Buscar

Resenha energias limpas II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Energias alternativas e energia limpas II
Artigo: Estratégias energéticas para executivos do C-Level
Título:
Havard Business Review
Aluno: Daniel Marques dos Santos
Referência:
Com base na leitura do artigo, fica claro a importância das empresas de pequeno, médio e grande porte, manter um programa eficiente de utilização de energias renováveis, por diversos aspectos: Diminuição de custo, estratégia de mercado, contribuição ao meio ambiente, diminuição na geração de carbono, preservação dos aspectos ambientais, plano de marketing e financeiro.
Pode-se observar que as empresas que já estão atuando com esta visão estratégica estão sendo muito mais lucrativas e rentáveis e ainda estão sendo vista no mercado por todos os Stakeholdres como uma empresa consciente e que contribui diretamente para um mundo melhor e mais sustentável. Desta maneira consegue angariar resultados fantásticos em todas as áreas da empresa tendo como resultado final economia e fortalecimento da companhia.
Percebe-se que na ultima década o aumento das energias renováveis vem crescendo de forma bem considerável. Nos USA o Pais teve um aumento na matriz energética em energias renováveis e as empresas vem acompanhando esta evolução.
No Brasil também vem em uma crescente muito boa com relação as energias renováveis, mas estrategicamente falando os CEO’s e CFO’s das empresas ainda não tem esta visão de colocar no planejamento estratégico da empresa as questões voltadas a utilização de energias renováveis com objetivo de reduzir custo de forma efetiva, criando possibilidades de ser mais sustentáveis e rentáveis, gerando ganhos através no planejamento energético.
Observo que muitas empresa até mesmo do setor elétrico no Brasil ainda não tem esta consciência com relação a estratégia para obter ganhos, através da redução de custo com base no planejamento energético. Mas esta tendência será crucial para que as empresas também possam ter lucratividade em seus negócios. 
Sabe-se que no Brasil a questões burocráticas como impostos e leis impedem que as empresas criem de forma mais assertiva e rápida soluções em energias renováveis, mantendo um programa de investimento para diminuir seus custos. Muitas das vezes as empresa tem aquela visão de fazer gestão do consumo, mas não em criar um plano energético mudando as instalações, estruturas, visando redução com base no levantamentos dos gastos anuais com energia.
As empresas que entender este conceito global e aplicar em seus negócios com certeza terão lucros intangíveis e serão bem mais sucedidas.

Continue navegando