Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS A GESTÃO PÚBLICAS 
AVALIÇÃO PARCIAL 02
	1a Questão (Ref.:201807914304)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Diante do cenário atual onde as Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) , são utilizadas em quase todos os ambientes existentes no mundo globalizado, há diversos conceitos variados sobre os termos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Nesse contexto qual das definições abaixo está correta para o termo Tecnologia?
		
	
	Corresponde às bases de uma metodologia específica: ciências neurais e naturais.
	
	Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos desorganizados.
	
	É o ' Ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem' .
	 
	Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais. Nesse sentido, o mais geral, a sociedade abrange os diferentes grupos parciais (família, sindicato, igreja etc.) que dentro dela se formam.
	 
	Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201807345186)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nas últimas décadas, as TICs vêm sendo um dos motores do desenvolvimento mundial, seja porque constituem importante e dinâmico setor da economia, seja porque são a base sobre a qual se desenvolvem quase todas as atividades da sociedade moderna(...) Ao observar como se deu esse desenvolvimento, verifica-se que a ciência e a tecnologia tiveram uma contribuição mútua no processo, sendo que a primeira gerou novas tecnologias e estas, por sua vez, estimularam e viabilizaram novos desenvolvimentos científicos. Ambas foram bastante marcadas pela questão das aplicações e pelo mercado, em um paradigma, pode-se dizer, de complementação das forças tecnológicas e de mercado, ou seja, do market pull e do technology push. (acesso a http://www.siemens.com.br/templates/coluna1.aspx?channel=2920, em novembro de 2010) Com base no texto acima podemos afirmar que:
		
	
	No mundo real é perfeitamente viável isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles possuem uma relação dialética
	
	No mundo virtual é possível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles estão ligados por uma relação simbiótica
	
	No mundo real é possível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois não estão ligados por uma relação dialética
	
	No mundo virtual é impossível isolar os conceitos de TICs e paradigma, pois eles estão intrinsicamente ligados por uma relação dialética
	 
	No mundo real é impossível isolar os conceitos de sociedade, ciência e tecnologia, pois eles estão intrinsicamente ligados por uma relação dialética
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201807891673)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com a internet é inegável que até mesmo o conceito de administração pública tenha ganho adjetivos nunca antes imaginados, como transferência e prestação de contas. Isto vem acontecendo em muitas cidades brasileiras, onde as administrações disponibilizam serviços que que só eram conseguidos após horas de fila. Outro benefício da informática aliada a Internet é a possibilidade de ter acesso aos atos e contas da atual administração. Nesse contexto, analise as afirmativas corretas. I. Através da internet, a administração pública disponibiliza dados e relatórios, dando possibilidade aos cidadãos de decidirem sobre ações do governo. II. A internet possibilita a divulgação de informações para os cidadãos sobre campanhas, procedimentos administrativos, entre outros. III. O uso eficiente da internet possibilita a modernização dos órgãos públicos, promovendo maior profissionalismo. IV. Através da internet, o setor público pode ofertar serviços ao cidadão e disponibilizar dados que permitem o controle externo.
		
	
	Somente a III e IV são falsas.
	 
	Somente a I é falsa.
	
	Somente II e IV são verdadeiras.
	
	Somente a IV é verdadeira.
	
	Somente I e II são falsas.
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201807913996)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na década passada, ¿sociedade da informação¿ foi, sem dúvida, a expressão que se consagrou como o termo hegemônico, não porque expresse necessariamente uma clareza teórica, mas graças ao batismo que recebeu nas políticas oficiais dos países mais desenvolvidos e a glorificação que significou ter uma Cúpula Mundial dedicada à sua honra. Complete a sentença a seguir: Este novo modelo de organização das sociedades assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a _______________, como meio de criação de ________________, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Condição para a Sociedade do Conhecimento avançar é a possibilidade de todos poderem aceder às Tecnologias de Informação e Comunicação, presentes no nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho e de lazer.
		
	
	informação; dado
	
	Inteligência; informação
	
	importância; conhecimento
	 
	informação; conhecimento
	
	importância; dado
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201807354886)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como podemos definir o Sistema SIASG:
		
	
	É uma ferramenta eletrônica que reúne e processa informações sobre as transferências de recursos do Governo Federal para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos.
	
	Contratação de bens e serviços, por meio de licitação na modalidade de concorrência ou pregão.
	 
	Conjunto informatizado de ferramentas para operacionalizar internamente o funcionamento sistêmico das atividades inerentes ao Sistema de Serviços Gerais.
	
	É um sistema automatizado de informações através do qual os fornecedores se cadastram gratuitamente, com a finalidade de fornecer materiais ou prestar serviços para os órgãos da Administração Pública Federal Direta, Autarquias e Fundações.
	
	Permite a integração entre o Orçamento, Finanças e patrimônio, de forma integrada para todos os órgãos da Administração direta Federal.
	
