Buscar

Aspectos dos Testes Psicológicos

Prévia do material em texto

Modulo 1:
 3- Segundo a Resolução n.002/2003 do CFP, os testes psicológicos constituem-se em um método de uso privativo do psicólogo. De acordo com esta afirmação, escolha a alternativa INCORRETA:
Resposta: 
A. Os testes psicológicos são procedimentos científicos sistemáticos, segundo padrões definidos de construção, que são utilizados por profissionais que trabalham com avaliação.
Justificativa: A alternativa está incorreta pois, os instrumentos técnicos, a exemplo dos testes psicológicos representam a única área de atuação que é privativa dos psicólogos (HUTZ & BANDEIRA, 2003). São de uso exclusivo dos psicólogos que, para gerenciá-los, requer treinamento e conhecimento específicos. Uma vez que os testes obedecem a uma série de regras para sua aplicação chamada de Padronização da Aplicação dos Testes, que implicam em vários procedimentos: Administração dos testes na aplicação; questões relacionadas ao aplicador ou examinador; e questões específicas que dizem respeito ao(s) examinado(s) ou testando(s).
6-(Fonte: Provão 2000) O parâmetro básico da qualidade de um teste psicológico se chama validade. Entre as opções apresentadas a seguir, não constitui um tipo de validade considerada em testes psicológicos a:
Resposta:
B. Recorrente
Justificativa: Pois nos testes psicológicos só podemos encontrar três tipos de validade, sendo elas: Validade de Constructo ou conceito é considerada a forma mais fundamental de validade dos instrumentos psicológicos e com toda a razão, dado que ela constitui a maneira direta de verificar a hipótese da legitimidade da representação comportamental dos traços latentes. Validade de conteúdo segundo Sampiere (1996) se refere ao grau em que um instrumento evidencie um domínio especifico de conteúdo do que pretende medir. Validade de critério esta técnica é definida com a habilidade do instrumento de distinguir grupos para os quais se sabe previamente que se comportam de forma diferente na variável ou construto sob estudo.
Modulo 2 
 
 3- O sigilo é um dos pontos fundamentais de um processo psicológico. Leia as frases a seguir e assinale a correta.
 Resposta: 
 A. Se o conteúdo de um teste psicológico for divulgado, sua capacidade de medida torna-se inválida, pois os resultados do teste realizado por uma pessoa que conhece antecipadamente seu conteúdo, provavelmente, não serão condizentes com a realidade.
 
 Justificativa: De acordo com o Conselho Federal de Psicologia a questão do sigilo profissional pode ser abordada tanto pelo aspecto de confidencialidade como pelo de privacidade. Confidencialidade deve ser entendida como o resguardo das informações dadas em confiança e a proteção contra a revelação não autorizada. Privacidade, por sua vez, é a limitação de acesso a informações de uma dada pessoa, ao acesso à própria pessoa, à sua intimidade, os seus segredos. "É a liberdade, portanto, que a pessoa tem de não ser observada sem autorização e um princípio, presente no artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece o direito a não interferência na vida privada, pessoal ou familiar."
 
9- Das Condições Técnicas do Aplicador e dos Cuidados na aplicação dos testes, segundo Urbina, muitas das questões sobre o rigor e o valor da avaliação psicológica passam pela atuação do psicólogo que a realiza. Assim sendo, exige-se dele (psicólogo) que apresente as condições mínimas:
Resposta:
Domínio sobre os critérios estabelecidos para avaliar e interpretar resultados a serem obtidos, assim como sobre as teorias subjacentes aos testes e sua relação com a vida do paciente.
Justificativa: De acordo com a STAPESI, para realizar avaliação psicológica não basta apenas que o profissional seja psicólogo, mas também ter amplos conhecimentos dos fundamentos básicos da Psicologia, dentre os quais podemos destacar:
Desenvolvimento, inteligência, memória, atenção, emoção, etc, domínio do campo da psicopatologia, para poder identificar problemas graves de saúde mental ao realizar diagnósticos, possuir um referencial solidamente embasado nas teorias psicológicas (psicanálise, Psicologia analítica, fenomenologia, Psicologia sócio histórica, cognitiva, comportamental, etc.), de modo que a análise e interpretação dos instrumentos sejam coerentes com tais referenciais, ter conhecimentos da área de psicometria, para poder julgar as questões de validade, precisão e normas dos testes, e ser capaz de escolher e trabalhar de acordo com os propósitos e contextos de cada um,apresentar domínio dos procedimentos para aplicação, levantamento e interpretação do(s) instrumento(s) utilizados para a avaliação psicológica.
	
