Buscar

Exemplo de projeto de pesquisa corrigido

Prévia do material em texto

Logomarca da Ateneu
NOME DO CURSO
NOME DO ALUNO
TÍTULO
FORTALEZA – CEARÁ
ANO
NOME DO ALUNO
TÍTULO
Projeto de Pesquisa apresentado ao nome do Curso como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica. 
Orientadora: Profa. Me. Lílian Abreu
		FORTALEZA – CEARÁ
ANO
SUMÁRIO
	1 – INTRODUÇÃO 
	03
	2 – OBJETIVOS 
	
	2.1 – OBJETIVO GERAL 
	04
	2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
	04
	3 – JUSTIFICATIVA 
	05
1 INTRODUÇÃO
As constantes mudanças do mercado globalizado têm impulsionado as empresas a investirem com mais seriedade no Marketing de Relacionamento (MR) em função da grande inconstância de seus clientes. E as empresas que lidam com o turismo vêm utilizando do MR convertendo-o em ferramenta de desenvolvimento e crescimento contínuo.
São muitas as empresas que fracassam pelo simples fato de não saber lidar com o cliente, mesmo aquelas que gastam grandes quantias em propagandas, telemarketing e outros, pois não sabem como gerenciar o relacionamento com o cliente.
O MR é um sistema interativo de marketing com o intuito de mostrar estratégias a serem traçadas para colocar o cliente como o foco principal da organização (BOGMANN, 2000).
É fato afirmar que o turismo tem em sua composição o serviço/atendimento como grande maioria, e saber lidar com o mercado em constante mutação é imprescindível, obtendo e mantendo relações firmes e duradouras com seus clientes, pois a cada dia novas opções e tecnologias surgem, fazendo com que o turista inclua em seu cotidiano novas expectativas de produtos e serviços. Para uma empresa obter sucesso e se manter no mercado não bastam apenas ser eficiente e bem administrada, é preciso também ser criativa, inovadora e rápida na antecipação das necessidades de mercado.
Entender o cliente é a chave para o sucesso empresarial, este é o primeiro passo para enfrentar os desafios do estimulante mundo dos negócios (SHETH, 2001).
Diante destas definições surge o seguinte problema: Em uma empresa que presta serviços turísticos o desconhecimento de técnicas de MR pode significar sua extinção? 
2 Objetivos
2.1 Objetivo geral
Analisar as ações de MR utilizadas no setor turístico com foco no atendimento, captação de clientes e serviços.
2.2 Objetivos Específicos
Definir a diferença existente entre Marketing e Venda.
Identificar e sistematizar as das principais contribuições teóricas ao tema Fidelização de Clientes no concorrido e crescente campo turístico.
Entender a influência da fidelização como fator de recompensa para o turismo e para aqueles que o praticam.
Estabelecer conceito, foco e especialização de empresas, produtos e serviços.
3 Justificativa
Para estabelecer uma competição justa em mercados globalizados e agressivos, como o de Turismo, muitas empresas estão investindo no MR e em programas de retenção e fidelização de clientes, e para que isso obtenha sucesso, é preciso focar nas necessidades e no conhecimento total do cliente. Embora muitas empresas afirmem a adoção do MR, são poucas as que obtêm o resultado desejado, pois não bastam apenas boa administração e boa vontade, este processo requer muito mais além, é necessário reestruturação, mudanças culturais, mudanças políticas, treinamento e um mix de estratégias de negócio.
Empresas como Open Point e CVC Turismo, no qual será realizada a pesquisa, investem e apostam alto no marketing para obter e manter relacionamentos com seus clientes, para isso estudam e colocam em pratica ações de fidelização e retenção de clientes. A seleção destas empresas se deu pelo tamanho e representatividade de seus nomes no mercado.
Neste ramo crescente que é o Turismo, investir no MR é algo de suma importância, tendo em vista que o serviço (atendimento) é nada menos que a alma do negócio. Captar e reter clientes com ações de vendas, negociações, pós-vendas e fidelização usando o sistema interativo de relacionamento é o básico necessário para o profissional do turismo (COBRA, 2009).
E com esta finalidade é que as empresas utilizam desta ferramenta do marketing para obter índices maiores de lucratividade com foco direcionado na fidelização de clientes, tendo assim o Marketing de Relacionamento como uma ferramenta de grande importância para entender e aprimorar o relacionamento da empresa para com o seu cliente.
NENHUMA DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS AQUI PODEM SER COPIADAS!

Continue navegando