Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
____________ é o documento que irá apresentar a história de uma determinada pesquisa científica, desenhando comportamentos, desde seu desenvolvimento até a conclusão da pesquisa. Complete a lacuna e assinale a alternativa correta.
D) Relatório de Pesquisa.
____________ é um site que possui uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Este porta oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional, e dicas sobre métodos e fontes utilizadas. Complete a lacuna e assinale a alternativa correta:
A) site IPEADATA
Alguns historiadores da Filosofia consideram que o movimento de ruptura que o modelo grego representou diz respeito à passagem da visão teogônica para a visão cosmogônica e deste para a visão cosmológica. Sobre a visão cosmogônica, pode-se afirmar:
B) Procurou explicar a geração da ordem do mundo pela ação entre forças vitais concretas e divinas.
A afirmação de que há uma relação inversa entre a quantidade de leite e chá, ou seja, dizer que a quantidade demandada e preço variam de forma inversa, poderia se deduzir que se houver um aumento de imposto sobre o leite e isso aumentar e seu preço, a quantidade demandada de chá aumentará. Diante de tal exemplo o método que procede do geral para o particular é:
B) Método dedutivo.
A emergência da Ciência Econômica como área de saber específica se deu no contexto maior do Iluminismo, uma revolução intelectual da qual a teoria econômica é herdeira. Os fundamentos do Iluminismo que influenciaram diretamente o nascimento da Ciência Econômica foram.
B) A secularização da cultura, a aposta na razão e a crença absoluta no progresso humano.
A escola neoclássica ou marginalista do pensamento econômico está fundamentada na questão da utilidade e sua análise de mercado. A partir da interação entre oferta e demanda, conduz a desenvolver as seguintes abordagens teóricas do mercado:
E) Abordou o equilíbrio parcial, bem como o equilíbrio geral.
A filosofia surge no final do século VII e início do século VI a.C., na Grécia. Sobre a filosofia desse período, pode-se considerar como correta a seguinte alternativa:
D) Baseou-se em um discurso racional para explicar a origem do mundo.
A pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado, desenvolvido com base em material publicado em livros, jornais, redes eletrônicas, monografias, dissertações, teses, artigos, isto é, material acessível ao público em geral. Esse material pode constituir-se em fonte primaria ou secundária. Com relação ao tipo de fonte, analise as seguintes asserções:
I – Quando Riqueza das Nações, de Adam Smith, é referenciado em um dado estudo sobre o tema, ele é considerado fonte primaria.
II – Quando se utiliza um livro que comentou a respeito de Riqueza das Nações, de Adam Smith, este livro é considerado fonte secundaria.
Está correto apenas o que se afirma em:
B) I e II.
A pesquisa que tem por finalidade apresentar a evolução de uma variável ou buscar possível correlação entre variáveis sem se preocupar com relações de causa e efeito é denominada:
D) Descritiva.
Após a definição dos passos para pesquisa, tal levantamento tem por finalidade alcançar a maior quantidade possível de material à respeito da pesquisa:
B) Levantamento Bibliográfico.
Após o levantamento dos dados é necessário analisa-los e interpretá-los. Existem para tanto algumas maneiras de análise e interpretação de dados. De acordo com GIL em boa parte das pesquisas econômicas são observados os seguintes passos: estabelecimento de categorias; codificação; tabulação, análise estatística e interpretação dos dados. dentre estes, o que se refere a uma forma de agrupamento ou classificação em pequeno ou maior número é:
A) Estabelecimento de categorias.
A preocupação do século XIX residia na construção de premissas ou pressupostos fundamentais da ciência econômica. Esta é ainda jovem e em construção, o que gera uma postura defensiva de seus construtores, que procuram defender teorias que possam parecer ainda irrealistas, ou demasiado simplificadoras. Ainda não seria o momento de submetê-las a testes cruciais, mas de organizar seus focos de preocupação e possuir teorizações mínimas a respeito. É correto afirmar que o que se explicitou no enunciado refere-se:
D) Ao verificacionismo.
A respeito dos pressupostos epistemológicos, pode-se considerar que:
D) O conhecimento deve ser examinado em seu contexto histórico.
Considerando os neopositivistas, assinale a alternativa correta.
D) São crentes na metafísica no âmbito normativo.
Com relação às hipóteses de pesquisa, analise as afirmações que se seguem.
II – Referem-se, geralmente, à relação de duas ou mais variáveis, de forma causal, por exemplo, “a taxa de desemprego varia inversamente em relação aos índices em relação aos índices de desenvolvimento econômico”
III – Podem ser tratadas e julgadas como provavelmente verdadeiras ou falsas.