Modulo 3:
5- Segundo Spearman, todas as habilidades humanas têm um fator comum geral (g) e um especíico (e). Sendo assim, de acordo com esta teoria, a capacidade de um indivíduo para resolver um problema aritmético dependeria apenas do fator específico (e) o qual estaria relacionado à habilidade necessária para lidar com abstração numérica.
 Resposta: C. A afirmação é verdadeira e a razão é falsa.
 Justificativa: A razão referente à afirmação é falsa, pois, segundo Spearman toda atividade intelectual é composta por dois fatores, um fator geral (g), comum a toda atividade mental, e um fator específico (s), característico desta atividade individualizada. Os fatores específicos são de interesse apenas casual devido às suas limitações e pouca aplicabilidade, mas o fator geral constitui-se num componente genuíno para se entender a inteligência.
 6- Quanto aos antecedentes da testagem é incorreto afirmar que: 
 Resposta: A. James Cattell utilizou medidas de força muscular, velocidade do movimento e sensibilidade à dor como forma de avaliar as funções complexas associadas à inteligência.
 Justificativa: Está incorreto, porque James Cattel desenvolveu medidas das diferenças individuais, o que resultou na criação da terminologia Mental Test (teste mental). Elaborou em Leipzig sua tese sobre diferenças no Tempo de Reação. Este consiste em registrar os minutos decorridos entre a apresentação de um estímulo ou ordem para começar a tarefa, e a primeira resposta emitida pelo examinando. Cattell seguiu as ideias de Galton, dando ênfase às medidas sensoriais, porque elas permitiam uma maior precisão.
Modulo 4
 2- Charles Edward Spearman foi um psicólogo inglês conhecido pelo seu trabalho na área da estatística, como um pioneiro da análise fatorial e pelo coeficiente de correlação de postos de Spearman. Ele também fez bons trabalhos de modelos da inteligência humana, incuindo a descoberta de que escores em testes cognitivos incompatíveis exibiam um fator geral único, batizado de fator "g". Hoje é mais aceita ou considerada mais atual a Teoria de Cattel-Horn-Carroll (CHC) das habilidades cognitivas ou teoria dos três estratos que consiste em uma visão multidimensional do funcionamento cognitivo, constituído por dez fatores, dentre os quais a inteligência fluida (Gf) e a inteligência cristalizada (Gc). São afirmações de habilidades ou capacidades relacionadas à inteligência cristalizada.
I - Capacidade ligada às operações mentais de raciocínio em situações novas minimamente dependente de conhecimentos adquiridos.
II - Capacidade de resolver e relacionar idéias, induzir conceitos abstratos, compreender implicações, extrapolação e reorganização de informações.
III - Conhecimento declarativo (conhecimento de fatos, idéias, conceitos) e ao conhecimento de procedimentos (raciocinar com procedimentos aprendidos previamente para transformar o conhecimento).
Resposta: C. Apenas a afirmação III é verdadeira.
Justificativa : A inteligência cristalizada é um conjunto de habilidades, estratégias e conhecimento, que representa o nível de desenvolvimento cognitivo alcançado através do histórico de aprendizagem do sujeito. É constituído fundamentalmente por aptidões relacionadas à compreensão verbal, ao estabelecimento de relações semânticas, à avaliação e valorização da experiência,ao estabelecimento de juízos e conclusões, ao conhecimento mecânico ou à orientação espacial.
 3- John Horn em seus estudos confirmou a teoria desenvolvida por Cattell em 1942 à respeito do fator "g"e da teoria bi-fatorial. Horn passou a denominar "inteligência fluida e cristalizada". Baseado nesse estudo de Horn, identifique nas afirmativas a seguir se elas se referem à inteligência fluidas (Gf) ou cristalizada (Gc) e assinale a alternativa correta.
