Buscar

Atividade Perícia Contábil

Prévia do material em texto

Curso de Pós-graduação a Distância
Curso: Pós-graduação em Auditoria e Perícia Contábil
Disciplina: Auditoria Contábil
Professora: Neusa Oviedo Ramirez
Aluno: Lindomar Araujo Martins – RA 855860
Prazo de entrega: 30/06/2019
Atividade Avaliativa
Considerando a NBC TP 01, o Decreto-Lei n. 9.295/46 e o Código de Processo Civil (CPC), elabore um texto (mínimo de uma lauda e máximo de duas laudas), destacando:
- os objetivos da perícia contábil.
- as etapas da execução do trabalho pericial.
1 - OS OBJETIVOS DA PERÍCIA CONTÁBIL
Para entendermos sobre a perícia contábil devemos estudar a etimologia do nome “perícia contábil”, que vem do latim peritia que é o conhecimento proveniente de experiência, habilidade e talento sendo emitido por um expert, ou seja, alguém que detém conhecimento necessário para opinar sobre determinado assunto e neste caso específico prestará informações que envolvam a contabilidade.
A perícia contábil é um conjunto de procedimentos técnicos e científicos que levam a instâncias decisórias elementos de prova para subsidiar uma justa decisão para um litígio, mediante a apresentação do laudo pericial e ou parecer técnico contábil, lembrando que o perito do juízo emite o laudo pericial e o perito assistente emite o parecer técnico contábil.
O Decreto-Lei nº 9.295/46, que criou o Conselho Federal de Contabilidade definiu atribuições para os profissionais de contabilidade, dentre elas elucida que é um trabalho técnico contábil os serviços de perícias judicias e extrajudiciais, senão vejamos, uma de suas atribuições:
Art. 25, alínea c) perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.
No nosso ordenamento jurídico está inserido a figura do perito como sendo um auxiliar da justiça, o que se externa no art. 149 da Lei Federal nº 13.105, de 16 de março de 2016 (Novo Código de Processo Civil).
E neste diapasão, podemos salientar que a pessoa do perito quando atuando judicialmente não estará revestida apenas de caráter figurativo, mas como um auxiliar direto e importante para a solução de um litígio.
Dentre os objetivos primordiais da perícia contábil está a de fornecer elementos de prova, através da demonstração da verdade, apurada através de técnicas de investigação que envolvam o conhecimento e a experiência do perito e ainda subsidiar o juízo na tomada de decisões com a emissão de laudo ou parecer.
Já a NBC T 13.2 editada pelo Conselho Federal de Contabilidade em 18 de março de 2005, elenca entre os objetivos da perícia contábil, os seguintes:
a) conhecer o objeto da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o Juízo, o Árbitro ou o Contratante a tomar a correta decisão a respeito da lide;
b) oferecer e condições para que o trabalho seja cumprido no prazo estabelecido;
c) prever potenciais problemas e riscos que possam vir a ocorrer no andamento da perícia;
d) antever fatos que possam vir a ser importantes para a solução do problema de forma que não passem despercebidos ou não recebam a atenção necessária ao seu devido exame;
e) identificar a legislação aplicável ao objeto da perícia;
f) definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames a serem realizados, em consonância com os termos constantes na proposta de honorários;
g) estabelecer como se dará a divisão das tarefas entre os membros da equipe de trabalho, sempre que o Perito-Contador ou o Perito-Contador Assistente necessitar de auxiliares;
h) facilitar a execução e a revisão dos trabalhos.
2 - AS ETAPAS DA EXECUÇÃO DO TRABALHO PERICIAL.
Segundo consta na NBC TP 01 de 2009, o planejamento da perícia está para uma etapa inicial, pois antecede as diligências, as pesquisas, cálculos e respostas dos quesitos, e nesta fase o perito ira se debruçar sobre como será realizada a perícia, definirá limites de atuação e exames a serem executados.
O planejamento da perícia contábil, seja judicial ou extrajudicial deve levar em conta a consecução do objetivo da perícia dentro do tempo a ser programado, definindo aí um cronograma temporal de trabalho.
O perito deve elaborar o cronograma considerando se haverá necessidade de diligências, consulta a livros contábeis, registros, documentos, etc., e o planejamento deve ser revisado ou atualizado sempre que fatos novos surgirem e que possam afetar o cronograma previamente estabelecido.
No tocante a elaboração do planejamento o perito deve considerar fatores que podem fugir a seu conhecimento, o que pode vir a acarretar a prestação de serviços de outros profissionais, sendo esta previsão considerada como um dos riscos relevantes da realização da perícia.
O Conselho Federal de Contabilidade ao editar normas para perícia contábil inseriu um modelo de planejamento para perícia contábil e também modelos de termos de diligências entre outros que subsidiam o perito na elaboração e consecução de seu trabalho.
Para o perito ter como base a elaboração de um planejamento mais próximo da realidade ele deve compulsar os autos processuais, dedilhando minuciosamente, o que se quer obter com a investigação dos fatos, assim poderá assegurar que cumprirá os prazos determinados pelo juízo. 
REFERÊNCIAS
WIKIPÉDIA – A ENCICLOPÉDIA LIVRE – Perícia Contábil – Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%ADcia_cont%C3%A1bil – Acesso em: 26 Jun 2019.
BRASIL. Decreto-Lei 9.295, de 27 de maio de 1946.Cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-livros e dá outras providências. Disponível em: http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/11/legislacao.pdf. Acesso em: 26 Jun. 2019, 09:18.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileiras de Contabilidade. Resolução número 1.021/2005. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/nbct13_2.htm. Acesso em: 26 Jun. 2019, 10:25.
BRASIL. Código de Processo Civil. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm. Acesso em: 26 Jun. 2019, 11:20.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Norma Brasileira de Contabilidade. NBC TP01, de 27 Fev. 2015. Disponível em: http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTP01.pdf. Acesso em: 26 Jun. 2019, 11:47.
Junho/2019

Continue navegando