São corretas as afirmações:
D) II e III apenas.
Com o surgimento da teoria keynesiana, novos postulados são incorporados ao estudo econômico. Sobre os postulados keynesianos, pode-se afirmar sinteticamente que:
E) Introduziu a ideia de que a produção nacional é determinada pela demanda agregada e do papel do Estado como agente regulador dos ciclos econômicos.
Conhecer algo ou estudar algum fenômeno requer que usemos nossa capacidade intelectual, nossa razão. A razão é, portanto, o ponto de partida para a aquisição do conhecimento. A atividade racional pode ocorrer de duas formas: pela dedução e pela indução. Sobre o método raciocínio dedutivo, pode-se afirmar:
E) Parte-se da elaboração de uma premissa geral (maior) e com base nela explicam-se os casos particulares (menor).
Considere as seguintes afirmações:
I – A emissão de moeda sendo a causa da inflação, deve-se-ia aboli-la.
II – A ordem econômica faz parte da ordem divina, e não deve, portanto, sofrer interferências.
É correto afirmar que:
C) Apenas I e II são problemas de pesquisa científicos válidos.
Considere o trecho seguinte, referente à visão de Augusto Comte: “Em suma, ciência, logo previsão, previsão, logo ação: essa é a formula simples que expressa de modo exato a relação geral entre ciência e arte, tomando esses dois termos em sua acepção total”. Agora leia as afirmativas a seguir.
I – Segundo Comte, a ciência permite descobrir leis regulares a partir dos fatos que estão ao alcance da percepção humana e não de qualquer especulação metafísica.
II – Segundo Comte, a natureza deve estar a serviço do homem e a sociedade, graças a ciência.
É correto o que se afirma em:
A) I e II apenas
Considere o trecho seguinte, extraído da obra de G. Reale e D. Antiseri. “Examinemos o seguinte silogismo: “Todos os homens são mortais: o duque de Wellington é homem: logo, o duque de Wellington é mortal”. Concluimos então que o duque de Wellington (que, na época de mil estava vivo e forte) é mortal, a partir da proposição de que ‘todos os homens são mortais’. Mas como sabermos que todos os homens são mortais? Sabemo-lo porque vimos a morte de Paulo, Francisco, Maria e tantos outros e porque outros nos contaram terem visto morrer outras pessoas. Considere as seguintes proposições à luz do texto de Reale e Antiseri e de seus conhecimentos da disciplina.
II – Silogismos como os do trecho acima baseiam-se numa generalização da experiência e, portanto, partem de uma indução.
III – É possível generalizar a partir da indução porque a natureza segue um curso uniforme.
É correto o que se afirma em:
C) II e III apenas.
Considere os seguintes enunciados:
II – Determinantes da evolução do desemprego nas décadas de 1980 e 1990 no Brasil.
A luz dos parâmetros metodológicos adotados em pesquisa social é correto afirmar que:
A) O enunciado II representa um tema bem delimitado para pesquisa.
De acordo com GIL (2007) a classificação da pesquisa quanto aos objetivos pode ser dividida em 3 grupos:pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa. A pesquisa cuja finalidade é proporcionar uma visão geral ou familiar com o problema, tomando-o explicito para a construção de hipóteses é:
B) Pesquisa exploratória.
De acordo com GIL (2007) ___________________ são pesquisas que tem como objetivo identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Complete a lacuna e assinale a alternativa correta:
C) Pesquisa explicativa.
De acordo com os postulados macroeconômicos, pode-se afirmar:
E) A demanda determina o produto.
Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que corresponde ao nome do filósofo que defendeu a proposição de que somente os filósofos têm capacidade para governar.
C) Platão.
Diante da variação em termos de complexidade da pesquisa, elementos importantes devem ser considerados. Na pesquisa econômica cita-se três grupos relevantes: pesquisas bibliográficas e documentais, levantamentos e estudos de caso. A pesquisa que investiga fatos históricos e dados para o entendimento do processo econômico é:
D) Pesquisa Bibliográficas.
Em que consistiu o “milagre grego”?
E) No reconhecer de que as respostas aquilo que se pretende conhecer poderiam ser buscadas com o emprego da persuasão.
Em relação à formulação de problemas e hipóteses, assinale a alternativa correta.
D) A hipótese é o ponto de chegada do movimento inicial de problematização racional e ponto de partida para a verificação.
Foi notável a influência do empirismo nos desenvolvimentos teóricos das Ciências Econômicas. Sobre o método empírico, pode-se afirmar:
D) A explicação racional, ou as proposições, deve submeter-se aos fatos reais para sua validação.
