Buscar

contabilidade publica aula 3

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE PÚBLICA
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1685_EX_A3_201902640942_V1 
	22/09/2019
	Aluno(a): ISMAEL NATA DO NASCIMENTO GOMES
	2019.3 EAD
	Disciplina: GST1685 - CONTABILIDADE PÚBLICA 
	201902640942
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A lei n° 4.320/64 ( alterações posteriores) que estatui normas gerais do direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da união, dos estados, dos municípios e do distrito federal, classifica a receita de acordo com a categoria econômica em:
		
	
	transferências correntes e Transferências de capital
	
	Receitas patrimoniais e receitas de serviços
	
	Receitas de contribuições e Receita de serviços
	 
	Receitas correntes e Receitas de capital
	
	Receitas tributárias e Receita de contribuição
	Respondido em 22/09/2019 18:25:54
	
Explicação:
A despesa pública é classificada em duas categorias econômicas, com os seguintes códigos: 3 - Despesas Correntes: as que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. A Categoria Econômica Corrente é subdividida nos seguintes Grupos: Pessoal e Encargos Sociais, Juros e Encargos da Dívida, e Outras Despesas Correntes;  e 4 - Despesas de Capital: as que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. A Categoria Econômica Capital é subdividida nos seguintes Grupos: Investimentos; Inversões financeiras; Amortização da Dívida.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"É o ato emanado de poder competente que cria para o Estado uma obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição que será cumprido com a entrega do material, a medição da obra ou a prestação dos serviços". O texto corresponde a:
		
	 
	Empenho
	
	Despesa Corrente
	
	Investimento
	
	Receita de Capital
	
	Despesa de Capital
	Respondido em 22/09/2019 18:26:41
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O artigo 36 da lei 4320/64 considera as despesas empenhadas, mas não pagas como
		
	
	Divida publica
	 
	Restos a pagar
	
	Divida fundada
	
	Contas a pagar
	
	Outras contas a receber
	Respondido em 22/09/2019 18:26:57
	
Explicação:
Restos a Pagar são, conforme definição do art. 36 da Lei n. 4.320/64, "as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro".
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Restos a Pagar são as despesas empenhadas, mas não pagas dentro do exercício financeiro, ou seja, até 31 de dezembro. Por sua vez, o art. 35 do Decreto n° 93.872/86, determina que o empenho da despesa não liquidada será considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando:
		
	
	Não houver recurso financeiro suficiente para realizar o pagamento.
	
	Estiver vencido o prazo estabelecido para cumprimento da obrigação assumida pelo credor.
	
	O credor não ainda não entregou o bem adquirido.
	
	Ainda não tiverem sido atendidas as condições estabelecidas em contrato de fornecimento.
	 
	Estiver vigente o prazo estabelecido para cumprimento da obrigação assumida pelo credor.
	Respondido em 22/09/2019 18:27:58
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	É um exemplo de despesa por mutação patrimonial:
		
	
	subvenções econômicas.
	 
	aquisição de material permanente.
	
	pagamentos de serviços prestados por pessoa jurídica.
	 
	juros e encargos pagos sobre a dívida interna e externa.
	
	subvenções sociais.
	Respondido em 22/09/2019 18:28:21
	
Explicação:
As receitas podem ser separadas em efetivas e por mutação patrimonial. As efetivas são receitas que ingressam no patrimônio sem saídas de elementos do ativo ou entrada de obrigações no passivo. As por mutação patrimonial são o contrário, as receitas decorrem de saída de itens do ativo ou entrada de obrigações no passivo. Receita publica pode-se dizer é todo recurso obtido pelo Estado para atender às despesas públicas. A receita publica efetiva provém essencialmente da obrigação do Governo de prestar serviços direta ou indiretamente para a coletividade, e as receitas por mutação patrimonial é a entrada de recursos oriundos ou da alienação de bens do Estado pelo preço de custo, ou da amortização de empréstimos concedidos pelo valor escriturado dos empréstimos recebidos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Constatou-se que determinada despesa de exercício anterior não foi processada na época própria, embora o orçamento então vigente houvesse consignado credito próprio, com saldo suficiente para atende-la. Tal despesa pode ser atendida no presente exercício utilizado-se a:
		
