Buscar

Os termos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os termos “ética” e “moral” são comumente utilizados como sinônimos, mas, embora estejam relacionados entre si, são dois conceitos distintos.  Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Moral é o conjunto de “regras” aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas “regras” orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. 
A ética e a moral estão ligadas diretamente a psicologia, assim como os direitos humanos, é dever do psicólogo assegurar que todas as pessoas tenham seus direitos garantidos, e para isso foram criadas leis que garantem a liberdade e dignidade das pessoas. Na atuação profissional é muito tênue a linha que separa o atendimento com base em conhecimentos teóricos e científicos das crenças e valores pessoais do psicólogo e muitas vezes este pode cometer atos preconceituosos e alguns tipos de abuso. Infelizmente, existem casos de Psicólogos que propõe terapias com o objetivo de promover a “cura gay” e tantas outras atrocidades que consistem em contravenções passíveis de punições. Esse tipo de atuação profissional fere o Código de Ética do Psicólogo e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, pois o indivíduo tem o direito de ser respeitado em como ser humano, independente da sua cor, raça, religião, etc.
Dentro deste contexto a formação dos psicólogos deve incluir uma sensibilização para a importância da dimensão ética e moral, vejo que a ética na profissão do psicólogo baseia-se em ter um caráter profissional, nos determina a seguir boas práticas, onde o psicólogo possa passar uma posição segura para seu paciente, e que, este possa se sentir seguro para se abrir, refletir sobre as questões que o levou à busca de solução para seu conflito.

Outros materiais