I - A inteligência está associada a componentes não verbais, pouco dependentes de conhecimentos previamente adquiridos.
II - É conhecida como "inteligência social ou senso comum".
III - Representa tipos de capacidades exigidas na solução da maioria dos complexos problemas cotidianos.
IV - Esse tipo de inteligência sofre a influencia de alterações orgânicas como lesões cerebrais ou problemas decorrentes da má nutrição.
V - A inteligência tende a evoluir com o aumento da idade, talvez por relacionar-se às experiências culturais.
Resposta: A (I - Gf); (II - Gc); (III - Gc); (IV - Gf); (V - Gc).
Justificativa: A inteligência fluida está associada a componentes não verbais pouco dependentes de conhecimentos previamente adquiridos e da influência de aspectos culturais. As operações mentais que as pessoas utilizam frente a uma tarefa relativamente nova e que não podem ser executadas automaticamente representam Gf (Horn, 1991; McGrew, 1997). Além disso, a inteligência fluida é mais determinada pelos aspectos biológicos (genéticos) estando, consequentemente, pouco relacionada aos aspectos culturais (Aiken, 2000; Cattell, 1998). Enquanto que a inteligência cristaliza representa tipos de capacidades exigidas na solução da maioria dos complexos problemas cotidianos, sendo conhecida como “inteligência social” ou “senso comum” (Horn, 1991). Esta inteligência seria desenvolvida a partir de experiências culturais e educacionais, estando presente na maioria das atividades escolares. Daí decorre o fato das capacidades cristalizadas serem demonstradas, por exemplo, em tarefas de reconhecimento do significado das palavras (Cronbach, 1996).
 Modulo 5 
Um teste do tipo Matrizes Progressivas revela a capacidade que um indivíduo possui de desenvolver um método sistemático de raciocínio. Sendo assim, qual das alternativas abaixo NÃO se relaciona a finalidade do teste. 
Resposta:
 Esse teste de Matrizes Progressivas pode avaliar o pensamento emocional imediato. 
 Justificativa: A alternativa está incorreta pois, o teste de matrizes progressivas de Raven é utilizado para medir o raciocínio analógico, a capacidade de abstração e a percepção. Assim, suas 60 perguntas permitem avaliar o fator “g” de inteligência proposto por Spearman, os processos mentais e cognitivos mais gerais onde geralmente damos uma resposta mais ou menos efetiva aos problemas cotidianos. E não avaliar o pensamento emocional imediato.
4- Assinale a alternativa correta, sobre Inteligência Emocional.
Resposta:
Os instrumentos baseados em desempenho requerem uma resposta correta, sendo essa a principal diferença entre instrumentos baseados em desempenho e em auto-relato.
 Justificativa: A principal discussão se dá em torno dos tipos de instrumentos utilizados para mensuração dessas formas de inteligência que têm sido propostos ao longo da história. Esses instrumentos têm sido, invariavelmente, baseados em auto-relato, isto é, instrumentos que colhem a opinião do sujeito a respeito de si próprio na área que se pretende investigar. Esse tipo de mensuração, que tem sido utilizada com sucesso para avaliação de traços de personalidade, é inadequado para mensuração da inteligência. Supondo que, sendo a inteligência uma capacidade cognitiva, esta deva ser medida através do desempenho do sujeito em tarefas nas quais demonstre possuir tal capacidade (medidas de desempenho). No entanto, a maioria das escalas construídas para avaliação da inteligência emocional tem se baseado em auto-relato. Ambos os instrumentos apresentam rigorosos estudos de construção, assim como boas propriedades psicométricas, mas são compostos de subescalas tradicionalmente associadas à traços de personalidade, habilidades sociais e outros construtos que não a inteligência.
