Buscar

Sistema de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Prévia do material em texto

*
*
GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Aula 07
Sistema de Gestão Ambiental
Diretoria EAD – Prof. Karina Lucia Garcia 
Rio de Janeiro, 14 de Setembro de 2011
*
*
*
Uma das dificuldades mais importantes, relacionada ao exercício das atividades relativas à gestão ambiental, é o entendimento da dinâmica do ambiente com o qual se trabalha, independentemente de se tratar de um ambiente mais primitivo, no sentido de menos modificado, ou de um ambiente já muito alterado, por exemplo, uma área urbana.
Introdução
*
*
*
Esta dificuldade é compreensível, na medida em que se aprofunda cada vez mais o conhecimento de qualquer aspecto do ambiente, repentinamente, surge a incumbência de compreender o todo sem que se possua um ferramental metodológico adequado para tal tarefa.
Com isso, surge a necessidade da criação de sistemas de gestão, que quando integrados ao conhecimento ajudam significativamente na minimização do impacto, ou mesmo na prevenção dele. 
Introdução
*
*
*
Na visão ecologista, a questão econômica estava agredindo o meio ambiente brasileiro. Na visão econômica, a questão ecológica estava dificultando o desenvolvimento do país. Ambas as visões se julgando corretas nos seus direitos. Ora, é sabido que, cada vez que o direito de um se contrapõe ao do outro, a pendência se decide pela força ou por algum tipo de compromisso recíproco.
Ecologia x Economia
 
*
*
*
Não se pode esquecer, entretanto, que ambas as questões – retrato de uma causa econômica e de uma causa ecológica – têm sua importância na base do significado desses dois vocábulos: Eco é igual a oikos, que quer dizer casa em grego. 
Trata-se, pois, de proteger em última instância essa casa, o planeta Terra. Indistintamente.
 
*
Ecologia x Economia
 
*
*
 No Brasil e em muitos outros países, durante um longo período de tempo, a poluição era vista como um indicativo de progresso.
 Essa percepção foi mantida até que os problemas relacionados à degradação do meio ambiente, contaminação do ar, da água e do solo – com efeitos diretos sobre os seres humanos – se intensificaram. 
Percepção do Problema Ambiental
 
*
*
*
Essa degradação ambiental tornou-se evidente a partir do ano de 1960, conduzindo à realização, em Estocolmo, da 1ª. Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano no ano de 1972.
Nessa época, em países da Europa e da América do Norte, muitas empresas se viram obrigadas a desembolsar recursos financeiros significativos por causa dos problemas resultantes de uma atuação desvinculada do meio ambiente, além de terem a sua imagem perante o mercado seriamente comprometida. 
*
Percepção do Problema Ambiental
 
*
*
Isso também acabava dificultando o relacionamento com fornecedores, consumidores e órgãos de controle ambiental, exigindo o desenvolvimento de um novo modelo de atuação.
A partir dessa percepção, conceitos como gestão ambiental, prevenção da poluição e o já consagrado desenvolvimento sustentável começaram a ser amplamente difundidos e incorporados nas estratégias de planejamento de inúmeras indústrias ao redor do planeta.
*
Percepção do Problema Ambiental: Resultado
 
