Buscar

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM portifolio

Prévia do material em texto

Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Enfermagem
Anatomia Humana
Wanderson Leonardo Araújo
Belo Horizonte
2019
1 Definir anatomia, anatomia sistemática ou sistêmica, anatomia segmentar, anatomia de superfície, anatomia funcional, anatomia aplicada, anatomia radiológica e anatomia comparada.
Anatomia: é a ciência que trata da morfologia (forma geral) e estrutura dos seres humanos (humanos ou animais) ou órgãos.
Anatomia sistêmica: compreende o estudo analítico macro e microscópico dos sistemas orgânicos, considerados separadamente, conforme suas afinidades morfofuncionais. Ex: células, tecidos, os órgãos e sistemas que formam o corpo humano.
Anatomia segmentar é a organização do corpo humano, não pela forma detalhada, mas sim por segmentos das partes principais (cabeça, pescoço e tronco). Subdividindo em membro superior e membro inferior.
Anatomia de superfície: é o estudo visual da estrutura anatômica sem dissecar o organismo.
Anatomia funcional: é a estrutura do corpo humano através das funções de cada sistema orgânico.
Anatomia aplicada: estudo focado em diversos campos, como as atividades médicas, cirúrgicas, etc..
Anatomias radiológicas: estudo da estrutura e função do corpo que usa técnicas de imagens.
Anatomia comparada: é o estudo de semelhança dos caracteres morfológicos.
2 Conceituar nomenclatura anatômica:
É o nome dado ao conjunto de termos empregados para descrever o organismo em partes, ou seja, para descrever anatomia.
3 Definir anatomia de estudo:
Descreve o indivíduo (vivo ou cadáver) em posição ereta (posição ortostática, em pé ou bípede), com a cabeça e olhos voltados para frente; e os membros inferiores unidos e com pés dirigidos para frente.
4 Explicar os planos de delimitação e os planos de secção do corpo humano:
Os planos de delimitação do corpo humano, como o próprio nome sugere, delimitam o corpo humano como se ele estivesse dentro de uma caixa fechada, contando seus seis lados que representariam os planos tangenciais à sua superfície. Assim, descrevem-se:
Plano anterior e plano posterior: são dois planos verticais, dos quais um passa na frente do corpo (tangente ao ventre), denominado plano ventral ou anterior, e o outro passa atrás do corpo (tangente ao dorso), denominado posterior ou dorsal. Quando se fala de cabeça, substitui-se o termo “ventral” por “frontal”; daí, tem-se o plano frontal.
Nos membros, utilizam-se os termos “plano anterior” e “plano posterior”.
• Planos laterais: são dois planos tangentes aos lados do corpo, denominados planos laterais direito e esquerdo.
• Plano superior e plano inferior: são dois planos horizontais: um superior (a cabeça), denominado plano superior ou cranial; e outro abaixo das plantas dos pés, denominado plano inferior ou podálico.
Planos de secção do corpo humano 
Plano mediano: é o plano que divide, longitudinalmente o corpo humano em duas metades iguais, direita e esquerda.
Plano sagitais: Plano verticais que passam através do corpo, paralelo ao plano mediano.
Plano frontais(coronal): planos verticais que atravessam o corpo formando ângulos retos com o plano mediano, dividindo-os em partes anteriores(frontal) e posterior(dorsal).
PLANO TRANSVERSAIS OU HORIZONTAIS: planos horizontais que dividem o corpo em partes superior e inferior.
5 Explique os eixos anatômicos.
Os eixos são linhas imaginárias que atravessam o corpo unindo os centros dos planos de secção. O corpo humano apresenta três eixos imaginários.
1) Eixo vertical, longitudinal ou crânio-caudal: passa do centro do plano superior (cranial) para o centro do plano inferior (caudal). Atravessa o centro do plano de secção transversal.
2) Eixo sagital, ântero-posterior: passa do centro do plano anterior (ventral) para o centro do plano posterior (dorsal). Atravessa o centro do plano de secção frontal.
3) Eixo transversal ou latero-lateral: passa do centro do plano lateral direito para o esquerdo, ou vice-versa. Atravessa o centro do plano de secção sagital.
