Buscar

Prova I Objetiva - Perspectivas Profissionais

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:454427) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13358016
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quando observamos a taxa de desocupação no Brasil, em comparativos realizados pelos relatórios do IBGE, podemos verificar que houve aumento percentual. Várias são as razões para este fato, como por exemplo a crise econômica que o país enfrenta. Entretanto, podemos também identificar que ainda o acesso à educação, em todos os níveis, inclusive no nível superior, enfrenta dificuldades, especialmente em certas regiões do país. Uma maneira de ajudar na diminuição desta taxa de desocupação é ofertar mais possibilidades de acesso à formação acadêmica e profissional.  De todas as regiões do território nacional, aquela que apresenta maior taxa de desocupação é a região:
FONTE: AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 12,4% no trimestre encerrado em setembro. 2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-denoticias/
releases/17507-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-12-4-notrimestre-
encerrado-em-setembro.html>. Acesso em: 21 nov. 2017.
	 a)
	Sudeste.
	 b)
	Centro-Oeste.
	 c)
	Norte.
	 d)
	Nordeste.
	2.
	Na elaboração de um projeto de pesquisa, o acadêmico deve-se atentar para os itens obrigatórios, tanto do processo quanto do que vai no papel. A obrigatoriedade destes itens está vinculada à necessidade de clareza, objetividade, organização, sistematização, entre outras coisas, que devem estar presentes no fazer pesquisa. Entretanto, há também certos itens que são opcionais, e dependerá da escolha do pesquisador, se irá ou não utilizar. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um item que é opcional no projeto de pesquisa:
	 a)
	A revisão bibliográfica.
	 b)
	A metodologia.
	 c)
	As referências.
	 d)
	A hipótese.
	3.
	O processo da produção científica no Brasil parece ser fortemente influenciado pelo tripé ensino, pesquisa e extensão. No entanto, o país ainda clama por maior desenvolvimento científico. Nesse sentido, o ensino é o conhecimentos assimilado, a pesquisa está intimamente relacionada à oportunidade de aplicar ou desenvolver novos conhecimentos e a extensão é a aproximação da comunidade através de programas que integram tanto a pesquisa como o ensino. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Não existe pesquisa sem ensino e extensão.
II- A pesquisa somente é realizada nas universidades.
III- Falta maior aproximação das empresas e comunidade científica.
IV- A pesquisa no Brasil está concentrada nas universidades brasileiras.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	A pesquisa deve fazer parte da vida acadêmica desde o seu início. Isso poderá ocorrer durante o curso de qualquer disciplina, não apenas nas disciplinas que exigem um trabalho específico de pesquisa. Entretanto, quando um acadêmico irá elaborar um projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica, deve observar alguns requisitos para evitar erro no processo e obter maior eficácia no trabalho. Sobre os requisitos para se elaborar um projeto de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Deve ser ressaltado o problema a ser pesquisado no assunto de interesse, sem um problema claro não há pesquisa.
	 b)
	O aluno deve elaborar o projeto a partir de seu próprio conhecimento do tema de interesse, evitando a leitura de outros textos sobre o tema, pois pode confundir-se e não fazer boa pesquisa.
	 c)
	Deve-se sempre colocar no papel a proposta, inserindo a delimitação do tema, a problemática, justificativas, o método, os objetivos, entre outros itens.
	 d)
	A ideia da pesquisa pode surgir do interesse do aluno sobre um tema, pode ser de diversas áreas, como a social, política, econômica, ambiental, entre outras.
	5.
	As taxas de ocupação e desocupação no Brasil podem ser analisadas via diversas características do perfil da população. Estas características podem ser a região do território nacional em que os indivíduos residem, a idade destes indivíduos, assim como o gênero. Sobre o gênero e a taxa de ocupação/desocupação, de acordo com o relatório do IBGE do segundo trimestre de 2017, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua: taxa de desocupação é de 12,4% no trimestre encerrado em setembro. 2017. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-denoticias/releases/17507-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-12-4-notrimestre-encerrado-em-setembro.html>. Acesso em: 21 nov. 2017.
	 a)
	A região Nordeste apresentou o maior percentual de mulheres desocupadas de todas as regiões.
	 b)
	A média geral é que há mais mulheres desocupadas do que homens.
	 c)
	A média geral é que o percentual de homens é superior ao de mulheres na população desocupada.
	 d)
	Na região Sul há mais homens desocupados em comparação com as mulheres.
