Profissional Liberal
1 pág.

Profissional Liberal


DisciplinaAdministração122.684 materiais871.494 seguidores
Pré-visualização1 página


Profissional Liberal

Definição

Um profissional liberal é uma pessoa que possui uma formação de nível superior ou técnico e ele é livre pra exercer a sua profissão, seja trabalhando para uma empresa ou governo, ou por conta própria. Frequentemente confundido com um profissional autônomo, porém este não possui vínculo nenhum com empresas ou governo, possui sua independência financeira e não precisa de formação de nível superior para atuar de maneira regular. Exemplos desses contam com médicos, arquitetos, engenheiros, químicos, dentistas, etc. Um profissional liberal pode também ser um autônomo, porém um autônomo não necessariamente é um profissional liberal. A atividade autônoma é genérica e qualquer um pode exercer, enquanto a liberal somente profissionais específicos podem.

O profissional liberal possui conhecimento, autonomia e ferramentas para atuar na sua profissão de maneira independente, porém estas devem estar devidamente regularizadas e legalizadas. Para isto, eles precisam participar de uma categoria com qualificações específicas, o que é o caso dos conselhos de classe profissionais, como o Conselho Regional da Medicina (CRM), Conselho Regional de Química (CRQ), Órgão dos Advogados do Brasil (OAB) e assim por diante. Eles também pertencem ao sindicato e podem possuir carteira assinada, quando atuam com vínculos com empresas ou órgãos governamentais e, nestes casos, necessitam cumprir horários e outras regras de seus contratos.

Vale ressaltar também que estes profissionais, por possuírem livre autonomia em suas profissões, eles podem responder judicialmente por erros e falhas técnicas que possam acontecer, podem levar ao fim do exercício da mesma.

Pré-visualização de imagem de arquivo
Lista de profissões exercidas por profissionais liberais

Vantagens e Desvantagens

A área dos profissionais liberais é uma das que mais crescem no Brasil, principalmente devido às crises empregatícias que o país vem passando ao longo dos anos. Isto levou à busca de formação e, consequentemente, o aumento do número dos profissionais liberais.

Há várias vantagens e desvantagens de se trabalhar como um destes profissionais de maneira autônoma, como as citadas abaixo.

  • Vantagens:
  • Liberdade de horário
  • Trabalha no local desejado
  • Independe de hierarquia
  • Pode ter rendimento maior do que um profissional empregado
  • Autonomia para escolher seus produtos e funções
  • Desvantagens:
  • Não possui rendimento fixo, visto que não há um salário
  • Possíveis imprevistos, como os de saúde, afetam sua atuação e consequentemente seu rendimento
  • Necessidade de atualizações de conhecimento mais constantes que um trabalhador comum, pois precisa oferecer um trabalho melhor.

Porém, muitos destes profissionais optam por trabalhar não somente de maneira autônoma, mas também associados à empresas, a fim de suprir as desvantagens de trabalhar como autônomo e garantir alguns benefícios, como férias, décimo terceiro salário, FGTS, entre outros.

Tributos

Os profissionais liberais estão sujeitos ao pagamento do imposto de renda, INSS, PIS e ISS e seu pagamento é proporcional à quantidade de serviços prestados e seus vínculos. Se eles atuam para alguma empresa, eles realizam o pagamento do imposto de renda da mesma maneira que qualquer pessoa física faria. No entanto, se eles prestam serviços a outras pessoas, trabalhando como autônomos, ele deve realizar o controle através da retenção mensal dos tributos, utilizando o carnê leão e também possuir o DARF (documento de arrecadação de receitas fiscais) e um livro caixa, onde anota todos os serviços prestados mensamente.

Embora não necessário, um profissional liberal pode contar com o auxílio de um contador para cuidar de seus tributos, garantindo assim que não haja riscos do mesmo cair na malha fina e possuir futuros prejuízos por uma possível prestação de contas mal formulada. Dessa maneira, ele também garante enfoque total no exercício de suas atividades.

Pré-visualização de imagem de arquivo
Esquema resumido ilustrativo sobre profissional liberal