Há, nas Ciências Econômicas, correntes e escolas de pensamentos que utilizam diferentes métodos científicos. Assim, pode-se afirmar que a escola keynesiana se preocupou com:
B) A circulação da moeda.
Há, nas Ciências Econômicas, correntes e escolas de pensamento que utilizam diferentes métodos científicos. Assim, pode-se afirmar que a escola clássica se preocupou com:
C) A distribuição da riqueza.
Karl Popper, em sua obra intitulada “A lógica da pesquisa científica” (1974), desfila a sua teoria do falseacionismo. Sobre as proposições defendidas pelo autor, pode-se considerar que falseacionismo corresponde à seguinte ideia:
A) Uma teoria somente seria científica se fosse, em princípio, refutável e até rejeitada.
Leia atentamente o trecho proposto. “Muito cedo, o ser humano sentiu a fragilidade do saber fundamentado na intuição, no senso comum ou na tradição; rapidamente desenvolveu o desejo de saber mais e de dispor de conhecimentos metodicamente elaborados e, portanto, mais confiáveis...” A cerca da trajetória da história do conhecimento e da ciência, avalie as afirmativas adiante apresentadas.
III – Na Grécia Antiga, observamos que o conhecimento científico começa a se objetivar e a se separar de seu referencial religioso.
Assim, é possível dizer que:
C) Somente a afirmativa III é correta.
Leia o seguinte trecho: “Nunca testamos a validade de teorias, pois as conclusões são verdadeiras como um aspecto do comportamento humano, graças às suposições, as quais por sua vez, são verdadeiras por estarem baseadas em fatos evidentes da experiência humana...” Agora, leia as seguintes afirmações, confrontando-as com o texto acima.
III – A frase retrata a visa verificacionista, na qual previsões e testes não validam uma teoria, já que é necessário checar a presença de causas perturbadoras e as condições de aplicabilidade.
É correto o que se afirma em:
E) III apenas.
Leia o trecho a seguir, de Heitor Matallo Jr. em A problemática do conhecimento (2000). “Platão foi o primeiro filosofo a desenvolver uma teoria sobre o mundo utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior. Para Platão, o mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna sucessão do tempo”
Com base no trecho proposto e de seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas a seguir.
I – A preocupação cientifica procura fundamentações verdadeiras para explicar a ocorrência dos fenômenos.
III – No excerto, pode-se perceber referências ao senso comum na passagem “não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo”.
Está correto apenas o que se apresenta em:
C) I e III
Na visão de Imre Lakatos, os Programas de Pesquisa Científica (PPC) aglutinam teorias e dividem-se em partes rígidas e flexíveis. O núcleo rígido é a parte irrefutável do PPC, sendo o cinturão protetor a parte sujeita a falseamento. Neste contexto, “o núcleo duro de um PPC seria o locus de princípios que estariam no âmago das convenções dos cientistas que o comungam. As proposições contidas neste núcleo não são contestáveis por uma decisão metodológica de seus protagonistas.” Com o tema em mente, leia as afirmativas a seguir.
III – O núcleo rígido, por ser irrefutável, é a dimensão metafísica da ciência, a qual não se submete a testes empíricos.
É correto o que afirma em:
D) III apenas.
Neste ensaio, ‘ciência normal’ significa a pesquisa firmemente baseada em uma ou mais realizações cientificas passadas. Essas realizações são reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade cientifica especifica como proporcionando os fundamentos para sua pratica posterior.
(...) Suponhamos que as crises são uma pré‑condição necessária para a emergência de novas teorias e perguntemos, então, como os cientistas respondem a sua existência.
(...) De modo especial, a discussão precedente indicou que consideraremos revoluções cientificas aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo nos quais um paradigma mais antigo e total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior.
Tendo o texto apresentado como referencia inicial e considerando a filosofia da ciência de Thomas Kuhn, considere as afirmativas a seguir:
I – O abandono de um paradigma ocorre depois que o fracasso persistente na resolução de um problema da origem a uma crise.
II – A atividade cientifica madura desenvolve‑se por meio de fases de ciência normal (paradigma), crise, revolução e novo paradigma.
III – A ciência normal e o período em que se desenvolve uma atividade cientifica com base em um determinado paradigma aceito por consenso entre os membros de uma comunidade cientifica.
Esta correto o que se afirma em:
E) I, II e III.
Nos séculos XVII e XVII tem início o desenvolvimento da ciência moderna. Já no século XIX, as ciências humanas são inventadas, tendo algumas das suas características estabelecidas por uma concepção de saber científico denominada positivismo. Assinale a alternativa que apresente as características do positivismo.