	6.
	No decorrer da história, temos vários pensadores que influenciaram o campo educacional. Como exemplo menciona-se Renê Descartes, filósofo, físico e matemático, considerado importante pensador da história. Foucault também compõem o quadro de filósofos da contemporaneidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pensadores famosos do século XXI, Foucault e René Descartes compartilham de uma mesma linha de pensamento, apoiada nas premissas da neurociência e dos estudos sociais.
	 b)
	A história do pensamento filosófico encontra-se dissociada das teorias do conhecimento, tendo como escopo de análise o estudo da história das religiões.
	 c)
	Segundo a perspectiva de René Descartes, o conhecimento é construído de maneira pacífica e homogênea, dispensando o uso de procedimentos como análise e verificação.
	 d)
	Para Foucault, o conjunto de crenças que se conhece hoje são, antes de tudo, efeitos de muitas disputas ao longo da história, daquilo que pudesse ser validado como conhecimento.
	7.
	Os pesquisadores contribuem para o desenvolvimento da ciência. No Brasil, dentre as ações destinadas ao fomento da pesquisa, menciona-se o lançamento de alguns editais pelo governo. Caso o pesquisador se enquadre nas características previstas no edital, ele poderá inscrever seu projeto de pesquisa. Com relação às atividades de pesquisa desenvolvidas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As atividades de pesquisa precisam ser realizadas em laboratórios especializados e com infraestrutura apropriada, pois esta é uma condição indispensável para que ocorra a pesquisa.
	 b)
	As ações dos professores universitários pouco interferem nos avanços da pesquisa, tendo em vista que eles não possuem condições de participar de editais de incentivo à pesquisa.
	 c)
	As pesquisas podem variar quanto ao seu local de desenvolvimento, de tal forma que elas podem ser realizadas em indústrias, centros de pesquisa ou em universidades.
	 d)
	Os pesquisadores publicam os resultados de suas investigações em canais de comunicação genéricos, como blogs, programas de televisão e colunas de jornais.
	8.
	A história das escolas de Ensino Superior em território nacional está associada à chegada da família real portuguesa em 1808. Este é um marco importante para a compreensão da evolução do Ensino Superior no Brasil. Sobre as primeiras escolas deste nível de ensino em território nacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Academia Real Militar foi fundada primeiramente, logo na chegada da família real em 1808.
	 b)
	A primeira escola de ensino superior em território nacional a ser fundada foi a Universidade de Coimbra.c)
	A primeira a ser fundada foi a Real Academia de Pintura e Escultura.
	 d)
	As escolas de Cirurgia e Anatomia em Salvador foram umas das primeiras a serem fundadas.
	9.
	O Relatório de 2016 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre dados da educação superior no Brasil, traz vários dados importantes que elucidam a realidade brasileira neste contexto. Entre estes dados podemos verificar que há algumas áreas da ciência que não possuem representatividade no Brasil em termos de pessoas que se formam nessas áreas, especialmente se comparado a outros países. Assinale a alternativa CORRETA que contempla algumas destas áreas na qual temos poucas pessoas com graduação:
FONTE: OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Dispõe sobre assuntos internacionais de interesses do Brasil. 2016. Disponível em: <http://www.sain.fazenda.gov.br/assuntos/politicas-institucionais-economicofinanceiras-
e-cooperacao-internacional/ocde>. Acesso em: 20 nov. 2017.
	 a)
	Área de Pedagogia.
	 b)
	Área de Medicina.
	 c)
	Área de Direito.
	 d)
	Área de Matemática.
	10.
	Atualmente, a universidade brasileira tem amadurecido, tanto na teoria quanto na prática. No entanto, a caminhada ainda é longa, mas compreende hoje o seu papel na sociedade brasileira. Através do ensino, pesquisa e extensão, as universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento tanto pessoal como profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Descentralizar o conhecimento através de projetos de cunho extensionista é uma forma de aumentar a distância entre a universidade e a comunidade.
	 b)
	No Brasil, todas as universidades devem alinhar os seus processos acadêmicos dentro do ensino, pesquisa e extensão.
	 c)
	A pesquisa nas universidades pode ser realizada de forma isolada da sociedade, ocorrendo de forma efetiva.
	 d)
	A universidade vai até os espaços sociais, as comunidades, extrai delas conhecimento e leva esse conhecimento para a forma de pesquisa e extensão.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando