Buscar

Analise do Filme Regras da Vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise do Filme Regras da Vida
O filme Regras da Vida narra a história de Homer Wells, que depois de duas tentativas de ser adotado, passa a ser criado e orientado pelo médico responsável do orfanato Dr. Larch, filho de um baba, não conheceu o pai, mora e dirigi o orfanato, onde ensinou tudo sobre medicina a Homer, especialmente sobre partos e abortos que Homer não aceitava.
Um dia decide partir com um casal que fora até o orfanato para realizar um aborto, para conhecer o mundo além dos limites da instituição, ao longo dos meses se torna colhedor de maçãs e envolve-se com a moça que lhe deu carona, a qual sente-se sozinha com a ida do namorado para a guerra, negou-se a retornar ao orfanato, apesar de todos os pedidos de Dr. Larch que sonhava ser substituído por “seu filho adotivo” e por fim ele acaba por rever seus próprios valores e objetivos e retorna ao orfanato substituindo Dr. Larch.
A analise do filme Regras da Vida, obra baseada no livro escrito por John Irving que foi o roteirista do filme, dirigido por Lasse Hallstrom questiona o quanto as regras da vida seguidas de forma absoluta e dogmáticas geram conflitos nos seres humanos perante as regras da civilização, que foram criadas pelo homem para preservar e construir a vida, mas que se seguidas, de forma absoluta e dogmática geram violência e destruição. As regras instituídas na vida devem ser pensadas e não apenas seguidas, para que não fiquemos nas repetições presos a Neurose de Destino, determinadas por ações repetidas de nossos ancestrais
O filme mostra o quanto podemos transformar o que é grotesco e rudimentar em algo útil, mas somente quando nos conhecemos como seres uteis e pensantes capazes de transformar o conteúdo selvagem da humanidade, permitindo que as partes recalcadas e má formadas não aniquilem os pensamentos e os sonhos. Buscando ser de fato o que desejamos ser, mesmo que diferentes de nossos grupos culturais.
O filme, logo no inicio mostra um trem parando na estação, esta momento poderá representar uma parada do trem ou de saída, simbolizando a adoção ou a entrega das crianças do orfanato, demonstrando onde que a vida é uma linha que horas poderemos viajar, estagnar, descarrilhar ou mesmo nos quebrar, este filme é um filme de escolhas.
Escolhas e questionamentos, utilizando de um cenário de abandono, desamparo e solidão onde se fez necessário a recriação de uma vida em grupo. Com escassez material e afetiva os atores em seus papeis demonstram como recriar a realidade sem perder os sonhos e possibilidades, recriando regras com sabedoria. As questões trazidas deixam perguntas de: Quando é o momento correto de transgredir as regras? Existem regras que não podem ser desconsideradas? Desta forma as regras devem ser adaptadas as necessidades da realidade?
No decorrer do filme apresenta-se questões complexas como aborto, morte, adultério, guerra e incesto, vicio e desejo de matar os pais (no personagem do garoto Buster).
A Neurose de Destino, se apresenta através do Dr Larch, filho de uma baba, médico que opta por dirigir um orfanato e cuidar de crianças, adota um dos órfãos e que o “treina” para ser médico, que realiza abortos, tentando convencer Homer ser esta a melhor opção para que não haja tantos órfãos, o que o mesmo nega, pois acredita que abortar não seja a melhor opção, que o melhor seria pensar ou então entregar para adoção. Apesar da tentativa de Homer de fugir de seu destino, ele se vê frente a uma situação de decidir entre realizar ou nãorealizar um aborto, ele atende sua escolha realizar o aborto numa justificativa de que o realizou para salvar a vida de Rose Rose ,( respondendo ao desejo e o destino traçado pelo Dr. Larch quando o treinou para substituí-lo) com uma gravidez indesejada, resultado do incesto com seu pai Sr. Rose, que após a realização do aborto e sua recuperação ela mata e foge. Com o retorno do namorado de sua amiga, ele decide voltar ao orfanato e cumprir seu destino, atendendo sua Neurose de Destino.
Monica Prisco

Continue navegando