Buscar

desafio biofisca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Biofísica é uma ciência que estuda os fenômenos da vida a partir das variáveis físicas, pois os fenômenos da vida fazem parte do nosso Universo, e a Física estuda nosso Universo. Algumas pessoas eventualmente poderiam criticar que os seres vivos não são máquinas, como automóveis e computadores e por isso, não deveria haver a ciência da Biofísica. Outros, favoráveis ao conhecimento biofísico, entendem sim, que os seres vivos são máquinas, altamente sofisticadas.
Considerando isso, qual o seu posicionamento quanto à Biofísica? Neutro, a favor ou contra? Você é uma máquina? Seus pets são máquinas? Somos apenas uma forma avançadíssima de robôs? Mas se esse é o caso, isso não nos faz diferentes de robôs?
A biofísica é o estudo totalmente amplo que abrange varias da saúde usando métodos e conceitos cientifico da física junto a química e biologia. Sendo assim um conjunto interdisciplinar, o estudo pode se compreender vários fenômenos do corpo humano, que se transforma se tornando vitais. A eletricidade, eletromagnetismo, mecânica e física nuclear compõem vários fenômenos biológicos. A junção da física e biologia possibilita a criação de novos horizontes científicos, como a bioacústica que estuda a propagação sonora, os avanços possibilitaram o desenvolvimento de aparelhos auditivos que trouxe melhorias para pessoas deficientes. Já na biomecânica estuda o movimento mecânico do ser humano sendo encontradas nas áreas de Educação Física e Fisioterapia. A bioeletricidade estuda a voltagem da estática das células bem como a corrente elétrica flui entre nervos e músculos resultante de um potencial de ação. Portanto todo seres vivos compostos por células são muito complexos tendo cada uma a sua característica incomum, como os cachorros suas características são a audição e faro apurados dentre outras. Então essas peculiaridades podem fazer os cães animais extraordinários em comparação aos robôs acredito que eles se superam, pois, um software não seria capaz de tal comportamento ao animal. A mesma opinião sobre o ser humano pois o cérebro é uma da parte do corpo mais interessante do corpo pois funciona como a placa mãe no nosso corpo sendo um mistério para a ciência. Mas mesmo com tantas opiniões, a biofísica é fundamental para a vida pois estudam constantes melhorias para a população.

Outros materiais