Buscar

Questões sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: ODONTOLOGIA 
2º PERIODO 
PROFESSOR: SEBASTIAO FLORES 
1) A preocupação com os problemas sociais existem desde quando o homem é homem. A busca de soluções para estes problemas também. Mas no entanto o pensamento Sociológico, está diretamente ligado às consequências da Revolução Industrial. Neste sentido, oque distingue o pensamento sociológico, dos pensamentos sociais anteriores?
 A formação de uma elite de pensadores ligados ao processo de industrialização, que com técnicas matemáticas definiu a sociedade a partir de seus indivíduos.
 A capacidade do ser humano de relacionar as dificuldades sociais com a possibilidade de solução imediata dessa problemática.
 A transição do pensamento medieval para a criação de uma filosofia da problemática social com os iluministas no século XVIII.
 A criação de uma técnica filosófica que prima pela valorização do indivíduo no todo social, ao mesmo tempo que prima apenas pelas relações do homem com a sociedade.
 A possibilidade da sistematização, da elaboração de um método de analise e a definição de um objeto de pesquisa.
2) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
 a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.
 a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense.
 a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
 a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
 a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
3) Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser considerada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias. Qual foi esse autor?
 Émile Durkheim.
 Max Weber.
 Augusto Comte.
 Karl Marx.
 Jean Jacques Rousseau.
4) O autor considerado “pai” da sociologia, Augusto Comte, acreditava que a nova ciência das sociedades deveria igualar-se às demais ciências da natureza que se pautavam pelos fenômenos observáveis e mensuráveis para que assim fosse possível apreender as regras gerais que regem o mundo social do indivíduo. Essa perspectiva ideológica é chamada de:
 Darwinismo.
 Dadaísmo.
 Iluminismo.
 Positivismo.
5) O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção:
 camponês.
 capitalista.
 socialista.
 asiático.
 mercantilista;
6) Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.
Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
 O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
 A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.
 A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
 A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
 O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
7) A sociologia surgiu para suprir a necessidade de se entender os fenômenos sociais e as regras fundamentais pelas quais se baseiam nossas relações. Entretanto, a sociologia contemporânea difere-se da ideia original, na medida em que:
 entende-se que as sociedades são como organismos vivos, com leis de funcionamento estabelecidas e imutáveis.
 é amplamente aceito que as diferenças raciais determinam características do convívio do sujeito, uma vez que é a raça que estabelece o comportamento social.
 entende-se que as sociedades e as relações sociais possuem infinitas variações, não sendo possível traçar leis gerais que justifiquem ou expliquem, em termos absolutos, todas as formas de interação humana no mundo social.
 deixou de ser uma área do conhecimento válida, uma vez que não é possível estudar uma sociedade em razão da enorme quantidade de diferenças entre os sujeitos que a compõem.
8) Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.
 Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.
 Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista.
 A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização.
 A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.
 A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.
9) A Sociologia é a Ciência dos problemas sociais que emergem com a chegada do século XVIII. Que tem um marco econômico e outro político e social ”
TELES, Mª Luiza. Sociologia para Jovens. Petrópolis – RJ,Ed. Vozes: 2002.
Sobre os aspectos que determinaram o surgimento da Sociologia é correto afirma que:
 É somente com a Revolução Francesa que a sociedade europeia passa a ter a consolidação do poder nobiliárquico e o surgimento da sociologia.
 A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
 É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa ater seus fundamentos estabelecidos.
 Com as Revoluções Burguesas e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicos que determinam o surgimento da Sociologia.
 O Renascimento Comercial e Urbano, assim como, a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das Ciências Sociais.

Continue navegando