6 Estabelecer relações entre os eixos e os planos de secção.
O corpo humano é dotado de inúmeras articulações que permitem os movimentos fundamentais para o indivíduo praticar suas atividades diárias. Os movimentos corporais podem ocorrer nos planos sagital, frontal ou transversal, e em torno de um eixo, semelhante ao eixo de uma roda. O eixo é sempre perpendicular ao plano do movimento. Assim, temos os seguintes movimentos corporais, relacionados com os planos e eixos: 
• Flexão/extensão: são movimentos angulares; na flexão, ocorre a diminuição do ângulo entre as partes do corpo (nas articulações) e, na extensão, ocorre o aumento (a extensão) desses mesmos ângulos. Ocorrem no plano sagital e seu eixo é latero-lateral (transversal). Esses movimentos podem ser realizados pelas seguintes articulações: ombro, cotovelo, punho e entre os dedos da mão, quadril, joelho e entre os dedos do pé, além da coluna vertebral. No tornozelo, esses movimentos são denominados de dorsiflexão e flexão plantar. 
• Abdução/adução: são movimentos de afastamento ou aproximação do plano mediano. Na abdução, ocorre o afastamento dos membros superior e inferior do plano mediano do corpo, enquanto, na adução, ocorre a aproximação. Ocorrem no plano frontal e no eixo anteroposterior (sagital). Esses movimentos podem ser realizados pelas articulações do ombro, do quadril e entre os dedos. 
 • Rotação interna (medial)/rotação externa (lateral): são movimentos que ocorrem ao redor de um eixo longitudinal. Na rotação interna (medial), a porção anterior do membro vira-se para o lado interno (para dentro), e, na rotação lateral (externa), a porção anterior vira-se para o lado externo do corpo (para fora). Ocorrem no plano transversal (horizontal) e seu eixo é longitudinal. No antebraço, esses movimentos recebem o nome de pronação quando a palma da mão se volta para trás, e supinação quando a palma da mão se volta para frente.
7 Definir os termos de posição e direção:
Superior ou cranial: Na direção da parte superior do corpo ou uma estrutura acima da outra(cabeça).
Inferior ou caudal : na direção da parte inferior do corpo ou uma estrutura abaixo da outra planta do pé .
Anterior ou ventral: em direção da frente do corpo ou a frente do corpo.
Posterior ou dorsal: na direção das costas, junto a porção posterior do corpo humano
Lateral: mais afastado do plano sagital
medial: mais próximo do plano sagital mediano (linha sagital mediana)
Intermédio: Estrutura localizada entre medial e o lateral
Mediano: Exatamente sobre o eixo sagital mediano.
Médio: Estrutura ou órgão interposto entre um superior e um inferior ou entre ou o anterior e o posterior.
Proximal: Próximo a raiz do membro na direção do tronco. É mais próximo do ponto de união do corpo do que de outra estrutura.
Distal: Afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção. Mais distante do ponto de união do corpo do que de outra estrutura.
Palmar ou volar: Mediano situado exatamente ao longo do plano de secção mediano. Face anterior da mão. Face posterior dorsal.
Plantar: indica direção e são usados em anatomia para vasos e nervos. Aferente significa que impulsos nervosos ou o sangue são conduzidos da periferia linha que determina uma superfície para o centro eferente se refere a condução do centro para a periferia (face anterior dos pés).
Interno e externo: refere-se as faces dos órgãos ocos ou de cavidades e também se referem a face das costelas ou do centro de um órgão ou cavidade.
Superficial: mais perto da superfície do corpo; em direção à ou na superfície.
Profundo: mais afastado da superfície do corpo; distante da superfície, interno;
Radial, ulnar: mais próximo dos ossos rádio e ulnar.
Tibial, fibular: próximo dos ossos tibial e fibular.
Antero posterior ou dorsal ventral: Estende do lado dorsal ao lado ventral.
Latero-lateral: une o centro do plano lateral direito ao centro do plano lateral esquerdo.
Longitudinal/craniocaudal ou supero inferior: uneo centro do plano cranial ao centro do plano caudal.
8 Conceituar: esqueleto, esqueleto axial e esqueleto apendicular:
Esqueleto: É a estrutura óssea, responsável pela sustentação do corpo, proteção de determinados órgãos e estruturas, e produção de minerais.
Esqueleto axial: É o conjunto de ossos centrais do corpo humano, que formam nosso tronco, cavidade torácica, coluna vertebral, incluindo o crânio.
Esqueleto apendicular:  é a parte livre, apensa, formada pelos ossos dos membros superiores e dos membros inferiores. Está unido ao esqueleto axial pela cintura escapular, que une o membro superior ao tronco, e pela cintura pélvica, que une o membro inferior à pelve. A cintura escapular é formada pela escápula e clavícula, e a cintura pélvica pelos ossos dos quadris e sacro.
