1 pág.

Pré-visualização|Página 1 de 1
Projeção financeira
Projeções financeiras são importantes ferramentas de gestão, pois elas fornecem a expectativa calculada da evolução de um negócio em um determinado período de tempo, que pode ser a curto, médio e longo prazo. Como essas projeções são simplesmente uma estimativa das receitas futuras, elas podem ser utilizadas para criação de novas empresas, ou para a gestão de uma pré existente, com o objetivo de reduzir custos ou perdas financeiras e produzir mais.
Os empreendedores que utilizam desta importante ferramenta de gestão conseguem tomar decisões importantes quando necessário, uma vez que, eles possuem um controle dos investimentos feitos, bem como, um domínio sobre os gastos, entradas e saídas de sua empresa. Por esta razão, é necessário desenvolver uma projeção financeira de qualidade, que inclua o histórico de venda, gastos, fluxo de caixa, sazonalidade, comportamento, capacidade e tamanho do mercado, capacidade de produção, transações do dia-a-dia, entre outros.
Passos para elaboração de uma projeção financeira de qualidade
Fluxo de caixa.
Além disso, uma análise da soma dos fluxos de caixa mensais, fornece o fluxo de caixa acumulado. Nessa análise, a empresa começa gastando mais do que recebe, até o momento em que chega no ponto de equilibro e passa a recuperar o prejuízo até aquele momento, como mostra o gráfico abaixo:
Fluxo de caixa acumulado.
Após isso, é necessário fazer o fluxo de caixa levando-se em conta o capital de giro, onde o recomendado é adicionar, pelo menos, um mês de despesas, isso vai garantir que a empresa tenha uma reserva em caixa, para emergências e erros de projeções, veja:
Fluxo de caixa acumulado, considerando o capital de giro.
Dessa forma, é possível analisar onde existe uma necessidade de investimento, pois o valor mais negativo do gráfico do fluxo de caixa acumulado, considerando capital de giro, indicará onde a empresa precisa melhorar:
Necessidade de investimento a partir do fluxo de caixa.
- Análise do ponto de equilíbrio: A análise do ponto de equilíbrio mostra o faturamento mínimo que a empresa deve possuir para cobrir todos os gastos. Ele pode ser obtido dividindo-se as despesas fixas pela margem bruta.
- Monitoramento das projeções: Uma empresa que está no mercado a bastante tempo, pode analisar se está no caminho certo fazendo uma simples comparação das projeções passadas com os resultados reais. Esse monitoramento permite a detecção de falhas o mais rápido possível, quando o problema ainda é fácil de ser solucionado.