localizar um texto na página. Ctrl+D: Adicionar Favoritos. Ctrl+T: Abrir uma nova aba. Ctrl+W: Fechar aba. Ctrl+P: Imprimir página da Internet. HOME PAGE EM UM NAVEGADOR A home page, traduzida como página principal, é a primeira página que aparece (default), quando um navegador é aberto. 
As ferramentas de busca: são sites especiais da Web que têm por função ajudar as pessoas na busca por informação armazenada em outros sites. Elas têm um papel importante dentro do ambiente da WWW.
 redes de computadores
pode ser definida como uma estrutura de computadores e dispositivos conectados através de um sistema de comunicação com o objetivo de compartilharem informações e recursos entre si. Tal sistema envolve meios de transmissão e protocolos.
Alguns exemplos de facilidades que podem ser obtidas através de uma rede de computadores:
Compartilhamento impressoras
Compartilhamento de documentos, aplicativos e outros produtos digitais.
Facilita a replicação de dados para backup
Comunicação
Vídeo conferência.
Alguns tipos de Redes de Computadores:
Redes Locais (Local Area Networks – LAN) – comumente utilizada em ambientes de empresas, são redes em que a distância varia de 10m a 1km.
Redes Pessoais (Personal Area Networks – PAN) – utilizaadas em curtas distâncias. Ex.: Redes Bluetooth;
Redes a Longas Distâncias (Wide Area Network – WAN) – rede que faz a cobertura de uma grande área geográfica, geralmente, um país;
Rede sem Fio (Wireless) – rede que não utiliza cabeamento. 
A internet é a expressão atribuida a grande rede formada por computadores e dispositivos dispersos por todo o mundo.
 
Criptografia é a prática de codificar e decodificar dados. Quando os dados são criptografados, é aplicado um algoritmo para codificá-los de modo que eles não tenham mais o formato original e, portanto, não possam ser lidos.
Sistema Operaciona: É o conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída e dados da máquina e seus periféricos. O sistema que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. O Sistema Operacional cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados. Exemplos: Dos, Unix, Linux, Mac OS, OS-2, Windows NT.
Funções Básicas:
Dentre as funções básicas de computadores de uso geral, pode-se citar:
definição da interface com o usuário; compartilhamento de hardware entre usuários; compartilhamento de dados entre usuários;
gerenciamento dos dispositivos de entrada e saída; tratamento e recuperação de erros.
Em suma, o sistema operacional, tem as funções básicas de interpretar os comandos do usuário; controlar os periféricos (teclado, vídeo, discos, impressora, mouse, plotter, etc) e organizar arquivos em disco.
O sistema operacional "se comunica" com:
usuários: pessoas que utilizam o computador como uma ferramenta dentro da sua área de atuação;
hardware, equipamentos conectados, memória;
programas, softwares aplicativos, utilitários e compiladores;
operadores de computador, responsáveis pela monitoração do sistema operacional, normalmente em máquinas de grande porte, como funções de controle de discos, fitas, impressora, etc.;
programadores de aplicação, profissionais que desenvolvem software aplicativo para um determinado tipo de máquina e determinado sistema operacional;
programadores de sistema; responsáveis pela manutenção do sistema operacional;
administrador do sistema, responsável pelo controle da utilização da máquina, seus recursos e softwares, cadastramento de usuários, oferecer ou retirar direitos a determinadas operações, a utilização de recursos (ex. impresssora), etc.
Sistema DOS
Sistema Operacional desenvolvido pela IBM e Microsoft para microconputador IBM-PC e seus compatíveis. É um sistema mono-usuário, mono-tarefa e com memória real, isto é, só pode ser usado por um usuário de cada vez e só podem ser executados programas que caibam na memória. 
Windows
Embora seja tratado como sistema operacional o Windows (versões 3.xx, 95, 98, 2000) não é um sistema operacional e sim uma interface gráfica que trabalha sobre o DOS. O Windows NT sim , este é um sistema operacional com todas as características de gerenciamento.
Sistema Unix e Linux
Software: é uma sequência de instruções escritas para serem executadas por um computador, com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador. Existem diversos tipos específicos de softwares, mas os principais são: software de aplicação, software de sistema e softwares de programação.
