Buscar

Competencia e Jurisdição

Prévia do material em texto

O significado de Jurisdição e Competência Jurisdicional ?
De acordo com a nossa Legislação, Jurisdição  é o poder que o Estado faz para aplicar o direito nos casos determinados, com objetivo de sempre solucionar o conflitos dos interessados e com isso colocar a ordem jurídica.
Onde cada área territorial (município, estado, região ou país) sobre o qual este poder é exercido por  uma autoridade. Podemos ressaltar que a jurisdição  geralmente  é  apenas pelo poder judiciário,  onde é atribuído á uma autoridade para cumprir e determinar a punição de quem infringir as leis , onde cada infração existe a sua punição adequada pra ser aplicada.
Podemos classificar que Jurisdição está classificado na influencia e poder que a legislação determina,  onde é a garantia de um Estado Democrático de Direito, na Constituição Federal onde concede á obediência aos princípios e valores.
  Diz Jose Federico Marques (Marques apud Carneiro, 1999, p.19)
" A Jurisdição pode ser definida como a função  estatal de aplicar as normas da ordem jurídica em relação a uma pretensão"
Existe  algumas  características da jurisdição como: Imparcialidade, monopólio do Estado, lide, substutividade, definitividade  e unidade. Assim possui também alguns  princípios como: Infastabilidade, improrrogabilidade, investidura, correlação, indelegabilidade e a inércia.
De acordo com o Novo CPC (Lei 13.105/15), a competência  é estabelecida pela nossa legislação onde possui o limite do poder em julgar ou cumprir alguma tarefa. Como um juiz por exemplo de exercer  a sua jurisdição. Todo juiz tem a sua jurisdição, entretanto, só pode  exercita  em determinadas matérias e espaço.
Ainda na esfera  jurídica , existe á competência absoluta e a relativa, iniciando pela competência absoluta ela é  fixada em razão da matéria ou pelo critério funcional ou, seja, a absoluta é inderrogável, onde é declarada por um ofício, assim como pelas partes, não podendo ser modificada. Considera -se competência relativa  quando é fixada em razão do território ou em razão do valor da causa, onde deve ser declarada pelo réu, em sede de preliminar na contestação, caso contrário ocorrerá a sua prorrogação voluntária.

Continue navegando