	
	Abertura de credito adicional especial
	
	Abertura de credito adicional extraordinário
	 
	Dotação de despesas de exercícios anteriores
	
	Abertura de credito adicional suplementar
	
	Dotação de reservas de contigencias
	Respondido em 22/09/2019 18:34:03
	
Explicação:
Despesas de Exercícios Anteriores são despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, conforme estabelecido no art. 37 da Lei nº 4.320/1964.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A prefeitura de Indajá-SP adquiriu um terreno de 5 mil metros quadrados para construir o seu primeiro pronto socorro. Com base nesta informação, qual das alternativas abaixo, classificaria este evento?
		
	
	Receita de Capital, pela entrada de recursos vindo de outros entes federativos.
	
	Receita Corrente, pois se trata de arrecadação para ser aplicado na saúde.
	
	Despesa Corrente, pois se trata de gastos com pessoal da saúde.
	 
	Despesa de Capital, pois se trata de investimento.
	
	Despesa de Capital, pois se trata de inversão financeira.
	Respondido em 22/09/2019 18:35:19
	
Explicação:
A despesa é classificada em duas categorias econômicas, com os seguintes códigos: 3 - Despesas Correntes: as que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital, e 4 - Despesas de Capital: as que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.
A Categoria Econômica Capital é subdividida nos seguintes Grupos: Investimentos; Inversões financeiras; Amortização da Dívida.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Determinado ente público, no mês de novembro de 2014, empenhou despesa no valor de R$ 23.500,00 com aquisição de diversos materiais de almoxarifado. Os materiais juntamente com a nota fiscal de venda foram entregues pelo fornecedor no dia 30 de dezembro de 2014, sem tempo hábil, por parte do ente público, para verificação da liquidação da despesa no próprio exercício. Com relação ao reconhecimento da despesa, sob o aspecto orçamentário, tem-se:
		
	 
	A despesa será reconhecida no exercício financeiro de 2015 e a obrigação exigível reconhecida no exercício financeiro de 2014
	 
	A despesa será reconhecida no exercício financeiro de 2014 e inscrita ao final do referido exercício em restos a apagar não processados.
	
	O empenho da despesa será cancelado no exercício de 2014 e reemitido no exercício financeiro de 2015, após a confirmação de sua liquidação.
	
	A despesa será reconhecida no exercício de 2015, após a confirmação de sua liquidação e pagamento.
	
	O empenho da despesa
	Respondido em 22/09/2019 18:36:24
	
Explicação:
Conceito - Restos a Pagar são as despesas empenhadas mas não pagas dentro do exercício financeiro,ou seja, até 31 de dezembro (art. 36 da Lei no 4.320/64 e 67 do Decreto no 93.872/86). Quando o pagamento deixa de ser efetuado no próprio exercício, procede-se, então, a inscrição em Restos a Pagar.
O conceito de Restos a Pagar está ligado aos Estágios da Despesa Publica, representados pelo Empenho, Liquidação e Pagamento.
O art. 35 do Decreto n° 93.872/86, determina que o empenho da despesa não liquidada será considerado anulado em 31 de dezembro, para todos os fins, salvo quando:
Estiver vigente o prazo estabelecido para cumprimento da obrigação assumida pelo credor;
vencido o prazo para cumprimento da obrigação, esteja em curso a liquidação da despesa, e é de interesse da Administração exigir o cumprimento da obrigação assumida pelo credor;
destinar-se a transferências a instituições públicas ou privadas;
corresponder a compromisso assumido no exterior.
Conforme a sua natureza, os ¿restos a pagar¿ podem ser classificados em:
Processados - são as despesas em que o credor já cumpriu as suas obrigações, isto é, entregou o material, prestou os serviços ou executou a etapa da obra, dentro do exercício, tendo, portanto, direito líquido e certo, faltando, apenas, o pagamento;
Não-processados - são as despesas que ainda dependem da prestação do serviço ou do fornecimento do material, ou seja, cujo direito do credor não foi apurado. Representam, portanto, despesas ainda não liquidadas.

Continue navegando