Assim, eles são classificados em dois tipos:
Hardware: é usado para denominar o conjunto dos componentes eletrônicos de um computador, como o gabinete, o mouse, o teclado, o monitor, entre várias outras partes. Trata-se de toda parte física que se pode ver e tocar, embora algumas peças sejam muito pequenas para isto. 
Editores de aoresentação
correspondem um tipo de programa de computador que tem por objetivo geração e edição de apresentação utilizando meios digitais.
Exemplos são:
Corel Presentations, CustomShow, Harvard Graphics(obsoleto), IBM Lotus Freelance Graphics (obsoleto)
Kingsoft Presentation, Libre Office Impress (código aberto), OpenOffice.org Impress (código aberto), SlideRocket, Presentista,PresentiaFX
Apple Keynote.
PowerPoint: Um dos mais populares e conhecidos editores de apresentação é o PowerPoint. Muitos computadores possuem sistema operacional Windows e já vêm com o PowerPoint instalado.
Impress: Editor de apresentação produzido e também funciona offline (sem internet) pois é instalado no computador. O diferencial do Impress é sua compatibilidade com vários sistemas operacionais, funcionando com Windows, Linux, Mac, etc. 
Apresentações Google: É o editor de apresentação do Google. Bom para trabalhos em grupo pois possibilita que mais de uma pessoa edite a apresentação ao mesmo tempo. Todas as alterações são salvas automaticamente e ficam no seu email. Então, se o seu 
computador desligar repentinamente, você ainda terá tudo salvo. Também necessita internet. Esta apresentação, por exemplo, foi feita no Google.
Prezi: É um editor de apresentações online. Possue um estilo diferente e sofisticado. Para usar você não precisa instalar ou fazer download. Quando sua apresentação estiver pronta é só copiar o endereço do site (link) e compartilhar com quem deseja. Porém, não habilita a edição simultânea de vários usuários. Necessita internet.
Editores de planilhas: são ferramentas com o objetivo de construir gráficos e tabelas, são usadas formulas de forma a organizar e facilitar o trabalho, tornando mais automatizado e fácil de editar. O maior exemplo de editor de planilhas é certamente o Microsoft Excel porém tanto no Libre Office quanto no BrOffice, OpenOffice existem aplicativos similares.
Editores de texto: Microsoft Word, WordPerfect y OpenOffice.org Writer são alguns dos processadores de texto mais populares.
A Segurança da informação: refere-se à proteção existente sobre as informações de uma determinada empresa ou pessoa, isto é, aplica-se tanto às informações corporativas quanto às pessoais. Entende-se por informação todo e qualquer conteúdo ou dado que tenha valor para alguma organização ou pessoa. Ela pode estar guardada para uso restrito ou exposta ao público para consulta ou aquisição.
Portanto os atributos básicos da segurança da informação, segundo os padrões internacionais (ISO/IEC 17799:2005) são os seguintes:
Confidencialidade: propriedade que limita o acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação;
Integridade: propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (Corrente, intermediária e permanente). O ciclo de vida da informação orgânica - criada em ambiente organizacional - segue as três fases do ciclo de vida dos documentos de arquivos; conforme preceitua os canadenses da Universidade do Quebec (Canadá): Carol Couture e Jean Yves Rousseau, no livro Os Fundamentos da Disciplina Arquivística;
Disponibilidade: propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação;
Autenticidade: propriedade que garante que a informação é proveniente da fonte anunciada e que não foi alvo de mutações ao longo de um processo;
Extensão de arquivos:
Áudio
MP3 – Esta é atualmente a extensão para arquivos de áudio mais conhecida entre os usuários.
WMA – Esta extensão, muito semelhante ao MP3, foi criada pela Microsoft e ganhou espaço dentro do mundo da informática por ser o formato especial para o Windows Media Player.
AAC – codificação avançada de áudio, o AAC foi criado pela Apple a fim de concorrer diretamente com o MP3 e o WMA, 
OGG – Um dos formatos menos conhecidos entre os usuários, é orientado para o uso em streaming, que é a transmissão de dados diretamente da Internet para o computador, com execução em tempo real. 
AC3 – Extensão que designa o formato Dolby Digital, amplamente utilizado em cinemas e filmes em DVD. .
WAV – é o formato de armazenamento mais comum adotado pelo Windows.
