Buscar

Av2 - Legislação Educacional

Prévia do material em texto

1)O Decreto nº 7.690, de 2 de março de 2012, aprova a estrutura organizacional do Ministério da Educação e, portanto, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). Com uma Secretaria destinada a cuidar e olhar a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, o ensino profissionalizante também ganha maior força.
Quais as principais ações e programas de responsabilidade do Ministério da Educação no período de 2012-2015?
I. Programa Mulheres Mil.
II. PROTRABALHO – qualificação socioprofissional para jovens adolescentes.
III. Programa de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional.
IV. Programa Brasil Profissionalizado.
V. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Assinale a alternativa que apresenta as opções corretas.
Alternativas:
a)I, II, III, IV, V.
b)I, II, III, V.
c)II, III, IV, V.
d)I, III, IV, V.Alternativa assinalada
e)I, II, IV, V.
2)Durante a década de 1990, reformas aconteceram no campo educacional, decorrentes de uma política definida por alguns estudiosos como Política Neoliberal, ou seja, com uma visão produtivista, denominada acumulação (ou teoria) de capital humano que concebe a educação como preparação de indivíduos para o mercado de trabalho.
A partir desse contexto analise as asserções e a relação entre elas:
I. As reformas educacionais realizadas nos anos 1990 nos países da América Latina tiveram por preceitos a descentralização e a desconcentração introduzidas com as novas legislações brasileiras, iniciando com a LDB nº 9.394/1996.
ASSIM,
II. Prevaleceu a tendência de menor participação do Estado na educação com relação às responsabilidades, porém, maior com relação ao controle, como, por exemplo, por meio das avaliações dos sistemas educacionais. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.Alternativa assinalada
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
3)Por meio da legislação educacional, ou seja, as DCNs de cada curso, a instituição de ensino superior é orientada a pensar no perfil do futuro profissional que ela deseja formar. Ainda tendo em vista que esse profissional, irá atuar como pedagogo em espaços educativos é importante que ainda durante o curso:
I)Desenvolva a capacidade de atuar no espaço escolar de forma crítica, ética, humanizada, investigativa, inovadora e contextualizada.
II)Compreenda que a Legislação que orienta o sistema educacional brasileiro de maneira abrangente, também orienta de maneira mais específica, a organização do trabalho pedagógico no espaço escolar.
III)Reconheça que a composição da educação básica se efetiva com a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
IV)As modalidades de ensino da educação básica, complementam a educação após o Ensino Superior, organizando o Plano Nacional de Educação.
V)Os níveis e modalidades de ensino são organizados de maneira aleatória, com consequente finalização a partir do ENEM.
Assinale a opção que apresenta apenas as alternativas corretas:
Alternativas:
a)Apenas III – IV – V.
b)Apenas II – IV.
c)Apenas II – IV – V.
d)Apenas I – II – III.Alternativa assinalada
e)Apenas I – II – III – IV.
4)"No Brasil, o direito à educação para adultos está garantido pela Constituição Federal de 1988, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/1996, que a EJA é uma modalidade da Educação Básica. Apesar das garantias legais, pensar hoje EJA, no Brasil, é procurar os sinais do 'político' e do 'comum' não apenas na legislação educacional, embora reconhecendo e reafirmando sua relevância." (PONTES; CLARK, 2016)
 De acordo com o texto, quais afirmações são corretas?
 I. Embora seja um campo de direitos garantidos constitucionalmente, na prática, a EJA é mais um campo de direitos ainda negados, como tantos outros que foram historicamente privados aos sujeitos das classes populares.
II. No Brasil, os problemas educacionais, em muitas medidas, refletem os problemas de ordem social que historicamente não têm sido solucionados.
III. Nos processos de formação da identidade e da subjetividade, na formação de jovens e adultos, os saberes e experiências das classes populares sempre foram valorizados na história da educação brasileira.
IV. A elaboração das políticas públicas para a EJA no Brasil ainda apresenta um caráter marcadamente supletivo, compensatório e moralizante, distanciando tais políticas da ideia fundamental de que se trata de um direito de afirmação da cidadania.Com base no texto, assinale a resposta correta quanto às afirmativas.
Alternativas:
a)As afirmativas corretas são I, II, III, IV.
b)As afirmativas corretas são apenas I, II e IV.Alternativa assinalada
c)As afirmativas corretas são apenas I, III e IV.
d)As afirmativas corretas são apenas II, III e IV.
e)As afirmativas corretas são apenas II e IV
5)Ao nos determos para refletir como as modalidades de EJA e Educação Profissional são tratadas na Lei de Diretrizes e Base – LDB nº 9.394/96, verificamos que elas tiveram, ao longo do contexto histórico da política educacional brasileira, trajetórias bem distintas, porém, com algumas semelhanças que as aproximam devido ao público a quem se destinam: enquanto a EJA seguiu a insistente proposta de campanhas de erradicação do analfabetismo e de ofertas compensatórias, como o ensino supletivo, o campo da Educação Profissional foi redirecionado para o treinamento eficiente da mão de obra necessária ao avanço do capitalismo, principalmente o de base industrial (MACHADO, 2009).De acordo com o texto, o que é correto afirmar em relação à Educação de Jovens e Adultos e à Educação Profissional?
I. O processo histórico das duas modalidades demonstra o (des)compromisso do Estado com a formação dos trabalhadores brasileiros.
II. A Educação Profissional e Tecnológica possui papel insignificante no desenvolvimento de uma formação que coloque em seu cerne a humanização e a democratização do progresso.
III. A formação de trabalhadores e de cidadãos no Brasil constitui-se, historicamente, a partir da categoria dualidade estrutural, uma trajetória educacional para as funções intelectuais ou instrumentais, e outra trajetória educacional para o desenvolvimento das forças produtivas.
IV. A Educação de Jovens e Adultos refere-se a uma educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar apenas em quadros escolares.
 
Fonte: STECANELA, Nilda. Políticas e práticas de EJA em Caxias do Sul: dimensões do concebido, do vivido e do percebido. In: REUNIÃO NACIONAL dA ANPED, 36., 29 set. – 2 out. 2013, Goiânia. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt18_3245_texto.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.
Assinale a resposta correta com base nas frases acima.
Alternativas:
a)As afirmativas corretas são I, II e III.
b)As afirmativas corretas são II e III.
c)As afirmativas corretas são I e IV.
d)As afirmativas corretas são I e III.Alternativa assinalada
e)As afirmativas corretas são II e IV.

Continue navegando