9 Conceituar o tecido ósseo compacto e esponjoso
Osso compacto: as lâminas do tecido ósseo estão bem unidas, sem espaços entre elas; por isso, são mais rígidas e densas e, portanto, suportam mais peso é encontrada no corpo dos ossos longos.
 Osso esponjoso: as lâminas ósseas são mais irregulares em sua forma e tamanho e apresentam muitos espaços entre si ou lacunas, assemelhando-se às esponjosas enquanto a substância óssea esponjosa é encontrada nas extremidades e ao redor do canal medular (medula óssea).
10 Citar funções do esqueleto:
1) Proteção de órgãos vitais, como coração, pulmão e sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal). 2) Armazenamento de íons e minerais (cálcio e fosfato). 3) Sustentação do corpo humano (apoio). 4) Conformação do corpo humano. 5) Base mecânica dos movimentos corporais, servindo de suporte para tecidos moles (músculos e ligamentos), ampliando a força das contrações musculares. 6) Produção de certas células sanguíneas, continuamente (hematopoiese).
11 Classificar e definir os ossos segundo suas dimensões: longo, curto e laminar (ou chato ou plano)
Longo:  é aquele cujo comprimento predomina sobre a largura e a espessura. Ele apresenta duas extremidades, chamadas de epífises, e um corpo, chamado de diáfise. Os ossos dos membros superiores e inferiores são os exemplos mais típicos de ossos longos, como: úmero, rádio, ulna, fêmur, tíbia, fíbula e falanges
Curto: é aquele cujas três dimensões são equivalentes, assemelhando-se a um cubo. Seus exemplos são os ossos do carpo (mão) e do tarso.
Laminar: Possuem comprimento e larguras iguais em relação a espessura geralmente apresentam funções de proteção, como os ossos do crânio (frontal, parietal e occipital), escápula e osso do quadril.
12 Definir no osso longo: diáfise (ou corpo), epífise (ou extremidade) e canal medular:
Diáfise: é a haste longa do osso sendo constituída principalmente de tecido ósseo compacto, proporcionando, considerável resistência ao osso longo.
Epífise: Extremidade alargadas do osso longo e consiste de uma fina camada de osso compacto que reveste o osso esponjoso e recoberta por cartilagem.
Canal medular: Encontra-se no centro das diáfises e é onde passa a medula óssea.
13 classificar e definir: 	
Osso irregular: é aquele em que as dimensões não apresentam relação entre si, são diferentes dos ossos longos e curtos, a exemplo das vértebras, temporal, mandíbula, maxila.
 Osso pneumático: são ossos que geralmente possuem morfologia irregular, contendo em seu interior, uma ou mais cavidades, revestidas de mucosas contendo ar. Ex: seios paranasais, maxila, esfenoide, etmoide, o temporal e o frontal.
 Osso Sesamóide: São ossos que se desenvolvem na substância de certos tendões ou da capacidade fibrosa de certas articulações. Ex: patela.
Osso supranumerário:(acessório de extranumerário) São as variações anatômicas no número de ossos, ou seja, ossos que aparecem a mais no esqueleto. Ex: fabela (osso sesamoide supranumerário localizado no tendão do músculo gastrocnêmio cabeça lateral, posterior do joelho).
14 Descreva o que é uma juntura sinovial e cite os elementos básicos desta juntura.
Juntura sinovial é um tipo de articulação, com total mobilidade, onde as características dos ossos que ela liga, irão ditar a forma de movimento que ela permite.
Esta articulação possui uma cavidade, um espaço entre os ossos, denominado: cavidade articular.
As junturas sinoviais são formado por:
1.Capsula articular;
2.Cartilagem articular;
3.Cavidade articular;
4.Membrana sinovial;
5.Liquido sinovial
15 Dê a classificação morfológica das articulações do ombro, punho e joelho. Qual é a importância para sua atuação profissional?
O ombro, assim como o quadril, possui articulações triaxiais, ou esferoides, que é o tipo de articulação que fornece maior grau de mobilidade.
O nome da principal articulação do ombro, é glenoumeral. As demais articulações proximais são articulações da cintura escapular e não do ombro.
A articulação do punho é biaxial do tipo condilar. Esta articulação permite movimentos de: flexão, extensão, adução, abdução e circundução.
