Buscar

Aspectos Gramaticais da Libras e Formação do Intérprete

Prévia do material em texto

CURSO: LETRAS
DISCIPLINA: LIBRAS 8ºSEMESTRE
PROFESSORA: MARLENE PAULA PIOVEZANI
PORTIFÓLIO 02
Atividade da aula 05.
1- Se tratando dos aspectos gramaticais básicos da Libras, fale sobre cada um deles e a importância desses para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e eficiente.
Toda língua precisa ter uma estrutura para se tornar compreensível e significativa. Seguindo esse parâmetro, a língua de sinais também possui tais estruturas para poder acontecer a comunicação, ou seja, também deve estar articulada para transmitir e expressar o que deseja. Para que essa comunicação atinja sua finalidade temos cinco parâmetros estruturais:
Configuração de mãos: refere-se a postura das mãos ( dominante ou ambas) para a realização dos sinais que são 64 ou 73 configurações dependendo do autor. Algumas vezes um mesmo sinal corresponde a várias palavras; vai depender do contexto utilizado.
Ponto de articulação: é quando a mão predominante pode ou não tocar alguma parte do corpo entre a cabeça e a cintura em um espaço vertical ou horizontal.
Movimento: são os movimentos que as mãos fazem de diversas formas, direções e velocidades no espaço.
Orientação /direcionalidade: alguns sinais podem ter a mesma configuração de mão, mas diferem-se quanto a sua direção, alterando o seu significado.
Expressão facial/corporal: nos sinais que querem demonstrar sentimentos e reações estão presentes as expressões faciais, pois é essa expressão que dará o sentido e fará a diferença na intenção transmitida.
Atividades da aula 06.
1- Quadros (2001, p.57) aborda alguns elementos sobre a atuação do intérprete educacional que devem ser considerados. Fale sobre cada um desses itens.
 Alguns conceitos que o intérprete deve levar em conta em sala de aula:
O professor é autoridade absoluta em sala de aula, sendo o intérprete apenas um elo de comunicação,
O intérprete deve agir eticamente, sendo neutro e sigiloso,
O intérprete pode pedir auxílio no preparo das aulas e antecipação da matéria, a fim de ter mais qualidade na realização do seu trabalho,
As aulas devem ter intervalos para garantir ao intérprete um melhor desempenho, evitando assim futuros problemas de saúde,
O intérprete é apenas um dos elementos que garantirá a acessibilidade aos estudos, e deve se reconhecer como um profissional que deve estar em constante busca de aperfeiçoamento, para garantir a melhoria na educação dos surdos.
2- Fale sobre a formação do intérprete de Libras e suas áreas de atuação.
A política de inclusão do surdo na escola normal garantiu a formação e qualificação dos intérpretes da língua de sinais. A partir disso, todas as instituições de ensino e Órgãos Públicos, às Escolas Regulares do Ensino Fundamental e Médio e as Universidades passaram a buscar de alguma forma voltar à atenção a essa acessibilidade obrigatória através do intérprete profissional de Libras. Essa formação se dará em nível superior conforme decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005, Art.4., em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua; com o objetivo de auxiliar o surdo na construção dos significados e sentidos. Com isso, o profissional a área de Libras possui um vasto campo de atuação se tornando um instrumento de ligação entre o conhecimento científico e o surdo.
Atividade da aula 07.
1- Como ocorre a formação do sujeito surdo nos espaços escolares regulares?
A formação do sujeito surdo ocorre com base em uma perspectiva inclusiva, de proposta bilíngue, tornando o sujeito surdo autônomo para que possa exercer seus direitos, sua cidadania, e seu conhecimento cultural buscando minimizar os efeitos das desigualdades. As Políticas Públicas e a Educação Inclusiva têm garantido ao surdo o acesso as instituições educacionais e procuram estimular um ambiente de aceitação das diferenças e a interação social, oferecendo o profissional intérprete de Libras como elo no auxilio da compreensão dos sentidos e do conhecimento. 
2- O que significa a visão terapêutica e no que isso implica?
A visão terapêutica, segundo Dalcin, pregava que o sujeito surdo deveria fazer tratamento em seu órgão falho, buscando a sua reabilitação, pois acreditavam na cura para a deficiência de comunicação. Esse posicionamento médico-científico levou os surdos a se afastarem de suas comunidades, pois eram considerados anormais. Essa visão implicava em fazer a avaliação do órgão auditivo com defeito e o tratamento adequado buscando a normalidade para que o indivíduo pudesse viver em sociedade, sem ser uma ameaça.
Atividade da aula 08.
1- Realize uma síntese da última aula, apontando os avanços e conquistas da comunidade surda e seus movimentos em relação aos trabalhos e oportunidades.
Fazendo uma análise do passado histórico dos surdos, vemos que estes indivíduos deixaram de ser consideradas pessoas doentes e defeituosas, obtendo muitas conquistas, tendo seus direitos de cidadania garantidos e assegurados por Lei. Houve o reconhecimento da língua de sinais, a inclusão no âmbito escolar, social, e inserção no mercado de trabalho. Com o reconhecimento dos surdos como membros da sociedade, a legislação brasileira vem se reestruturando para atender e garantir o saneamento de tais necessidades. Sendo assim, o Direito Constitucional Brasileiro tem buscado através do Princípio da Igualdade Constitucional garantir a igualdade de todos os cidadãos, independente de suas peculiaridades, onde todos os direitos garantidos são essenciais para que o surdo se sinta inserido e se torne atuante na sociedade atual.
Vários movimentos foram criados para garantir a integração dos surdos na sociedade e como exemplo temos a FENEIS-Fundação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, que desenvolveu programas e cursos para a capacitação de intérpretes que não possuíam formação específica para atuar. A permanência integral do intérprete foi também uma grande conquista, pois antigamente só era aceito nas aulas mais complexas como matemática e português. Outro avanço foi o processo de inclusão da Libras como disciplina curricular nos cursos de Educação Especial.
Mesmo diante desses avanços que a comunidade surda conseguiu, ainda há muito a se conquistar.

Continue navegando