A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Índice Financeiro

Pré-visualização|Página 1 de 1


Índice financeiro


Definição

Índices financeiros, também chamados de indicadores financeiros, são definidos pela correspondência entre contas das demonstrações contábeis e têm por finalidade revelar a condição econômica e financeira de uma instituição, demonstrando informações que não são facilmente visualizadas nas demonstrações contábeis, de forma direta.

A serventia dos índices financeiros, para o administrador, é dada através do conhecimento adquirido utilizado para a tomada de decisões, de maneira concisa e clara e em tempo hábil.



HTML image 0
índice


Classificação

Os índices financeiros podem ser divididos em 3 grandes grupos: índice de liquidez, *índice de estrutura e endividamento e *índice de rentabilidade.


Índices de liquidez

Os índices de liquidez concretizam a possibilidade de analisar a capacidade de pagamento e a carência de capital de giro da empresa. Outra abordagem para esse índice define que este aponta a capacidade de saldar as dívidas em curto ou longo prazo, de maneira estabelece que se a empresa apresentar um bom fluxo de caixa, evitará problemas de endividamento. Ainda, por uma outra perspectiva, os índices de liquidez são definidos por medir a facilidade que a empresa tem de transformar ativos em dinheiro.


Liquidez Seca

Esse índice é um indicativo da condição da empresa, quanto melhor um, melhor o outro. É calculado através da diminuição dos estoques do ativo circulante e da distribuição pelo passivo circulante. Salienta-se que os ativos de menor liquidez, os valores de estoques, são diminuídos.


Liquidez corrente

Esse índice deve ser analisado em conjunto com outros fatores como recebimento de vendas e giros de estoques; é definido pela seguinte expressão: ILC=dfracACTPCT, onde ACT é o ativo circulante total e PCT, passivo circulante total. Dessa forma, quanto maior o índice de liquidez corrente, maior a disponibilidade da empresa para o pagamento de dívidas. O índice representa os ativos da empresa em relação às suas dívidas, bens, valores, estoque e dinheiro desta.


Liquidez geral

Esse índice demonstra a capacidade da empresa para pagamento de dívidas e compromissos; é utilizado como medida de segurança, quanto maior seu valor, em melhores condições se encontra a empresa. O índice de liquidez geral é definido por: ILG=dfracAC+RLPC+EL, onde AC é o ativo circulante, RL o realizável a longo prazo, PC o passivo circulante e EL o exigível a longo prazo.


Índices de Estrutura e Endividamento

Os índices de Estrutura e Endividamento estabelecem a relação entre os recursos próprio da instituição e os recursos de terceiros. Dessa forma, revelam a relação de dependência que a empresa apresenta em relação ao capital de terceiros e em relação ao prazo para o pagamento deste. A importância desse índice é mostrar a quantidade de capital próprio e de capital de terceiros que estão aplicados na empresa.


Participação de capitais de terceiros

A participação de capitais de terceiros é definida por: PCT=dfracPC+ELPL, onde PL é o patrimônio líquido da empresa. Quanto maior esse índice, maior a dependência de capitais de terceiros a empresa apresenta.


Composição do endividamento

Esse índice é definido por: CE=dfracPCDL+OL+EL , onde DL e OL são dívidas e obrigações de curto e longo prazo, respectivamente. Quanto maior o índice, maior será a dificuldade de pagamento para a empresa.


Imobilização do patrimônio líquido

Esse índice é definido por: IPL=dfracAPPL , onde AP é o ativo permanente e PL o patrimônio líquido. Quanto maior o índice, maior é o volume de patrimônio líquido investido na empresa e pior para esta.


Imobilização dos recursos não correntes

Esse índice é definido por: IRNC=dfracAPPL+EL. Quanto maior o índice, maior é o valor utilizado pela empresa para financiar ativos permanente, com recursos de curto prazo, e pior para as condições da empresa.


Índice de rentabilidade

O índice de rentabilidade tem por objetivo revelar o desempenho da empresa em relação aos investimentos e vendas da mesma. Para tal, o lucro líquido é utilizado como parâmetro para as análises.


Margem líquida ou retorno sobre as vendas

Esse índice é definido por: ML=dfracLLVL, onde LL representam os lucros líquidos e VL as vendas líquidas. Quanto maios o valor do índice, melhor as condições da empresa.


Giro do ativo

Esse índice é definido por: GA=dfracVLAT, onde AT representa o ativo total. Quanto maior o valor do índice, mais otimizada é a utilização de recursos da empresa.


Retorno sobre o ativo

Esse índice é definido por: RSA=dfracLLAT. Quanto maior o valor de retorno, melhor as condições financeiras da empresa.


Retorno sobre patrimônio líquido

Esse índice é definido por: RSPL=dfracLL100×PL e revela os valores da rentabilidade de investimentos realizados por terceiros na empresa.