Articulação conhecida como rádio cárpica.
O joelho possui uma articulação monoaxial do tipo gínglimo, que trabalha como uma dobradiça, fornecendo movimentos de: flexão e extensão
Para o profissional de enfermagem é imprescindível o conhecimento morfológico das principais articulações, pois estão ligadas diretamente com seu trabalho, possibilitando um cuidar mais criterioso e funcional, para saúde de seus clientes em pré- e pós operatórios, em traumas e incide sobre diagnósticos.
16 Descreva o que é uma articulação fibroso e cartilaginosa. Dê os seus tipos
Articulação Sinartrose ou Fibrosa: é formada por um tecido fibroso, que une dois ou mais ossos, e sua principal característica é a mobilidade extremamente reduzida. Esse é o tipo mais comum de união entre os ossos do crânio. Encontramos dois tipos de articulações fibrosas, as sindesmoses, sindesmose tibiofibular , sindesmose dentoalveolar ou gonfose e as Sutura plana, Sutura escamosa, Sutura serreada.
Articulação Anfiartrose ou Cartilaginosa: ,é formada por um tecido cartilaginoso como também, pode ser formada por um tecido fibrocartilaginoso, unindo dois ou mais ossos, permite pouco movimento. As articulações esternocostais, possuem articulação anfiartrose do tipo cartilaginosa, pois precisam de boa mobilidade para se moldar ao movimento da respiração pulmonar. Já as articulações fibrocartilaginosas, são encontradas nos discos intervertebrais, pois precisam de bastante resistência contra impactos e são subdivididas em sincondroses e as sínfises.
17 Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual é a importância destes tecidos?
Possuímos três tipos de tecidos musculares: 
Musculatura lisa (necessariamente com contração involuntária, independente da vontade do indivíduo): formada por células mononucleadas com estrias longitudinais. É presente nos órgãos vicerais internos (esôfago, intestino, vasos sanguíneos e útero), responsável pelo peristaltismo.
- Musculatura estriada esquelética (contração voluntária, dependente da vontade do indivíduo): formada por células multinucleadas com estrias longitudinais e transversais. Forma os músculos, órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo.
Musculatura estriada cardíaca (contração involuntária): constitui as células binucleadas do miocárdio (musculatura do coração), unidas por discos intercalares que aumentam a adesão entre as células. Fator importante para uma contração rítmica e vigorosa, mantendo a circulação do sangue no corpo.
18.Quais são os componentes anatômicos do músculo esquelético? Classifique estes músculos quanto a forma, sua origem, sua inserção e quanto ao ventre muscular.
Os componentes dos músculos esqueléticos estriados são: Os tendões, as aponeuroses e os ventres musculares. A porção média e carnosa do músculo chamada de ventre muscular é formada predominantemente por fibras musculares e possui propriedade de contração. As extremidades dos músculos podem ser formadas por tendões ou aponeuroses. Quando a extremidade é cilindroide ou então, possui uma forma de fita, recebe o nome de tendão;quando é laminar, recebe o nome de aponeurose. Os tendões e aponeuroses são compostos de tecido conjuntivo denso modelado servem, principalmente, para fixar os músculos aos ossos. Entretanto, os tendões e as aponeuroses também podem fixar os ossos a cartilagens, capsulas articulares, septos intermusculares, derme, tendão de outro músculo etc.
19-Explicar a localização do coração na caixa torácica. Explicar os aspectos anatômicos funcionais do miocárdio. Explicar a posição anatômica e o tamanho do coração.
O coração localiza no meio do peito, sob o osso externo, ligeiramente deslocado para a esquerda. Ocupa no tórax, a região conhecida como mediatismo, que é o espaço entre os dois pulmões.
O coração é do tamanho aproximado de um punho fechado e com peso em média de 400gramas, tem cerca de 12 cm de comprimento e 8 a 9 cm de largura.
O miocárdio é um conjunto muscular intermediário logo após a segunda camada do pericárdio. Possui funcionamento autônomo e involuntário, responsável pelo bombeamento sanguíneo.
Já o endocárdio, reveste o interior do miocárdio e limita as cavidades cardíacas. É nesta cama que fazem parte as válvulas cardíacas bicúspides (ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo) e tricúspides (átrio direito e ventrículo direito).
20-Descreva a grande e pequena circulação do corpo humano
A pequena circulação, liga o coração aos pulmões. É por onde é levado o sangue cheio de CO2 e retorna o sangue com O2. Já a grande circulação,é a que liga o coração as demais partes do corpo.