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201807891696)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O computador é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.A evolução dos computadores se baseia em quais pontos principais?
		
	
	Memórias e facilidade de uso.
	
	Interatividade e rapidez.
	
	Processamento e facilidade de uso.
	 
	Processamento e armazenamento.
	
	Processador e memória RAM.
	
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201807345296)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Atualmente, existem alguns pontos em que se concentram as ações de TI Verde quando se trata do mundo corporativo: este foco, normalmente, é em função do resultado que se espera com o emprego das medidas e ações "verdes". Um conjunto de práticas torna-se interessante para empresas, pois a aplicação de ações de TI Verde traz a redução de custos com energia elétrica como também as iniciativas de responsabilidade sócio-ambiental da instituição. Assim é possível agrupar as ações em função da redução do consumo de energia e das emissões de carbono com a: Fonte: http://www.guiadohardware.net/artigos/ti-verde/ acesso em 30/11/2010. I- Atualização de sistema operacional e hardware: o desenvolvimento de projetos de atualização do parque de estações de trabalho pelas empresas tanto em termos de hardware como software; II- Virtualização de Servidores: utilização de software que "emula" uma máquina virtual como um servidor físico, criando assim, um ambiente isoladoe independente da máquina "real"; III- Eliminação dos Sistemas de Gestão Empresarial, conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), são sistemas de informação que integram todos os dados de uma empresa, possibilitando a automação de todas as informações do negócio. Escolha a opção CORRETA.
		
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201807915310)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e partilhar recursos, interligados por um subsistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos. A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitos computadores e redes, por meio de protocolos de comunicação. Nesse contexto como podemos definir protocolos de comunicação?
		
	
	Meio através do qual os dados serão transmitidos entre os computadores da rede. Podemos citar: os cabos metálicos, as fibras óticas e as ondas de radiofrequência.
	
	Computador que provê serviços (por exemplo, um servidor de comunicação provê acesso à Internet.
	
	Software instalado em algum dos servidores da rede, o qual terá a finalidade de controlar usuários que acessam a rede, dando-lhes permissão para utilizar os serviços e recursos.
	 
	Conjunto de regras indispensáveis para a troca de dados entre os computadores da rede. Da mesma forma que fazemos para nos comunicar (por exemplo, quando falamos ao telefone ou quando assistimos a uma palestra) os computadores também possuem regras.
	 
	Computador que faz parte da rede e acessa os recursos e serviços providos pelos servidores, além de se comunicar com outras estações de trabalho.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201807345260)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No âmbito das organizações, o termo ´informatização´ é empregado de forma ampla para representar a utilização dos recursos de tecnologia de informação (TI). Weissbach (2003) define informatização como sendo o processo de aplicação gradual, crescente, planejada e sistemática do uso da TI em todas as funções da organização. Como observa Lim (2001), a avaliação do nível ou Grau de Informatização (GI) de uma organização constitui uma importante preocupação gerencial e envolve dificuldades, pois a informatização inclui muitos fatores intangíveis, tais como a qualidade da informação e a cultura da organização. (acesso a http://www.scielo.br/pdf/raeel/v6n2/v6n2a04.pdf, em novembro de 2010) A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste em uma afirmação correta é:
		
	
	O processo de sustentabilidade de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial do mero gasto com energia até ao uso planejado e sistemático dos recursos computacionais
	
	O mercado de trabalho para os profissionais de TI é próspero e apresenta muitas oportunidades. Apesar de nesse caso ser pouco importante que o profissional mantenha-se atualizado e desenvolva novas competências e habilidades
	 
	O processo de informatização de uma organização está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial da mera apropriação de recursos tecnológicos chegando até ao uso planejado e sistemático da TI em todas as funções da organização
	
	O processo de informatização de uma organização não está diretamente relacionado ao seu grau de amadurecimento no mercado, podendo estar no nível inicial da mera apropriação de recursos tecnológicos chegando até ao uso planejado e sistemático da TI em todas as funções da organização
	
	A TI dá suporte ao desenvolvimento da sociedade, dificultando o acesso à informação e ao conhecimento, sendo determinante nos processos de informatização das empresas
	
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201807345240)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as sentenças abaixo sobre o perfil da empresa digital e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. A empresa digital é aquela que alcançou qualquer um dos três níveis e emprega os recursos de TI para o desenvolvimento de algumas de suas atividades, buscando manter (sem intenção de crescimento elevado) seus resultados II. O nível mais básico no processo de informatização da empresa é o de integração e coordenação das atividades da empresa em rede III. O nível intermediário no processo de informatização da empresa é o de melhoria da qualidade das informações para apoiar o planejamento e o controle das operações
		
	
	Todas estão incorretas
	
	Somente a sentença I está correta
	
	Somente as sentenças I e III estão corretas
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	 
	Somente a sentença III está correta

Outros materiais