Vídeo
AVI – Abreviação de audio vídeo interleave, menciona o formato criado pela Microsoft que combina trilhas de áudio e vídeo.
MPEG – Um dos padrões de compressão de áudio e vídeo de hoje.
MOV – Formato de mídia especialmente desenhado para ser reproduzido no player.
RMVB - formato de arquivos de vídeo desenvolvido para o Real Player. 
MKV – Ele apresenta ótima qualidade de áudio e vídeo e já está sendo adotado por diversos softwares, em especial os de licença livre.
Imagem
BMP – O Bitmap é um dos formatos de imagem mais conhecidos pelo usuário. 
GIF – é um formato de imagem semelhante ao BMP, mas amplamente utilizado pela Internet, em imagens de sites.
Teclas de atalho
F1
Exibir Ajuda
F2
Renomeia o item selecionado
F3
Pesquisar por arquivo ou pasta
F10
Ativar a barra de menu no programa ativo
Ctrl + A
Selecionar todos os itens em um documento ou uma janela
Ctrl + C
Copiar um item selecionado
Ctrl + D
Adicionar uma página da Web aos favoritos
Ctrl + J
Abrir o Gerenciador de Download
Ctrl + L
Destacar o texto na Barra de endereços
Ctrl + V
Colar o item selecionado
Ctrl + X
Cortar o item selecionado
Ctrl + Z
Desfazer uma ação
Ctrl + Y
Refazer uma ação
Ctrl + P
Imprimir
Ctrl + Esc
Abrir o menu Iniciar
Ctrl + Seta para a direita
Mover o cursor até o início da próxima palavra
Ctrl + Seta para a esquerda
Mover o cursor até o início da palavra anterior
Ctrl + Seta para baixo
Mover o cursor até o início do próximo parágrafo
Ctrl + Seta para cima
Mover o cursor até o início do parágrafo anterior
Ctrl + Shift + qualquer seta
Selecionar um bloco de texto
Ctrl + qualquer seta + barra de espaço
Selecionar vários itens individuais em uma janela ou na área de trabalho
Ctrl + Roda de rolagem do mouse
Alterar o tamanho de ícones na área de trabalho
Ctrl + Alt + Tab
Use as setas para alternar entre itens abertos
Ctrl + Shift + Escape
Abrir o gerenciador de tarefas
Alt
Mostrar a barra de menus. Depois de efetuar uma seleção, a barra de menus desaparece.
Alt + Home
Ir para sua página inicial
Alt + C
Exibir seus favoritos, feeds e histórico de navegação
Alt + F4
Fechar o item ativo ou e sair do programa ativo
Alt + Barra de espaço
Abrir o menu de atalho da janela ativa
Alt + Tab
Alternar entre programas abertos
Shift + Delete
Excluir o item selecionado sem movê-lo a lixeira/exclusão permanente
Shift + qualquer seta
Selecionar mais de um item em uma janela ou na área de trabalho ou selecionar texto em um documento
Shift + F10
Abre um menu de atalho para os itens selecionados (como clicar com o botão direito em um mouse)
Tecla do logotipo do Windows
Abre o menu iniciar
Tecla do logotipo do Windows + D
Apaga tudo e mostra a área de trabalho
Tecla do logotipo do Windows + E
Abrir o Windows Explorer
Tecla do logotipo do Windows + F
Encontrar arquivos ou pastas
Tecla do logotipo do Windows + M
Minimizar todas as janelas
Tecla do logotipo do Windows + Seta para baixo
Minimizar a janela
Tecla do logotipo do Windows + Seta para cima
Maximizar a janela
Tecla do logotipo do Windows + L
Bloquear o computador (sem usar ctrl + alt + delete)
Shift + Tecla do logotipo do Windows + M
Desfazer minimizar tudo
Tecla do logotipo do Windows + Tab
Alternar entre os botões da barra de tarefas
Tecla do logotipo do Windows + F1.
Microsoft Office: os mais populares produtos da Microsoft é o pacote Office (escritório, em inglês), um conjunto de programas utilizados em instituições e empresas.
Os principais softwares do pacote Office são o Microsoft Word (para edição de texto), o Microsoft Excel (para edição de planilhas) e o Microsoft Power Point (para edição de apresentações).

Continue navegando