Buscar

Avaliação I - Processos de Exportação e Importação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para onde exportar? Essa é uma pergunta que as empresas se fazem na hora de iniciar vendas ao exterior. Contudo, a tendência para onde exportar fica em função da demanda e preços internacionais das mercadorias a serem ofertadas pela empresa exportadora. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sua real vantagem competitiva e qualidade de suas mercadorias em relação aos preços internacionais de seus concorrentes.
(    ) O seu potencial de produzir grandes volumes para dar conta das demandas de seus clientes no exterior.
(    ) A necessidade ponderar possíveis riscos de o país de destino impor antidumping, como medida não tarifária, logo, com essa sobretaxa as mercadorias a serem exportadas ficam mais caras, diminuindo deste modo a competitividade relativa da empresa exportadora.
(    ) A necessidade de conhecer a posição cambial e as condições reais para executar a cobrança no país de destino.
(    ) A necessidade de avaliar os riscos políticos e econômicos do país de destino que poderiam pôr em risco as cobranças dos bens exportados, não é mesma coisa exportar para um país estável como o Japão que para um país em crise sistêmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F - F.
	2.
	Toda entrada de mercadoria em território aduaneiro brasileiro sofre um controle administrativos por determinados órgãos, chamados de órgãos anuentes. Os órgãos anuentes são aqueles que realizam as funções de análise complementar das operações de exportação ou importação, variando de acordo com sua área específica de atuação, com competência determinada, através de normas e atuando, principalmente, para fins de desembaraço da mercadoria ou licenciamento da operação. Tendo em vista o desenvolvimento de atuação específica na área relacionada, os órgãos anuentes emitem pareceres técnicos relacionados aos produtos que estão sendo importados ou exportados. Isso significa que eles atuam como auxiliadores dos órgãos gestores. Dependendo do produto que ingressa no país, será necessário o certificado de anuência para que a mercadoria seja licenciada. Cada órgão anuente desempenha sua função. Sobre os órgãos anuentes no licenciamento das importações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
II- INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
III- ANVISA - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
IV- DECEX - Departamento de Operações de Comércio Exterior.
(    ) Sua competências são relacionadas a vigilância sanitária nas fronteiras na importação de produtos que envolvam riscos a saúde. 
(    ) Suas operações envolvem regimes aduaneiros especiais perante as licenças de importações. Os produtos declarados nas operações de importações estão sujeitos a fiscalização de pesos, medidas, preço, qualidade.
(    ) Executa as políticas da qualidade e metrologia, promove harmonização das relações de consumo, fortalece a participação do país nas atividades internacionais relacionadas a qualidade e aprovação do produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PIFFER, Carla. Processos de importação. Indaial: Uniasselvi, 2013.
	 a)
	IV - II - III.
	 b)
	III - IV - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	I - III - IV.
	3.
	Ao iniciar as atividades com o comércio internacional, o primeiro passo para a empresa que deseja exportar é definir o que venderá nos mercados estrangeiros. A empresa deve identificar, dentro de sua linha de produtos, aqueles que atendam às necessidades e às preferências dos consumidores dos mercados estrangeiros a serem explorados. É preciso que a empresa reúna a maior quantidade possível de informações sobre o país ou os países para os quais deseja exportar. Ao dar início às exportações ou importações, deverá ser providenciado o registro de exportador ou importador. Sobre os órgãos envolvidos neste registro, analise as opções a seguir:
I- Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
II- Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX).
III- Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX).
IV- Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
V- Secretaria da Receita Federal (SRF).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.investexportbrasil.gov.br/sites/default/files/publicacoes/manuais/PUBExportPassoPasso2012.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2016.
	 a)
	As opções I, II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções III, IV e V estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	4.
	O empresário de pequeno porte também precisa importar matéria-prima, equipamentos e até produtos acabados, mas encontra dificuldades, o que não ocorre com as grandes empresas. As empresas brasileiras enfrentam diversas dificuldades, ou gargalos, no momento de importar. Grande parte dessas dificuldades são referentes à excessiva burocracia e à falta de conhecimento das normas ou programas governamentais de apoio ao importador. Sobre as dificuldades existentes nos processos de importação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Utilização de moedas conversíveis.
	 b)
	Formulação de contratos de câmbio.
	 c)
	Desburocratização do processo.
	 d)
	Barreiras tarifárias e não tarifárias.
	5.
