Buscar

Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	1.
	Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Dentro dos recursos não renováveis é possível identificar duas classes: a dos minerais não energéticos e a dos minerais energéticos. São recursos não renováveis de minerais não energéticos:
	 a)
	Fósforo e cálcio.
	 b)
	Biomassa e urânio.
	 c)
	Energia eólica e água.
	 d)
	Biomassa e energia eólica.
	2.
	O desenvolvimento sustentável é muito disseminado na sociedade hoje, mas além dele temos outro termo, o ecodesenvolvimento, que tem a mesma temática do desenvolvimento sustentável. Sobre o Ecodesenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Consiste no autodesenvolvimento de regiões não habitadas, como Antártica, deserto do Saara, entre outras.
	 b)
	Consiste na criação de livre comércio de animais silvestres, para fomentar o crescimento da região.
	 c)
	Consiste no desenvolvimento sustentável em que se pensa apenas no social e no econômico, pois eles são o centro do desenvolvimento.
	 d)
	Consiste na criação de modelo que atenda às peculiares locais das comunidades rurais, com a preocupação de não causar a exaustão dos recursos.
	3.
	Para desenvolvermos nossas atividades diárias, precisamos utilizar uma série de materiais encontrados na natureza. Esses materiais são chamados de recursos naturais e são encontrados na fauna e flora, no solo e nas águas do nosso planeta. No entanto, esse uso deve ser controlado, pois os recursos não existem na natureza de forma ilimitada, sendo que alguns não são renováveis. Com base nos recursos renováveis, analise as sentenças a seguir:
I- Jazidas de ferro.
II- Madeira.
III- Água.
IV- Ondas do Mar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	II, III e IV.
	 b)
	I, II e IV.
	 c)
	I, III e IV.
	 d)
	I e IV.
	4.
	O Brasil possui uma grande variedade de matrizes energéticas renováveis em comparação com a industrialização mundial em outros países. A imensa disponibilidade de recursos hídricos, a biomassa, o etanol, a energia solar e a energia eólica constituem as matrizes energéticas renováveis brasileiras. A biomassa, por exemplo, está cada vez mais sendo estudada e aplicada. Sobre a biomassa, classifique V para as sentenças verdadeiras F para as falsas:
(    ) A biomassa pode ser definida como a quantidade de matéria biológica usada na produção de energia através da decomposição da matéria inorgânica. 
(    ) O metano (CH4), por exemplo, é um gás altamente combustível produzido através da decomposição de resíduos orgânicos em biodigestores. 
(    ) Infelizmente, o bagaço da cana-de-açúcar e restos orgânicos florestais não podem ser aproveitado na produção de biogás, biodiesel, bio-óleo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	5.
	O barulho, a poluição visual, as interferências nas redes de comunicação e os acidentes envolvendo aves de rapina são exemplos dos impactos ambientais presentes na instalação de usinas de energia eólica. No entanto, algumas ações podem ser aplicadas, a fim de minimizar os acidentes envolvendo as aves de rapina. Sobre essas ações, analise as sentenças a seguir:
I- Lançar ração nos arredores das usinas eólicas.
II- Alocar turbinas longe das regiões das aves.
III- Turbinas tubulares, mais lentas e maiores.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	O termo sustentabilidade pode se referir a aspectos sociais, ecológicos, culturais, econômicos e espaciais. Deste modo, qual o conceito que consiste no uso intensivo dos potenciais relativos aos diferentes ecossistemas, em compatibilidade com sua mínima deterioração, devendo possibilitar que a natureza desenvolva novos equilíbrios, por meio de processos de utilização que respeitem o seu ciclo temporal?
	 a)
	Sustentabilidade cultural.
	 b)
	Sustentabilidade espacial.
	 c)
	Sustentabilidade social.
	 d)
	Sustentabilidade ecológica.
	7.
	Os princípios do Direito Ambiental são essenciais à compreensão da legislação ambiental existente, além de fundamentar o estabelecimento de novas legislações em matéria de meio ambiente. Sobre estes princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O princípio da prevenção é aplicado quando não há certeza de que determinado empreendimento possa causar danos, podendo a atividade não ser autorizada.