Modulo 6
A relevância das Escalas Wechsler de Inteligência é reconhecida pelos membros da comunidade profissional e acadêmica e compartilhada por membros das Ciências da Saúde e da Educação. Assinale a alternativa incorreta.
Resposta: 
O WISC IV se propõe a verificar a capacidade global do sujeito, por isto só avalia o produto da constituição genética do indivíduo.
Justificativa: Wechsler, em 1939 (apud Zachary, 1990 p. 277), definiu a inteligência como "uma agregação da capacidade global do indivíduo para agir intencionalmente, para pensar racionalmente e para inserir-se efetivamente no seu meio social", caracterizando o comportamento individual como um todo e não apenas em habilidades específicas. Essa capacidade seria o produto tanto da constituição genética como do esforço, motivação, tendências da personalidade e experiências socioeducacionais do indivíduo. A inteligência é concebida não como uma habilidade particular nem como a soma de habilidades específicas, mas como uma entidade global que será evidenciada pela maneira como o indivíduo, particularmente, associa as habilidades e as aplica na situação prática (Wechsler, 1991; Zachary, 1990; Safra, 1987; Matarazzo, 1976).
6- Qual dos subteste do WISC IV investiga a capacidade do sujeito exprimir suas experiências e ter conhecimento das regras sociais de comportamento?
Resposta: C- Compreensão.
Justificativa: Pois, examina a capacidade do sujeito exprimir as suas experiências. Apela ao conhecimento de regras de relacionamento social. Permite observar quer a facilidade de argumentação quando é pedido ao sujeito para justificar as suas respostas, quer a flexibilidade mental quando é solicitada uma segunda resposta ao mesmo item. Um resultado fraco pode sugerir certa forma de inércia frontal nos sujeitos que experimentam dificuldades neurológicas na mobilização dos seus recursos cognitivos durante a tentativa de evocação de várias soluções para um mesmo problema ou revelar desconhecimento das regras sociais, falta de empatia e de julgamento que caracterizam frequentemente os sujeitos que apresentam uma disfunção não verbal (SIMOES, 2002).
Modulo 7
3-As escalas Wechsler têm como principal objetivo a avaliação do desempenho intelectual. Leia as frases e assinale a alternativa correta.
Resposta: A- Wechsler criou a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças, para Adultos e para pré-escolares.
Justificativa: O WISC foi criado na década de trinta quando Wechsler trabalhando como psicólogo no hospital Bellevue de Nova Iorque, constatou a necessidade de um instrumento que avaliasse a inteligência de seus clientes adultos; já que os testes até então existentes, como o Stanford-Binet, eram direcionados à população infantil (Butcher, 1981; Cronbach, 1996).
Após vários estudos, incluindo análises cuidadosas dos testes já padronizados, Wechsler criou, em 1939,a Escala de Inteligência Wechsler-Bellevue, destinada à avaliação intelectual de adultos (Wechsler, 1944). Em meados da Segunda Guerra Mundial, Wechsler elaborou a forma II da Escala de Inteligência para Adultos WAI, a Escala de Inteligência para Crianças WISC e a Escala Wechsler de Inteligência para Pré-Escolares WPPSI, ( SCHELINI,2000).
4- Assinale apenas a alternativa que contém os subtestes de Organização Perceptual do WISC IV:
Resposta: A- Cubos; Conceitos Figurativos; Raciocínio Matricial; Completar Figuras.
Justificativa: A quarta edição do WISC, trata-se de um instrumento clinico o qual tem por finalidade avaliar a capacidade intelectual de crianças e o processo de resolução de problemas. Contempla o raciocínio abstrato e quantitativo, compreensão verbal, organização perceptual,memória e velocidade de processamento.
Modulo 8

Continue navegando