Modelo Is-lm
1 pág.

Modelo Is-lm


DisciplinaEconomia I34.561 materiais258.308 seguidores
Pré-visualização1 página

Modelo IS-LM

O modelo IS-LM ( oferta de moeda preferencial em poupança de investimento e liquidez de investimento ) enfoca o equilíbrio do mercado de bens e serviços e o mercado monetário. Basicamente, mostra a relação entre o produto real e as taxas de juros.

Foi desenvolvido por John R. Hicks , baseado na “Teoria Geral” de JM Keynes , na qual ele analisou quatro mercados: bens, trabalho, crédito e dinheiro.

Para entender como esse modelo funciona, primeiro veremos como a curva IS, que representa o equilíbrio no mercado de mercadorias, é definida. Então, a curva LM, que representa o equilíbrio no mercado monetário. Por fim, analisaremos como o equilíbrio é alcançado.


Curva IS: o mercado de bens e serviços

Em uma economia fechada, a condição de equilíbrio no mercado de bens é que a produção (Y) seja igual à demanda por bens, que é a soma do consumo , investimento e gasto público . Esse relacionamento é chamado de IS. Se definirmos consumo ( C ) como C = C (YT) onde T corresponde a impostos , o equilíbrio será dado por:


Y=C(YT)+I+G


Consideramos que o investimento não é constante e vemos que depende principalmente de dois fatores: o nível de vendas e as taxas de juros. Se as vendas de uma empresa aumentarem, será necessário investir em novas plantas de produção para aumentar a produção ; é uma relação positiva. Com relação às taxas de juros, quanto mais altas, maiores são os investimentos, para que a relação entre taxas de juros e investimento seja negativa. O novo relacionamento é expresso da seguinte forma (onde i é a taxa de juros):


Y=C(YT)+I(Y,i)+G


Se lembrarmos da equivalência entre produção e demanda, que determina o equilíbrio no mercado de bens, e observarmos o efeito das taxas de juros, obtemos a curva IS. Essa curva representa o valor do equilíbrio para qualquer taxa de juros.

Um aumento da taxa de juros causará uma redução na produção através do efeito no investimento.



HTML image 0
Oferta e demanda


Curva LM: o mercado de dinheiro

A curva linear representa a relação entre liquidez e dinheiro. Em uma economia fechada, a taxa de juros é determinada pelo equilíbrio entre oferta e demanda por moeda: M / P = L (i, Y) considerando M a quantidade de dinheiro oferecida, Y renda real e i taxa de juros real, sendo L o demanda por moeda, que é função do i e Y .

O equilíbrio do mercado monetário implica que, dada a quantidade de dinheiro, a taxa de juros é uma função crescente do nível de produção. Quando a produção aumenta, a demanda por dinheiro aumenta, mas, como dissemos, a oferta monetária é fornecida. Portanto, a taxa de juros deve subir até que os efeitos opostos que atuam sobre a demanda por dinheiro sejam cancelados, as pessoas exigirão mais dinheiro por causa da maior renda e menos devido ao aumento das taxas de juros.

A inclinação da curva é positiva, ao contrário do que aconteceu na curva IS. Isso ocorre porque a inclinação reflete a relação positiva entre produto e taxas de juros.



HTML image 1
Curva de mercado


Modelo IS-LM

Em qualquer ponto dessas curvas, a condição de equilíbrio no mercado correspondente é verdadeira, mas somente no ponto em que as duas curvas se cruzam, as duas condições de equilíbrio são satisfeitas. Podemos ver essa interseção no gráfico a seguir:



HTML image 2
Cruamento de curvas

As curvas IS e LM realizam mudanças devido a muitos fatores, como diferentes tipos de políticas econômicas . Essas variações explicarão as mudanças nos valores de produção e nas taxas de juros que ocorrem nas economias.

Por exemplo, se houver um aumento nos gastos do governo, que é considerado uma política fiscal , a curva IS mudará para a direita, como pode ser visto no gráfico à esquerda. Isso acontece porque mais gastos do governo significam mais produção para qualquer taxa de juros.



HTML image 3
Cruzamento decrescene de ativos

Por outro lado, se considerarmos uma política monetária , como um aumento na oferta de moeda, a curva que muda será a curva LM, como pode ser visto no gráfico à direita. Um aumento na oferta monetária diminuirá a taxa de juros, deslocando a curva linear para a direita, aumentando assim a produção.