Buscar

Quais as características de um Sistema Distribuído

Prévia do material em texto

Quais as características de um Sistema Distribuído? Cite exemplos de Sistemas Distribuídos atuais.
Descrição: Além das principais características de um SD, cada aluno deverá procurar por SDs utilizados atualmente. Quanto mais detalhes sobre os exemplos citados melhor será a nota de participação do aluno no fórum. Os comentários nas respostas de cada aluno poderão ser feitos de intuito de apontar pontos positivos ou negativos dos exemplos apresentados.
Resposta:
1º - Compartilhamento de Recursos: - “Recurso” caracteriza o conjunto de elementos que podem ser compartilhados de forma útil em um SD: - Hardware: impressoras, discos. - Software: arquivos, bancos de dados, compiladores. - O compartilhamento reduz custos. - Recursos fisicamente encapsulados em um dos computadores de um SD só podem ser acessados por outros computadores através de comunicação. - Cada conjunto de recursos de um tipo particular deve ser gerenciado por um programa (Gerenciador de Recursos) que oferece uma interface de comunicação. 
2º - Concorrência: - Concorrência e execução paralela existem em um SD por causa de: - As atividades separadas de usuários; - A independência de recursos; - A localização de processos em computadores separados. 
3º - Transparência: - Esconde do usuário e do programador de aplicação a separação de componentes em um SD. - O sistema é percebido como um todo, em vez de uma coleção de componentes independentes. - Tipos mais comuns de transparência: - Acesso: Oculta diferenças na ocultação de dados e no modo de acesso a um recurso; - Localização: Oculta o lugar onde o recurso está localizado; - Migração: Oculta que um recurso pode ser movido para outra localização; - Relocação: Oculta que um recurso pode ser movido para outra localização enquanto em uso; - Replicação: Oculta que um recurso é replicado; - Concorrência: Oculta que um recurso pode ser compartilhado por diversos usuários concorrentes; - Falha: Oculta a falha e a recuperação de um recurso.

Continue navegando