Buscar

DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ETNICO RACIAIS

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Em 1910, foi criada a primeira agência indigenista estatal - o Serviço de Proteção aos Índios - com a múltipla e ambígua finalidade de proteger e evitar o extermínio dos povos indígenas, resolver as situações de conflito existentes entre eles e os brancos e pacificar os "índios bravos", liberar terras para o avance das frentes de
expansão agrícola, pastoris e madeireira e formar os indígenas como trabalhadores nacionais. A estratégia seguida para alcançar esses objetivos foi
 
a )
criação de postos indígenas dirigidos por representantes do SPI, que foram estruturados (1) conforme a fase de integração que se considerava que os índios estariam.
b )
 a defesa das terras tradicionalmente ocupadas por indígenas e a expropriação das terras de posseiros e fazendeiros.
c )
 o estímulo ao estabelecimento de imigrantes estrangeiros e trabalhadores provindos de outras regiões do país entre os indígenas.
d )
a criação de Postos Indígenas dirigidos por missionários, onde se reuniria indiferenciadamente povos indígenas em diversas situações de contato com a sociedade nacional.
QUESTÃO 2
Quanto aos jornais que circulavam em Moçambique no século XIX, podemos dizer que eles
a )
 não apresentavam ainda um teor literário importante.
b )
 já mostravam a importância da valorização da moçambicanidade.
c )
 veiculavam especialmente as questões relativas aos negros moçambicanos.
 
d )
 veiculavam as ideias do Movimento da Negritude e defendiam a independência.
QUESTÃO 3
Sobre as políticas racistas assinale a questão verdadeira.
a )
 No Brasil existiram leis fortemente segregacionistas desde o império, daí a raridade de relacionamentos inter-raciais na nossa história.
 
b )
 O Regime do Apartheid na África do Sul segregava fortemente a sociedade do país baseada na raça.
c )
 Os negros foram os únicos a sofrer com a política racial dos países.
d )
 O sistema americano dava pleno direito civil aos negros desde a independência.
QUESTÃO 4
(IFAL-2011 - CONCURSO PÚBLICO - DOCENTE - LIBRAS) "Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional..."
(Laborrit, Emmanuelle. O vôo da gaivota. 1996)
A partir dessa proposição assinale a alternativa correta em relação ao conceito de deficiente.
 
a )
É o art. 1.º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas que melhor define as pessoas com deficiência, pois adequa os aspectos biomédicos as barreiras sociais impostas pela desigualdade: "pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas".
b )
Não há nem na Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência de 1975, nem na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um conceito legislativo de pessoa com deficiência.
c )
O conceito de pessoa com deficiência é aquele ligado estritamente ao parâmetro biomédico, pois as questões sociais não influenciam diretamente na inclusão dessas pessoas no ambiente social.
d )
O Estatuto do Deficiente (Lei 13.146/2015) adotou o conceito de deficiência com base apenas no critério biomédico, ignorando os aspectos sociais, econômicos e culturais.
e )
O conceito mais moderno e adequado de deficiente é aquele proposto pela Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU de 1975: "1 - O termo 'pessoas deficientes' refere-se a qualquer pessoa incapaz de assegurar por si mesma, total ou parcialmente, as necessidades de uma vida individual ou social normal, em decorrência de uma deficiência, congênita ou não, em suas capacidades físicas ou mentais."
QUESTÃO 5
Os africanos que aqui chegavam trazidos de diferentes regiões da África recriavam seus cultos. Esse fenômeno se dava porque os
a )
 africanos se inspiravam nos costumes indígenas.
 
b )
 diversos grupos étnicos acabavam incorporando traços culturais dos demais povos africanos irmãos por conta da proximidade e convivência.
c )
 africanos iam paulatinamente se adaptando a um novo modo de vida na colônia.
d )
 africanos precisavam reinventá-los para escapar à censura do colonizador.
QUESTÃO 6
O Estatuto da Criança e do Adolescente se estrutura em Parte Geral e Parte Especial. Na primeira parte, são estabelecidos os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes no Título II (art. 7.º ao art. 69), entre eles, o direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, à profissionalização e à proteção no trabalho.
Sobre o direito à educação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.
II. O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.
III. Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer- lhes a chamada e zelar, com pais ou responsável, pela frequência à escola.
IV. Os pais ou o responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
a )
 Apenas I, II e IV.
 
b )
 Todas estão corretas.
c )
 Apenas I e III.
d )
 Apenas I, II e III.
e )
 Apenas II e III.
QUESTÃO 7
A Coroa Portuguesa preocupou-se em ocupar o território de Moçambique estabelecendo uma colônia de povoamento somente no século XIX. Esse fato se deu porque
a )
 a Coroa Portuguesa decidiu explorar o interior do país.
b )
 os diversos conflitos na região demandavam a ocupação imediata do território.
 
c )
 a Conferência de Berlim obrigou Portugal a mudar a política de ocupação do território de Moçambique.
d )
 Portugal precisava encontrar mais riquezas no interior da nação.
QUESTÃO 8
Visualize a seguinte situação fática:
João é sapateiro e tem 2 filhos homens, de 8 e 12 anos, que ajudam diariamente no trabalho do pai. Muitas vezes, os dois chegam a passar o dia todo ajudando o pai com o trabalho para que lhes renda alguns trocados para sobreviverem, deixando, inclusive de frequentar regularmente a escola.
Sobre a situação descrita e de acordo com o ECA, assinale a alternativa correta.
a )
O trabalho em questão pode ser caracterizado como educativo, já que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo.
 
b )
 Em razão da idade dos filhos, o trabalho é expressamente proibido, seja na condição de aprendiz, seja como trabalho educativo.
c )
O trabalho, nas condições descritas, deveria ser vedado a essas crianças, já que é realizado em horários que não permitem a frequência à escola.
d )
 O pai, diante da falta de recursos financeiros, pode perder o poder familiar.
e )
 Essa atividade, por ser desenvolvida no âmbito familiar, é compatível com o desenvolvimento do adolescente.

Continue navegando