C) O empirismo, a objetividade, a experimentação e a validade.
O debate sobre as condições epistêmicas da geração do saber e fundamental, e não apenas uma discussão semântica sem qualquer utilidade! Apesar disso, o mainstream das Ciências Econômicas preferiu ignorar a fragilidade das nossas formas de acessar o conhecimento sobre fenômenos como consumo e poupança, pobreza e riqueza... Certos de terem conseguido alcançar um conhecimento seguro sobre a realidade, os economistas fecharam os olhos para a fragilidade de pressupostos como a racionalidade e a motivação humana no sentido de otimizar a utilidade, princípios basilares das escolas clássicas e neoclássicas de pensamento econômico. Também fecharam os olhos as limitações dos métodos utilizados para a investigação econômica. A respeito disso, considere as seguintes afirmativas:
II – Em relação a dedução, temos que lidar com as limitações provenientes dos sistemas lógicos de pensamento. Se a dedução parte da razão e da formulação de princípios gerais que explicam casos particulares, podemos ter que lidar com falhas logicas (paradoxos e contradições, por exemplo) ou com erros na própria formulação dos princípios gerais.
III – Em relação a indução, temos que lidar com a possibilidade de erros na coleta de dados estatísticos, erros essesque podem inviabilizar os modelos que abstraímos dos dados. Ainda, temos que conviver com o numero limitado de observações e de casos particulares.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
E) II e III.
O filósofo Sócrates, considerado o patrono da Filosofia, fez a crítica aos sofistas, utilizando o seguinte argumento:
A) Não tinham amor pela sabedoria nem respeito pela verdade.
O levantamento de dados pelo pesquisador é de grande importância para a pesquisa, com destaque aos dados secundários e dados primários. Neste contexto é característica dos dados primários:
C) Entre as formas de levantar dados estão a entrevista pessoal e a pesquisa por telefone.
O método dedutivo (histórico ou hipotético) consagrou-se como instrumento preferencial nos estudos econômicos. Sobre esse fato, pode-se considerar que:
E) Smith, Malthus e Marx usaram essencialmente o método histórico-dedutivo.
O modelo do economista neozelandês William Phillips, conhecido como Curva de Phillips, em que se apresenta relação inversa entre inflação e desemprego é, do ponto de vista de método:
D) Empírico e Dedutivo.
O positivismo foi um método importante no desenvolvimento das ciências. Sobre o positivismo, identifique a afirmativa correta:
A) O positivismo é acima de tudo um método empírico.
O postulado da racionalidade coloca-se no contexto da explicação intencional, ou escolha racional, no qual o comportamento individual é compreendido a partir do esquema oportunidade versus necessidades e desejos. A partir desse postulado, identifique a alternativa que expressa a interpretação sobre o comportamento econômico do homem:
B) Como agentes econômicos racionais, suas decisões estão voltadas a maximizar sua utilidade ou seu lucro.
O que significa modus tollens?
C) Forma de argumento em que o consequente será falso.
O que é método dedutivo?
E) Dedução que apenas organiza e especifica o conhecimento que já se possui.
Os institucionalistas fazem parte de uma corrente de pensamento em razão das:
C) Análises dos fenômenos sociais e históricos.
Segundo (GIL, 1991, p36) pesquisa econômica é o processo de descobrir respostas aos problemas referentes à produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais mediante o emprego de procedimentos científicos. Neste sentido, a pesquisa ainda pode ser vista como um processo dividido em etapas que objetiva a resposta de um problema. Desta forma, assinale a alternativa que identifica tais etapas:
A) Planejamento, coleta de dados, análise, interpretação e elaboração do relatório.
Sobre a construção da teoria, pode-se considerar como correta qual entre as seguintes alternativas?
D) É o conhecimento que resulta de um conjunto de observação a partir de uma abstração do mundo real.
Sobre a divisão macroeconômica, pode-se afirmar:
A) A macroeconomia estuda como se determinam as variáveis agregadas em mercados distintos como o de bens e serviços, trabalho, monetário e financeiro e o cambial.
Sobre o falseacionismo de Popper, pode-se afirmar que se trata de um método:
C) Hipotético-dedutivo.
Sobre o método dedutível-hipotético, pode-se afirmar:
C) Foi desenvolvido por Karl Popper.
Sobre o método utilizado por Phillips, pode-se afirmar:
E) Utilizou-se dos métodos dedutivos e do indutivo.
Sobre o objeto de estudo da ciência econômica, pode-se afirmar:
C) Analisa a dinâmica de mercado e o sistema de produção.
