Buscar

2 AV PARCIAL DE GEOGRAFIA ECONÔMICA E DA INDÚSTRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ - 20129
2ª AVALIAÇÃO PARCIAL ONLINE 
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ECONÔMICA E DA INDÚSTRIA
	1a Questão 
	
	Adaptado de CESPE 2011 O liberalismo é a doutrina baseada na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.
No que se refere a liberalismo e intervencionismo, assinale a opção correta.
		
	 
	O objetivo do liberalismo foi o de livrar o indivíduo da usurpação e dos abusos do poder estatal na condução da atividade econômica
	
	
	2a Questão 
	
	Analise as características a seguir:
Provocou um processo de intensificação da urbanização;
O ritmo vivido pela sociedade foi significativamente acelerado; e,
Novas tecnologias agilizaram o transporte de mercadorias e informações.
As características pontuadas anteriormente são consequências historicamente diretas da:
		
	 
	Revolução Industrial
	
	3a Questão 
	
	FCC 2018 Um dos conceitos fundamentais na análise do capitalismo feita por Karl Marx é o de materialismo dialético. Com o materialismo dialético, Marx expressa que o movimento da história ocorre tendo por base o antagonismo entre duas classes: 
		
	 
	A burguesia, que detém os meios de produção, e o proletariado, que vende sua força de trabalho
	
	
	4a Questão 
	
	CEPERJ 2013 O impacto da crise de 1929 foi, sem dúvida, muito grande. Abalou todo o modelo liberal, tanto em termos econômicos quanto em termos políticos. Foi um dos episódios mais dolorosos da história norte-americana, talvez só comparável à Guerra de Secessão ou ao ataque às Torres Gêmeas de Nova Iorque. Um conjunto de medidas, denominadas New Deal, foram adotadas para buscar reerguer a economia norte-americana. O New Deal foi implementado sob a liderança do seguinte presidente norte-americano:
		
	 
	Franklin Delano Roosevelt
	
	
	5a Questão 
	
	Na teoria da localização das indústrias, Alfred Weber adotou parcialmente o conceito de produção agrícola de von Thunen e transformou-o em uma análise dos fatores que influenciam a localização da indústria durante os períodos de desenvolvimento e crescimento. 
A Teoria de Alfred Weber tinha como principal base para justificar a localização das indústrias:
		
	 
	Os custos de transporte
	
	
	6a Questão 
	
	A Teoria dos Ciclos Longos, ou Teoria dos Ciclos de Kondratiev, foi criada pelo economista russo Nikolai Kondratiev, durante o período de domínio da União Soviética. Esta teoria defende que a dinâmica econômica global, a partir da Primeira Revolução Industrial, foi e é constituída de ciclos, onde fases de expansão econômica são seguidas, contiguamente, de fases recessivas.
O primeiro Ciclos de Kondratiev começou com:
	 
	A Primeira Revolução Industrial
	
	
	7a Questão 
	
	ESAF 2010 As décadas finais do século XIX testemunharam a entrada do capitalismo numa nova fase, a monopolista, cujo resultado mais visível foi a expansão neocolonial. São características definidoras desse imperialismo contemporâneo, exceto:
		
	 
	Retirada do Estado do cenário econômico mundial
	
	
	8a Questão 
	
	Adaptado de FCC 2018
Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores. Em se tratando de estruturas de mercado, a presença do oligopólio se caracteriza por apresentar:
		
	 
	Rivalidade entre as poucas empresas participantes
	
	
	9a Questão 
	
	Leia o texto. O mundo em que vivemos hoje é radicalmente diferente do que era no início ou mesmo no meio deste século [século XX]. E continua a mudar. Hoje, a preservação de qualquer tipo de sociedade `fechada¿ é impossível. Discurso proferido por Mikhail Gorbachev, em 1988, em reunião da ONU. In: Aquino et al, p. 342.
Podemos definir os fatos políticos e sociais, ocorridos na segunda metade da década de 1980, na antiga URSS, como:
		
	 
	Mudanças profundas na estrutura do sistema econômico soviético, com a substituição dos mecanismos de economia centralmente planificada pelos mecanismos de economia de mercado
	
	
	10a Questão 
	
	Adaptado de TJ-RS 2013
Para realizarem suas análises comparativas entre as nações, os economistas utilizam alguns indicadores econômicos. Um dos indicadores mais acompanhados nesse cenário é o Produto Interno Bruto (PIB). Como cada país possui uma moeda diferente em valor nominal, no intuito de equipará-las convencionou-se utilizar o dólar americano para a conversão dos valores. Segundo esse critério, quais são os três países considerados as maiores potências mundiais em relação ao PIB atualmente? 
		
	 
	Estados Unidos e China

Outros materiais