21-Explicar a anatomia interna do coração e suas estruturas. Descreva o automatismo cardíaco:
O coração é dividido em 4 cavidades:
Superiores:
Átrio esquerdo;
Átrio direito.
Inferiores:
Ventrículo esquerdo;
Ventrículo direito.
O lado esquerdo e lado direito do coração é separado por um septo. A parte superior pelo septo atrial, e a parte inferior pelo septo interventricular, que é uma parede muscular que impede a comunicação entre os lados.
Entre o átrio direito e o ventrículo esquerdo, temos a valva tricúspide, que impede que o sangue passa do átrio para o ventrículo, acaba voltando do ventrículo para o átrio.
Entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, temos a valva bicúspide, que impede que o sangue bombeado para o ventrículo, volte para o átrio.
Também possuímos as valvas semilunares, que controlam o fluxo sanguíneo dos ventrículos para as artérias.
O nervo simpático instiga as batidas do coração, o nervo parassimpático reduz o ritmo cardíaco, estes dois nervos formam o sistema nervoso autônomo, e fiscalizam os batimentos cardíacos humanos. O nervo vago iniciado no crânio é responsável pela distribuição dos nervos com a função parassimpático, como ele tem a função de reduzir o ritmo cardíaco se houver uma intensidade ocorrerá a parada dos batimentos do coração (parada cardíaca). O nervo simpático tem como função instiga os batimentos do coração, caso haja uma intensidade maior do que a considerada normal ocorre à taquicardia a (aceleração do coração)
22-Quais são as artérias do membro superior e inferior e qual é a sua importância para as estruturas que formam o membro superior e inferior Artérias dos membros superiores:
1 Subclávia;
2 Axilar;
3 Braquial;
4 Radial;
5 Ulnar;
6 Arco superficial;
7 Arco profundo palmar.
 A importância dessas artérias que ambas provem da ARTÉRIA AORTA para irrigar e levar oxigênio e nutrientes para os membros do corpo segundo as suas ramificações, para que funcionem adequadamente.
Artérias dos membros inferiores:
Ilíaca comum;
Ilíaca interna;
Ilíaca externa;
Femoral;
Poplítea;
Tibial anterior;
Tibial posterior;
Fibular;
Dorsal do pé;
Plantar lateral;
Plantar medial.
As artérias são vasos sanguíneos, responsáveis por conduzir o sangue para fora do coração. Na medida que o sangue sai do coração, essas artérias tornam-se de menor calibre e cada vez mais ramificadas. 
Quando o coração bombeia o sangue, ele bombeia este sangue diretamente nas artérias com uma grande pressão, para que assim, as artérias possam conduzir o sangue na direção dos tecidos. 
23 Quais seriam as veias superficiais e profundas do membro superior e inferior e qual é a sua importância para as estruturas que formam este membro?
Membro inferior:
1.Superficiais:
1.1 Veias parva;
1.2 Veias magnas.
2. Membro inferior Profundas:
2.1Veia tibial posterior;
2.2Veia tibial anterior;
2.3Veia poplítea;
2.4Veia femoral;
2.5Veia ilíaca externa;
2.6Veia ilíaca interna;
2.7Veia ilíaca comum;
2.8Veia cava inferior.
Membros superiores
3 Superficiais:
3.1 Veias cefálicas;
3.2 Veias basílica:
VEIAS PROFUNDAS: 	
4 Pescoço: 
4.1 veia jugular interna 
4.2 veia jugular externa 
4.3 arco jugular
5 Membro superior veias profundas
5.1 Veia braquial
5.2 Veia axilar;
5.3 Veia subclávia.
5.4 Veia Ulnar
5.5 Veia Radial
 As veias também são vasos sanguíneos. No entanto, elas são responsáveis por conduzir o sangue proveniente dos tecidos para o coração. Ou seja, são as veias que transportam o sangue de volta ao coração, e removem todas as toxinas dos tecidos para que elas sejam eliminadas. alvo as veias pulmonares que levam sangue oxigenio para o coração.
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia humana sistêmica e segmentar. ed. São Paulo: Atheneu, 2007. MOORE, K. L.; AGUR, A. M. R. Fundamentos de Anatomia Clínica. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. SOBOTTA. J. Atlas de anatomia humana. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 19v. 1 e 2.
https://brainly.com.br/tarefa/11354450

Continue navegando