Buscar

Aula 2 Sitema Digestório

Prévia do material em texto

FUNÇÕES
Mastigação: desintegração parcial dos alimentos
Deglutição: Condução dos alimentos da faringe até o esôfago
Ingestão: Introdução do alimento ao estômago
Digestão: Desdobramento do alimento em moléculas mais simples
Absorção: Processo realizado pelo intestino
Defecação: Eliminação de substâncias não digerida no trato gastro intestinal.
Boca ou Cavidade Bucal
 A boca é a abertura inicial do canal alimentar, limitada pelos lábios superior e inferior que quando se aproximam promovem o aparecimento da rima bucal. A partir do momento em que o alimento ultrapassa a boca adentra uma região chamada de cavidade bucal.
Língua:
 É um órgão muscular importante na preensão do alimento quando da mastigação e no processo da deglutição, atuando também como órgão gustativo e na articulação da palavra. 
 No dorso da língua é possível identificar um série de projeções, as papilas linguais, que são morfologicamente diferentes. Algumas delas apresentam receptores gustativos que possibilitam o reconhecimento dos diversos sabores
Dentes:
 
 Auxiliam no processo de digestão triturando o alimento.
São as primeiras glândulas anexas que atuam no canal alimentar.
Apresenta três porções: a cervical, a torácica e a abdominal, sendo a torácica a maior delas. Para atingir o abdome ele atravessa o músculo diafragma, através do hiato esofágico, desembocando quase imediatamente no estomago
Esta situado logo abaixo do diafragma , sendo que sua maior porção esta localizada a esquerda do plano mediano. Apresenta dois óstios: um que o comunica com o esôfago, chamado de óstio cárdico, e outro chamado de óstio pilórico, que o comunica com o duodeno. 
Estômago
Intestinos
 Devido às diferenças morfológicas apresentadas no trato gastrintestinal pode-se dizer que o estomago é continuado pelo intestino delgado e em seguida pelo intestino grosso.
Intestino Delgado: subdivide-se em três segmentos: duodeno, jejuno e íleo. 
 
Intestino Grosso: porção final do trato gastrintestinal, sendo mais calibroso e mais curto que o intestino delgado. Morfologicamente subdivide-se em: Ceco, Colo ascendente , Colo transverso , Colo descendente, Colo Sigmóide e Reto.
 
Fígado: é, depois da pele, o segundo maior órgão do corpo humano. Localizado abaixo do diafragma, em sua maior parte no quadrante superior direito, o fígado também possui uma pequena porção localizada no quadrante esquerdo. 
Pâncreas: é uma glândula mista, ou seja, com característica exócrina e endócrina. A secreção endócrina é a insulina e a exócrina sulco pancreático. Este é recolhido por ductos que confluem, quase sempre em dois canais: o ducto pancreático e o ducto pancreático assessório.

Continue navegando