Buscar

trabalho matheus

Prévia do material em texto

O CONTINENTE ÁFRICANO
É o terceiro maior continente da Terra, ficando apenas atrás da Ásia e das Américas.Junto com as ilhas adjacentes, ocupa cerca de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta.É também o segundo continente mais populoso da Terra, ficando apenas atrás da Ásia. Possui mais de 800 milhões de habitantes em 54 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo.
Os países da África que têm o português como língua oficial são: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O continente africano possui uma das maiores diversidades culturais do planeta. Na chamada África Branca, ao norte, predominam os povos caucasóides e semitas e na chamada África Negra, ao sul do Deserto do Saara, encontram-se os povos pigmeus, bosquímanos, hotentotes, sudaneses e os bantos. Esta diversidade por sua vez, se reflete nas mais de mil línguas diferentes que existem no continente africano, sem contar os inúmeros dialetos. Em algumas regiões inclusive, fala-se o português com algumas influências locais, como Moçambique e Angola.
Países:
Africa do Sul
A África do Sul é um país independente, está situado no extremo sul do continente africano e é banhado pelos oceanos Atlântico e Índico. O território encontra-se no oriente, ao sul do paralelo do Equador (hemisfério sul).
A nação abriga aproximadamente 50 milhões de pessoas, distribuídas em uma área de 1.221.037 km2. A população é composta por negros, que representam 70% da população; brancos descendentes de holandeses e ingleses, que respondem por 12%, euroafricanos, representam 13%; indianos, 3%; e outras etnias, 2%.
O território abriga em seu subsolo uma grande quantidade de minérios, e destaca-se na produção de carvão mineral, manganês, ferro, cobre, platina, diamante, ouro e urânio, riquezas que são fundamentais para o desenvolvimento industrial.
Outro potencial relevante de recursos é quanto à produção de energia elétrica, impulsionada pelo rio Orange. O país não é independente quanto à produção de petróleo.
A economia sul-africana está ligada à prestação de serviços, indústria, além dos setores primários, como o extrativismo mineral e a produção agropecuária. Cidade do Cabo e Johannesburgo são os principais centros urbanos e consequentemente promovem a concentração das indústrias, abrigando empresas que atuam nos setores de produção de veículos, locomotivas, incluindo ainda a metalurgia e a petroquímica.
O setor industrial é bastante diversificado, entretanto, isso não evita problemas como desigualdade social, elevado índice de desemprego, marginalização, entre outros.
Outra fonte de receita de grande importância é a atividade turística desenvolvida na Savana, conhecida como safári, além do turismo urbano, especialmente na Cidade do Cabo.
Angola
Angola ou República de Angola é um país africano localizado na costa ocidental da África, por isso é banhado pelo oceano Atlântico.
O país ocupa uma área de 1.246,700 km2 onde vivem cerca de 18,4 milhões de habitantes, esse território tem como capital a cidade de Luanda. Essa nação compõe um dos países que possui como língua oficial o português.
O estabelecimento do território angolano ocorreu na Conferência de Berlim, em 1885, essa reunião serviu para decidir quais países iriam dominar e explorar como colônias os territórios africanos.
Angola foi colonizada por Portugal, sua independência aconteceu somente em 11 de novembro de 1975. Apesar da conquista da autonomia política, essa nação não usufrui de paz, a luta que antes era contra a ocupação portuguesa tornou-se uma guerra civil provocada por divergências políticas.
A estrutura política da Angola possui a característica de concentrar o poder nas mãos do presidente, que conta com o auxílio de um primeiro ministro acrescido do conselho de ministros. O país é dividido internamente em províncias, que totalizam dezoito, os líderes ou governadores de cada uma são escolhidos pelo presidente.
Após décadas de conflito civil, o país enfrenta diversos problemas de caráter social, uma vez que a Angola é um dos países mais pobres do mundo. Sem realizar uma eleição presidencial desde 1992, o governo atual visa organizar um processo eleitoral nos dias 5 e 6 de setembro de 2008.
O território angolano possui as seguintes características climáticas: clima temperado no litoral, ocorrência de um restrito período chuvoso (fevereiro a abril), apresenta verões quentes e secos e invernos amenos.
Assim como a maioria dos países africanos, Angola tem suas atividades econômicas ligadas diretamente à produção primária, destacando-se na produção de café, cana-de-açúcar, sisal, milho, coco e amendoim, além de algodão, tabaco, borracha, batata, arroz e banana. Na pecuária as principais criações são respectivamente de bovinos, caprinos e suínos..
Argélia
A República Democrática e Popular da Argélia, é um país localizado ao norte da África, com um território de 2.381.740 km², um pouco menor que a Argentina. Com uma população de cerca de 36 milhões, sua capital é Argel, com quase 3 milhões de habitantes. A Argélia possui como fronteiras o Mar Mediterrâneo ao norte, Tunísia e Líbia a leste, Marrocos e Saara Ocidental (ocupado pelo Marrocos) a oeste, Mauritânia e Mali a sudoeste e Níger a sudeste. A língua oficial é o árabe, sendo o tamazight (bérbere) língua com status nacional. A maioria dos argelinos, 99% seguem a religião islâmica, com 1% de cristãos e judeus. Os argelinos em sua maioria são berberes, alguns de origem árabe, com 1% de europeus.