(    ) O princípio do meio ambiente ecologicamente equilibrado é aplicado somente quando há certeza de impactos ambientais negativos somente para as gerações presentes, pois não há necessidade de considerar as futuras gerações nestes casos. 
(    ) O princípio da intervenção estatal atesta que o poder público, caso necessário, deve atuar para defender o meio ambiente em casos de degradação. 
(    ) O princípio da prevenção é aplicado em situações em que existe certeza dos impactos ambientais a serem gerados, sendo obrigada a realização do licenciamento ambiental e do estudo de impacto ambiental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Com o interesse e o avanço dos estudos em termos de inovação tecnológica, muitos projetos focados nas fontes de energia limpas e renováveis têm sido desenvolvidos com sucesso. O chuveiro híbrido é um exemplo que pode ser citado, visto que durante o verão apresenta uma economia de energia elétrica interessante ao consumidor. Com relação aos tipos de energias utilizadas no funcionamento do chuveiro híbrido, analise as opções a seguir:
I- Eólica, solar e térmica.
II- Solar e elétrica e gás.
III- Hidráulica, térmica e gás.
IV- Elétrica, potencial e hidráulica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	9.
	De acordo com Sachs (1993), há distintas dimensões a serem consideradas no que se refere ao planejamento do desenvolvimento sustentável, em que este deve ser considerado sob uma ótica multidisciplinar. O desenvolvimento sustentável é aquele que pretende atender às necessidades das gerações presentes sem afetar a necessidade das gerações futuras. Assinale a alternativa CORRETA que remete a essas dimensões:
FONTE: SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Studio Nobel/FUNDAP, 1993.
	 a)
	Diversidade partidária, esportiva, trabalhista e social.
	 b)
	Social, esportiva, ruralista e urbanista.
	 c)
	Ecológica, econômica, social, espacial e cultural.
	 d)
	Diversidade cultural, esportiva, étnica e trabalhista.
	10.
	Instrumentos econômicos estão sendo usados de forma crescente em muitos países como mecanismos para melhorar o desempenho da gestão dos recursos naturais. Por isso, os recursos naturais precisam ser preservados. Sobre a relação dos recursos naturais e a preservação ambiental, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A pressão por recursos naturais muitas vezes faz com que a sociedade degrade o ambiente a sua volta, por isso é essencial às medidas de preservação da água do planeta.
	 b)
	A pressão por recursos naturais muitas vezes faz com que a sociedade degrade o ambiente a sua volta, por isso é essencial às medidas de preservação das organizações.
	 c)
	A pressão por recursos naturais muitas vezes faz com que a sociedade degrade o ambiente a sua volta, por isso é essencial às medidas de preservaçãodo homem.
	 d)
	A pressão por recursos naturais muitas vezes faz com que a sociedade degrade o ambiente a sua volta, por isso é essencial às medidas de preservação dos animais.
	11.
	(ENADE, 2010) Tendo em vista o que estabelece a Constituição Federal acerca do meio ambiente, assinale a opção correta:
	 a)
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, o Pantanal Mato-Grossense, a Serra do Mar, o Cerrado e a Caatinga são considerados patrimônio nacional, devendo sua utilização se dar na forma da lei, dentro de condições que assegurem a exploração controlada.
	 b)
	Por força do princípio constitucional da livre iniciativa, os recursos minerais podem ser explorados independentemente de autorização ou de concessão do poder público, mas o explorador deve promover a recuperação do meio ambiente degradado de acordo com as normas técnicas indicadas pela Administração.
	 c)
	É da competência dos estados e do Distrito Federal definir a localização de usinas que operam com reator nuclear.
	 d)
	As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitam os infratores a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
	12.
	(ENADE, 2010) O uso ordenado dos recursos ambientais é fundamental para a efetivação do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, os princípios do usuário-pagador e do poluidor-pagador preconizam a cobrança pelo uso desses recursos.
Segundo a Lei n.º 9.433/1997, a cobrança pelo uso da água tem por objetivo:
	 a)
	Reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação do seu real valor.
	 b)
	Assegurar às águas qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas.
	 c)
	Garantir o uso múltiplo da água, tanto os usos consuntivos, quanto os usos não consuntivos.
	 d)
	Diminuir os custos de combate à poluição das águas, mediante ações preventivas permanentes.

Outros materiais