Buscar

Introdução à Contabilidade: Objetivos e Terminologia

Prévia do material em texto

Aula 1 - Introdução à Contabilidade
INTRODUÇÃO
A Contabilidade exerce grande influência em nossa vida financeira.
Seu objetivo é apoiar a tomada de decisão a partir da contabilização de todos os números que podem afetar a situação econômica das Pessoas Físicas e Jurídicas.
Essa ciência é capaz de reunir dados e auxiliar a formulação de planejamentos mensais de gastos, balanços, entre outros programas que fazemos em nossa rotina.
OBJETIVOS
Determinar a finalidade da Contabilidade Básica.
Interpretar a disciplina em um contexto ético, em constante mudança.
Identificar as implicações organizacionais e as adaptações legais da Contabilidade com o advento da Tecnologia da Informação.
TERMINOLOGIA DA ÁREA
A Contabilidade enquanto ciência tem como função administrativa.
O que se pode perceber é que a Contabilidade se configura como uma importante ferramenta de apoio para que o gestor analise os riscos e auxilie no suporte técnico e lógico para as entidades.
Quando iniciamos os estudos sobre a ciência contábil, nós nos deparamos com o desafio da terminologia, que pode dificultar o entendimento da matéria.
Na língua portuguesa, encontramos palavras que, dependendo do ponto de vista em que são consideradas, assumem significados diferentes.
Veja alguns exemplos:
TÉCNICAS CONTÁBEIS
A Contabilidade compreende o registro das operações da empresa em livros mantidos para essa finalidade.
O motivo do registro está no fato de que a Contabilidade tem como função controlar o patrimônio de uma Pessoa Física ou Jurídica, além de gerar as informações para o público com interesse.
O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades econômico administrativas. Dessa forma, tem como objetivo permitir:
Para atingir esse fim, a Contabilidade utiliza várias técnicas, tais como:
INFORMAÇÕES CONTÁBIL-FINANCEIRAS
A Contabilidade se configura como uma importante ferramenta de apoio para que o gestor analise os riscos e dê suporte técnico e lógico para as entidades.
Para o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) (glossário), que trata do tema, o propósito do relatório contábil é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que as reporta – aquelas consideradas, de alguma forma, úteis aos stakeholders (partes interessadas).
As pessoas interessadas nas informações contábil-financeiras podem ser:
De acordo com o CPC – Estrutura Conceitual (glossário), as demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista as finalidades específicas de cada usuário.
Sabemos, então, que um papel muito importante da Contabilidade é fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas.
De forma específica, a Contabilidade apresenta as seguintes funções:
Função econômica
Apurar o resultado econômico do período, o qual pode se apresentar na forma de lucro ou
Prejuízo.
Função administrativa
Controlar o patrimônio da entidade sobre os seguintes aspectos:
Estática – posição em determinado momento, como aquela apresentada no Balanço
Patrimonial (BP);
Dinâmico – movimento ou mudanças qualitativas e quantitativas dos elementos.
ÁREAS ESPECÍFICAS
Existem duas abordagens na Contabilidade que ganham status de teoria: a teoria normativa e a teoria positiva.
Como ciência social, a Contabilidade deve ser estudada em áreas específicas, com o intuito de aprimorar as técnicas no aspecto de determinadas atividades a partir de suas finalidades.
Todas essas áreas específicas se relacionam entre si, tais como:
É relevante entender a palavra entidade, que, para a Contabilidade, tem sentido amplo, pois muitos entendem apenas as organizações filantrópicas.
A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA
A abordagem da Contabilidade como ferramenta estratégica é fundamental, seja para os usuários:
Interno: pois auxilia diversas formas a formar o preço dos produtos (contabilidade comercial).
Externo: pois analisa a situação de um cliente, fornecedor ou concorrente (contabilidade financeira).
VOCÊ SABIA?
Os estudos de revelam que a Contabilidade já era reconhecida durante a Pré-história. Afinal, no Período Mesolítico, já se utilizavam, por meios de sinais pictográficos, sistemas contábeis registrados em fichas de barro, que continham, por exemplo:
Símbolos de animais;
Materiais têxteis;
Recipientes;
Metais etc.
Com base nessas constatações, podemos perceber que a Contabilidade vem evoluindo muito rápido a partir dos estudos da escola italiana e americana.
Nesse caso, os usuários podem identificar a fraqueza e a vigor financeiras da entidade que reporta a informação, inclusive para auxiliar a avaliação de sua liquidez e solvência, suas necessidades em termos de financiamento adicional e o quão provavelmente bem-sucedido será seu intento em angariar esse financiamento.
De acordo como o CPC 00 R1 a informação contábil precisa ter:
Relevância
Diz respeito à influência de uma informação contábil na tomada de decisões.
As informações são relevantes quando fazem a diferença nas decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados ou corrigindo suas avaliações anteriores (valor confirmatório), ou ajudando-os nos processos para predizer resultados futuros (valor preditivo).
A relevância depende da natureza e também da materialidade (tamanho) do item em discussão.
Representação fidedigna
Diz respeito a três atributos: a informação precisa ser completa, neutra e livre de erro.
• Para ser completa, ela tem de conter o necessário para que o usuário compreenda o fenômeno retratado.
• Para ser neutra, ela necessita estar desprovida de viés na seleção ou na apresentação, não podendo ser distorcida para mais ou para menos.
• Para ser livre de erro, o processo para obtenção da informação deve ser selecionado e aplicado sem equívocos.
A estimativa terá representação fidedigna se o montante for claramente descrito como tal, e se a natureza e as limitações do processo forem devidamente reveladas.
Existem outras características qualitativas de melhoria das demonstrações contábeis – menos críticas, mas, ainda assim, altamente desejáveis.
De acordo com o CPC 00, são elas:
As características qualitativas tornam as informações mais úteis e confiáveis, pois buscam comunicar aos acionistas não controladores sobre a posição econômica e financeira das entidades das quais fazem parte.

Continue navegando