Desde o século V a.C., os povos nativos do norte da África (identificado pela primeira vez pelos gregos como "berberes") foram empurrados para o interior por ondas sucessivas de fenícios, romanos, vândalos, bizantinos, árabes, turcos, e finalmente, franceses. O maior impacto cultural veio das invasões árabes dos séculos VIII e XI, que trouxeram o Islã e a língua árabe.
Os argelinos iniciam sua reivindicação por independência a 01 de novembro de 1954. A recusa da metrópole em aceitar a separação leva um pequeno grupo de nacionalistas que se denominavam Frente de Libertação Nacional (FLN), a lançar uma guerra de guerrilha em que ambos os lados eram atingidos pelas táticas brutais. Longas negociações levaram a um cessar-fogo assinado pela França e FLN a 18 de março de 1962, em Evian, França. Mais de 1 milhão de cidadãos franceses que viviam na Argélia, os chamados "pieds noirs", (pés pretos), deixou o país rumo à França. A Argélia foi declararada independente a 3 de julho.
Etiópia
ocalizada no continente africano, na região denominada “Chifre da África”, a Etiópia limita-se ao norte com a Eritreia, a nordeste com Djibuti, ao leste com a Somália, ao sul com o Quênia e a oeste com o Sudão. Conforme recentes descobertas paleontológicas, a espécie Homo sapiens teria se originado no território que atualmente corresponde à Etiópia.
A Etiópia pertence ao Hemisfério Meridional, visto que o país está localizado ao sul da linha do Equador; também integra o Hemisfério Oriental (a leste do meridiano de Greenwich). A maior parte do território nacional está situado acima de 2 mil metros de altitude, sendo que a capital, Adis-Abeba, localiza-se a 2.400 metros acima do nível do mar. O país sofre com secas periódicas e apresenta a mais alta temperatura média do planeta: 34 °C.
Em 1961, a Eritreia, que pertencia à Etiópia, deu início ao processo de independência. Esse fato desencadeou uma guerra entre as duas nações, provocando a morte de milhares de habitantes. A Eritreia conquistou sua autonomia política em 1993, entretanto, os confrontos não cessaram. Um novo conflito, entre 1998 a 2000, provocou a morte de mais de 120 mil pessoas e 1,5 milhão de refugiados. A economia e a infraestrutura dos países foram extremamente prejudicadas.
Com aproximadamente 65% do território coberto por campos e pastagens, a economia nacional tem na atividade agropecuária a principal fonte de receitas financeiras. A Etiópia possui rebanhos bovinos e é grande produtora de cana-de-açúcar, sementes oleaginosas,feijão e, principalmente, café, que é um grande produto de exportação.
Moçambique 
Localizado no sudeste da África, o território de Moçambique limita-se com a Tanzânia (ao norte), Malauí (a noroeste), Zâmbia e Zimbábue (a oeste), África do Sul e Suazilândia (a sudoeste), além de ser banhado pelo oceano Índico (a leste).
Ex-colônia portuguesa, Moçambique obteve sua independência no dia 25 de junho de 1975. O português é o idioma oficial do país, entretanto, somente 40% da população utiliza essa língua. O país faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Apesar de nunca ter sido colônia britânica, Moçambique integra a Comunidade Britânica, grupo formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias.
Uma guerra civil de aproximadamente 20 anos, entre as décadas de 1970 e 1990, foi responsável pela morte de mais de 1 milhão de habitantes. Outra consequência negativa desse conflito foi a destruição da infraestrutura, afetando diretamente a ecoomia nacional.
As principais fontes de receitas são provenientes da pesca (principalmente camarão), agricultura (cana-de-açúcar, algodão, mandioca, etc.), mineração (bauxita, ouro e pedras preciosas), extração de gás natural, exploração de madeira e do turismo. O setor industrial também é importante, atuando nos segmentos de bebidas e tabaco.
Moçambique, assim como a maioria dos países da África Subsaariana, apresenta vários problemas socioeconômicos. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é o quinto menor do mundo: 0,284. A expectativa de vida dos habitantes é de apenas 42,2 anos; o analfabetismo atinge mais de 55% da população; a taxa de mortalidade infantil é de 86 óbitos a cada mil nascidos vivos.
Nigéria
A República Federal da Nigéria está localizada no continente africano e possui uma grande riqueza em recursos naturais. Essa nação possui o maior contingente populacional do continente. Debaixo do subsolo nigeriano existe uma enorme reserva de petróleo, no entanto, isso de nada favorece a população que enfrenta uma série de mazelas sociais. Muitas vezes, o dinheiro tem destinos ilícitos, como o desvio de verbas e a prática da corrupção, dessa forma, os habitantes não são beneficiados com a arrecadação da receita.
A configuração da cidade de Lagos, uma das maiores da Nigéria, é caracterizada por uma grande aglomeração de pessoas que convivem com o desprovimento de serviços públicos de infraestrutura (moradia, alimentação, saúde, educação, renda, entre muitos outros), e isso tende só a piorar, uma vez que existem altos índices de crescimento demográfico.
Lagos ocupa um lugar de destaque entre as cidades da Nigéria, embora tenha perdido, em 1991, a condição de capital do país para a cidade de Abuja.
Estima-se que a população da Nigéria totaliza, aproximadamente, 154,7 milhões de habitantes, no subsolo nacional encontra-se uma das maiores reservas de minério fóssil do mundo, são cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados. Parece que essa imensa riqueza não consegue atingir a pobreza com a qual seus habitantes convivem, o país está entre os piores em qualidade de vida e um dos primeiros em níveis de pobreza. 
Aluno: Matheus Guimarães de Abreu

Continue navegando

Outros materiais