Sobre o pensamento neoclássico, pode-se considerar como pilar teórico:
A) A crença na economia de mercado e na racionalidade humana.
Sobre os campos de pesquisa da ciência econômica, pode-se afirmar que:
A) Os campos em que se desenvolvem as pesquisas econômicas são vastos, em razão da complexidade dos problemas e do constante movimento de mudanças.
Sobre os keynesianos regulacionistas, pode-se considerar como correta a seguinte alternativa:
D) Estudam a demanda agregada como engrenagem fundamental da economia capitalista, cujos processos de acumulação de capital e avanços tecnológicos causam alterações na utilização dos fatores de produção, principalmente o da mão de obra, alterando o nível de renda e sua distribuição.
Sobre os postulados teóricos utilizados pela escola monetarista, pode-se afirmar:
B) Os agentes econômicos são racionais e formam expectativas adaptativas, ou seja, aprendem com o passado para tomar decisões racionais no presente.
Toda área do saber tem um objeto específico de estudo e um método peculiar de investigação desse objeto. No caso das ciências econômicas, pode-se identificar como objeto de estudo:
D) As atividades humanas de produção, distribuição, comercialização e consumo de bens e serviços.
Um conhecimento que é adquirido por meio da experiência e observação dos fatos e outro que é adquirido pela sistematização dessa observação. Nessas situações apresentadas, temos respectivamente:
E) Empiria e teoria.
Um dos problemas enfrentados por Karl Popper no seu intuito de estabelecer uma fronteira entre ciência de não ciência é o problema da indução. Em relação ao tema, considere a seguinte afirmação, extraída do livro Metodologia da Economia, de Mark Blaug. “a ciência difere da não ciência pelo fato de usar o método da indução, a ciência começa com experiência e prossegue através de observação e experimentos, até chegar ao arcabouço de leis universais com a ajuda das regras de indução. [...] Torne-se um exemplo concreto, os homens deduzem a lei universal de que o sol sempre nasce de manhã a partir da experiência passada, que mostra que o sol nasce de manhã [...]” Tendo como referência o texto, examine as afirmativas seguintes.
II – Para Popper, a indução representa um salto ilógico no pensamento ao nos levar a conclusões falsas.
III – Popper argumentaria, quanto ao exemplo acima exposto, que o fato de o sol ter nascido todos os dias pela manhã não garante que o fará no futuro, desqualificando a indução como caminho válido.
Está correto o que se afirma em:
b) II e III apenas.
Um estudante selecionou o seguinte trecho de um artigo de autoria do economista Luiz Carlos Bresser‑Pereira: Modernidade e capitalismo são fenômenos correlatos que se tornaram realidade no bojo da revolução capitalista. No plano cultural a modernidade surgiu na Renascença e se configurou plenamente no século XVIII, com o Iluminismo – a crença na razão e no progresso. De acordo com o otimismo iluminista, a razão traria aos homens livres não apenas o progresso material, mas a verdade, a justiça, a beleza, senão a própria felicidade. Os conservadores da época opuseram‑se ferreamente a essa visão otimista de um mundo em mudança para melhor, mas o grande desenvolvimento econômico experimentado pelos países que se industrializaram durante o século XIX garantiu que a ideia de progresso continuasse dominante ate o inicio do século XX. Veja a seguir varias formas de o aluno estabelecer dialogo com o texto de Bresser‑Pereira.
III – O iluminismo representou a modernidade iniciada na Renascença e se traduziu na ideia de progresso e no uso da razão
Assinale a alternativa que apresenta a(s) forma(s) correta(s):
D) III.
Uma análise que contemple um determinado setor de atividade econômica pode ser classificada em qual divisão do estudo econômico?
B) Na divisão microeconômica por envolver um único setor de atividade.
Veja as imagens a seguir: As duas imagens dialogam entre si. A figura da Monalisa, de Leonardo da Vinci, e utilizada na propaganda de um produto para limpeza de roupa, da Bom Bril, reforçando a ideia de que Mon Bijou e capaz de fazer da sua roupa uma obra de arte. A intertextualidade e um recurso bastante utilizado no nosso cotidiano e nas mais diversas expressões artísticas. Em relação a intertextualidade no trabalho acadêmico, considere as afirmativas a seguir:
II – Ao contrario do que ocorre no discurso cotidiano ou artístico, a intertextualidade acadêmica não pode ocorrer sem que haja referencia explicita ao material com o qual se estabeleceu dialogo.
Esta correto apenas o que se afirma em:
E) II.

Mais conteúdos dessa disciplina