Buscar

ESTuDO DAS ARGILAS perfect

Prévia do material em texto

ESTDO DAS ARGILAS: CONSISTÊNCIA
trabalho visando parte de obtenção da nota da n3 
Henrique Matos, Pedro, ígor. João vítor, Eduardo 
Henrique Caio 
Estado das argilas - Consistência
 Uma argila costuma ser indicado pela resistência que ela apresenta .
 
Quando se manuseia uma argila, percebe-se uma certa consistência, ao contrário das areias que se desmancham facilmente. Por esta razão, o estado em que se encontra
A consistência das argilas pode ser quantificada por meio de um ensaio de compressão simples, que consiste na ruptura por compressão de um corpo de prova de argila, geralmente cilíndrico.
Estado das argilas - Consistência
A carga que leva o corpo de prova a ruptura, dividida pela área deste corpo é denominada resistência à compressão simples da argila (a expressão simples expressa que o corpo de prova não é confinado, procedimento muito empregado em Mecânica dos Solos). Em função da resistência à compressão simples, a consistência das argilas é expressa pelos termos apresentados na Tabela a seguir
Consistência Resistência, em kPa. (Newton/m²)
Muito mole < 25
Mole 25 a 50 Média 50 a 100 Rija 100 a 200
Sensitividade das argilas
A resistência das argilas depende do arranjo entre os grãos e do índice de vazios em que se encontra. Foi observado que quando se submetem certas argilas ao manuseio, a sua resistência diminui, ainda que o índice de vazios seja mantido constante. 
Sua consistência após o manuseio (amolgada) pode ser menor do que no estado natural (indeformado). Este fenômeno, que ocorre de maneira diferente conforme a formação argilosa, foi chamado de sensitividade da argila.
Sensitividade das argilas
A sensitividade pode ser bem visualizada por meio de dois ensaios de compressão simples. 
O primeiro com a amostra no seu estado natural. O segundo com um corpo de prova feito com o mesmo solo após completo remoldamento, mas com o mesmo índice de vazios.
Sensitividade Classificação
A sensitividade pode ser atribuída ao arranjo estrutural das partículas, estabelecido durante o processo de sedimentação, arranjo este que pode evoluir ao longo do tempo pela interrelação química das partículas ou pela remoção de sais existentes na água em que o solo se firmou pela percolação de águas límpidas. 
As forças eletroquímicas entre as partículas podem provocar um verdadeiro “castelo de cartas”. Rompida esta estrutura, a resistência será muito menor, ainda que o índice de vazios seja o mesmo. Por esta razão, a sensitividade é também referida como índice de estrutura.
Sensitividade das argilas: classificação em kilopascal 
ÍNDICE DE CONSISTÊNCIA 
Da mesma maneira como o índice de vazios, por si só, não indica a compacidade das areias, o teor de umidade, por si só, não indica o estado das argilas. É necessário analisa-lo em relação aos teores de umidade correspondentes a comportamentos semelhantes.
 Estes teores são os limites de consistência.
Considere-se uma argila A que tenha L= 80% e LP= 30%, e uma argila B que tenha L= 50% e LP= 25%. Quando a argila A estiver com h= 80% e a argila B estiver com h= 50%, as duas estarão com aspectos semelhantes, com a consistência que corresponde ao limite de liquidez veja a Figura ao lado.

Continue navegando