	O comércio internacional faz com que as economias entre os países sejam complementárias. Assim, a importação de produtos e serviços é necessária para a dinâmica econômica de um país, pois gera empresas competitivas, refletindo isto em melhoras contínuas da produtividade empresarial. Diversos são os fatores para justificar as importações em um país. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Abastecer-se de insumos e bens de capital de qualidade que o país não têm ou que são muito caros de produzir no território nacional.
(    ) Aumentar o leque de fornecedores, permitindo às empresas e consumidores ter opções de preços e qualidade, o único ponto negativo disso é que faz as empresas perderem produtividade.
(    ) Diversificar mercados oferecendo diversos produtos diferenciados, exemplo, uma empresa de grande porte que produz autopeças poderia complementar suas vendas com autopeças para veículos diferenciados.
(    ) Complementar o mercado nacional com produtos que o país não tem condições de produzir em um momento conjuntural, exemplo, importar arroz quando houve uma grande seca nas áreas onde o país produz arroz em grande escala.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Diversos são os órgãos que atuam diretamente no comércio exterior brasileiro com responsabilidades sobre alguns procedimentos necessários às importações e/ou exportações. Estes órgão com diferentes funções estabelecem normas para o comércio internacional e fiscalizam seu cumprimento. Os órgãos também prestam esclarecimentos às empresas exportadoras ou importadoras sempre que necessário. O órgão máximo na estrutura de Comércio Exterior brasileiro é a CAMEX - Câmara de Comércio Exterior. Com relação à CAMEX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Câmara de Comércio Exterior tem vínculo indireto com a Presidência da República.
(    ) CAMEX é considerado o principal órgão do comércio exterior brasileiro.
(    ) Este órgão tem como competência a implementação e a coordenação de políticas e atividades relacionadas ao comércio exterior.
(    ) A Câmara do Comércio Exterior acompanha as investigações de defesa comercial e participa das negociaçõespromovidas pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: TREDESINI, Elis R. Comércio Exterior. 2. ed. Indaial: Uniasselvi, 2011.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Ao dar início a um processo de comercialização internacional, o importador e/ou exportador deve estar habilitado por meio de uma senha na Receita Federal, e as operações devem ser registradas num sistema integrado. Este sistema promove a integração das atividades de todos os órgãos gestores do comércio exterior, inclusive o câmbio, permitindo o acompanhamento, orientação e controle das diversas etapas do processo exportador e importador. É um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro. Em qual sistema é feito este registro?
	 a)
	DEINT - Departamento de Negociações Internacionais.
	 b)
	SISCOMEX - Sistema Integrado de Comércio Exterior.
	 c)
	SECEX - Secretaria de Comércio Exterior.
	 d)
	DEPLA - Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior.
	8.
	Em algumas situações, os países utilizam barreiras para proteger os produtos domésticos com relação aos produtos importados. As barreiras tarifárias são de ampla divulgação, visto que constam nos compromissos assumidos em foros internacionais. Embora não haja uma definição precisa para barreira comercial, esta pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior. Existem diversos tipos de barreiras, tais como: tarifas incidentes na entrada da mercadoria a ser importada, tarifas e taxas aduaneiras. Sobre este assunto, o aumento das alíquotas do imposto de importação de maneira geral e específica são definidos como qual barreira comercial?
	 a)
	Tarifária e as taxas técnicas como medida justificativa.
	 b)
	Subsídio de tarifas como medida de proteção à indústria nacional.
	 c)
	Barreiras técnicas como controle técnico (específico) de importações competitivas.
	 d)
	Tarifária e o antidumping como medida justificativa.
	9.
	Os países devem se proteger de importações que podem e/ou estão ameaçando a produção ou o mercado interno. Esta proteção se dá através de barreiras à comercialização internacional. Esta barreiras são executados muitas vezes quando há prática de dumping. A importação de produtos com preço inferior ao do mercado do país de origem ou abaixo do custo de produção pode ser considerado como dumping. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esta é uma prática desleal de comércio, da qual as empresas lançam mão para conquistar o mercado, tirando os concorrentes deste mercado.
(    ) Caso alguma empresa brasileira se sinta prejudicada com uma prática de dumping, poderá fazer uma denúncia ao órgão competente. 
(    ) Esta é uma prática normal de comércio, da qual as empresas lançam mão para conquistar o mercado, tirando os concorrentes deste mercado.
(    ) Por ser uma prática normal no mercado internacional, as empresas que são afetadas não têm o que fazer para se defender desses concorrentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	10.
	Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal controlador de todo território nacional com o objetivo de fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir:
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
II- Recolhimento de tributos.
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente.
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando