A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
APOL,s 1,2,3,4 e 5 PROCESSO LEGISLATIVO E ÉTICA

Pré-visualização | Página 1 de 6

APOL,s 1,2,3,4 e 5 PROCESSO LEGISLATIVO E ÉTICA
Questão 1/3 - Processo Legislativo
Sobre as eleições para o Congresso Nacional, analise as assertivas abaixo:
I. No sistema unicameral, como o brasileiro, os membros do Senado são eleitos segundo o mesmo processo dos deputados federais.
II. Os deputados federais são eleitos pelo sistema proporcional, e os senadores o são pelo sistema majoritário.
III. É considerado eleito aquele candidato à Câmara dos Deputados que obtiver o maior número de votos.
IV. No sistema bicameral, como o brasileiro, os membros do Senado são eleitos em processos distintos dos deputados federais
É correto somente o que se afirma em:
	
	A
	I e III.
	
	B
	II, III e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I.
	
	E
	II e IV.
Você acertou!
No sistema bicameral, como o brasileiro, os membros do Senado são eleitos em processos distintos dos deputados federais, que são eleitos para a câmara dos deputados. Enquanto os deputados são eleitos pelo sistema proporcional, os senadores o são pelo sistema majoritário, ou seja, é considerado eleito aquele candidato ao Senado que obtiver o maior número de votos.
Referência: BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 48.
Questão 2/3 - Ética
Se entendermos que a ética empresarial é um processo de amadurecimento e que vai sendo conquistado aos poucos, é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro, para quem existem cinco etapas para a evolução moral de uma empresa, a saber: corporação amoral, corporação legalista, corporação receptiva, corporação ética que aflora e a corporação ética. 
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de evolução moral de uma empresa que corresponde ao trecho a seguir:
---
“Está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.”
	
	A
	Corporação legalista.
	
	B
	Corporação receptiva.
Você acertou!
De acordo com Alencastro a corporação amoral persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção, as companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais; a corporação legalista é apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduto que mais se parecem a produtos de departamentos legais, nessa etapa há uma busca por posturas éticas apenas para evitar normas legais; a corporação receptiva está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética; a corporação ética que aflora reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação; e, a corporação ética equilibra lucros e ética tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, e engloba problemas éticos na educação, dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo “A ética no mundo da empresa”.
	
	C
	Corporação ética que aflora.
	
	D
	Corporação amoral.
	
	E
	Corporação ética.
Questão 3/3 - Processo Legislativo
"Todo parlamentar tem direito à certas prerrogativas ao assumir o cargo. [...] Tais prerrogativas são um assunto polêmico, parecendo abusivas para 
parte dos cidadãos, sendo consideradas privilégios. No entanto, acreditamos que são de suma importância para a manutenção da democracia, sendo um instrumento de independência dos parlamentares e do parlamento, garantindo liberdade para que exerçam suas funções sem temer represálias."
Fonte: DIAS, Mariana Teixeira. LEÃO, Milena Guesso. Prerrogativas parlamentares. Disponível em: https://colab.interlegis.leg.br/archives/thread/gial/prerrogativas-parlamentares.
Acerca dessas prerrogativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os deputados e senadores gozam de inviolabilidade exclusivamente no âmbito penal, devendo responder civilmente por seus atos.
	
	B
	Os deputados e senadores gozam de inviolabilidade exclusivamente no âmbito civil, devendo responder pelos seus atos no que toca a esfera penal.
	
	C
	Os deputados e senadores gozam de inviolabilidade civil e penal por suas opiniões, palavras e votos.
Você acertou!
Os deputados e senadores gozam de inviolabilidade civil e penal por suas opiniões, palavras e votos. “Inviolabilidade significa que não há crime quando esses parlamentares manifestam suas opiniões, palavras e votos, mesmo que possam com elas incorrer em determinado tipo penal. O preceito constitucional afugenta o crime, que deixa de existir.”
Fonte: BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 53.
	
	D
	Deputados gozam de inviolabilidade nos âmbitos civil e administrativo, enquanto que senadores gozam de inviolabilidade civil e penal por opiniões, palavras e votos proferidos no exercício do mandato.
	
	E
	A inviolabilidade dos parlamentares não os protege se a opinião, palavra ou voto se encaixar em determinado tipo penal.
APOL 2
Questão 1/5 - Ética
Quem não adequar suas práticas de negócio ao novo ambiente social que está sendo desenhado poderá sofrer muitas perdas com isso, pois as pessoas estão se sentindo capazes – e têm instrumentos para isso – de punir as companhias que não correspondam às suas expectativas. Em outras palavras, as exigências da sociedade estão se antecipando às regulamentações legais e, em muitos casos, obrigando a própria legislação a se adequar a essas exigências.
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Tendo como base as exigências impostas às empresas, analise a descrição a seguir e assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de obrigação correspondente. 
---
“A punição virá por parte da opinião pública, que poderá vir sob a forma de boicotes e dúvidas quanto a sua reputação, o que, certamente, influenciará negativamente sua participação no mercado.”
	
	A
	Obrigações legais.
	
	B
	Obrigações éticas.
Você acertou!
De acordo com Alencastro, quando se trata das obrigações éticas, a punição virá por parte da opinião pública, que poderá vir sob a forma de boicotes e dúvidas quanto a sua reputação, o que, certamente, influenciará negativamente sua participação no mercado.
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016, capítulo “Princípios éticos aplicáveis às atividades empresariais”.
	
	C
	Obrigações corporativas.
	
	D
	Obrigações formais.
	
	E
	Obrigações morais.
Questão 2/5 - Processo Legislativo
“Na elaboração de uma norma jurídica devem ser observados determinados procedimentos, denominados técnica legislativa. O projeto de norma jurídica deve obedecer a parâmetros consagrados pela tradição e pelos costumes que remontam às primeiras normas escritas, parâmetros que objetivam facilitar o entendimento e a aplicação da lei.” 
Fonte: BERNARDI, Jorge. O Processo Legislativo Brasileiro. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Sobre a referida técnica legislativa, conforme a obra-base, é correto afirmar que: 
	
	A
	Além de coleta de dados para embasar a produção legislativa, é necessário que a lei permita interpretação ampla, do contrário, não seria necessário o trabalho de doutrinadores

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.