*
*
 Para começarmos a falar sobre o SGA, precisamos entender seu histórico que começou na Inglaterra, berço dos Sistemas de Qualidade, que foi a precursora dos Sistemas de Gestão Ambiental normalizados, dando assim origem aos nossos Sistemas de Gestão Ambiental brasileiros.
Sistema de Gestão Ambiental
*
*
*
A gestão ambiental pode ser definida de várias formas, mas a que adotamos aqui é:
 “parte do sistema de gestão global da organização que inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental, consistindo, em última análise, na forma pela qual a organização gerencia suas atividades, revisando a otimização do desempenho ambiental (NBR 14001)”.
E o que é essa gestão tão necessária?
*
*
*
Qualquer que seja a empresa, indústria ou prestadora de serviços, no instante em que inicia sua instalação e/ou sua operação, inicia também sua própria deterioração e, em conseqüência, a do seu entorno.
 Esta degradação é conhecida como passivo ambiental associado e representa tudo aquilo que deve ser contabilizado como débito ou negativo do empreendimento, ou seja, conjunto de obrigações ambientais não satisfeitas pela empresa e que deve ser subtraído do seu patrimônio positivo ou ativo. 
Passivo Ambiental 
*
*
*
Importante!!!
Este passivo ambiental criado pelas atividades inerentes à empresa ou por terceiros, de forma voluntária ou involuntária, em tempos passados ou no presente, e que afeta negativamente os meios físicos (solo, água e ar), bióticos (flora e fauna) ou antrópico (saúde, segurança e bem-estar), deve ser recuperado pela empresa, sob pena de lei como a de Crimes Ambientais 
*
Passivo Ambiental 
*
*
 Os passivos de origem interna são aqueles gerados pelos processos de implementação e/ou operação do empreendimento, e portanto, de responsabilidade direta do empreendedor, já os de origem externa, podem ser imputados a terceiros quando comprovado o meio causal. Quando isto não for possível, a responsabilidade recai sobre o empreendedor, pois entende-se que este deve zelar pelo seu patrimônio e pelo patrimônio público para que seja evitada a degradação do meio. 
*
Passivo Ambiental: meio causal 
*
*
Sistema de Gestão Ambiental
*
Para reduzir as conseqüências dessa degradação, em conseqüência, para implantar um Sistema de Gestão Ambiental, as características da organização em termos de atividades e procedimentos desenvolvidos, a estruturação interna e as relações externas, os recursos disponíveis e necessários e suas relações com o meio ambiente devem ser cuidadosamente estudados. 
*
*
Atualmente, as empresas vêm observando as vantagens conseguidas quando suas atividades são planejadas visando a não-degradação ambiental. 
Entre estas vantagens destaca-se a melhoria da imagem da empresa junto a seus clientes e a seus operários, já que promove a qualidade de vida e de trabalho. 
O cumprimento de requisitos legais, a faz menos propensa a provocar danos ambientais, diminuindo assim, as possibilidades de ser autuada e de ter que pagar somas de vulto para recuperar os danos provocados. 
*
Sistema de Gestão Ambiental
*
*
O desenvolvimento e aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental permite também a redução de custos diários, com a instalação de práticas de reciclagem, de reaproveitamento de resíduos, uso de combustíveis menos poluentes (gás natural, biomassa, energia solar e eólica). 
Possibilita chances de competitividade ao demonstrar-se consciente ambientalmente ao mercado nacional e internacional e a boa reputação da empresa junto aos órgãos ambientais, à comunidade e às organizações não-governamentais, gera maiores possibilidades de obtenção de financiamentos a taxas reduzidas e de redução de custos de seguro.
*
Sistema de Gestão Ambiental
*
*
 Temos que refletir que na verdade, pelo que se depreende do conceito de gestão ambiental (envolvendo aqui os sistemas), sua finalidade é a busca da harmonia entre o homem – aquele ser social e trabalhador – e seu meio ambiente natural ou construído. 
Para concluir a aula 
*
*
*
- Como qualidade de vida é um dos direitos fundamentais do homem, por conseguinte, é dever do Estado promovê-la, por meio de ações políticas de fiscalização séria, tendo como contrapartida seu cumprimento por parte de todos aqueles que formam o Estado: órgãos governamentais e não governamentais, empresas e pessoas
Para concluir a aula 
*
*
*
Fórum de discussão
*
- Segundo Oliveira Neto et al. (2008), a economia tradicional sempre se preocupa com resultados econômicos. Isto gerou ao longo do tempo uma aparente incompatibilidade entre crescimento econômicoe Sustentabilidade. Essa visão vem sendo mudada. A quebra de paradigmas é, portanto, indispensável para promover práticas sustentáveis focadas na realidade física, como acontece no ciclo biológico, em que os resíduos são reutilizados pela terra, sem prejudicar o meio ambiente. 
*
*
Fórum de discussão
*
-Uma maneira do empresário se voltar às práticas reais da sustentabilidade é através da Ecologia Industrial que promove mudanças na forma de tratar os resíduos. O crescimento econômico não deve ser antagônico a sustentabilidade do ambiente, mas atuarem de forma conjunta para a preservação do ambiente e da vida.
*
*
Fórum de discussão
*
-Baseado na afirmativa acima e nos aspectos abordados em aula, comente como o SGA pode nos ajudar na mudança do cenário atual do meio ambiente, mesmo mantendo a cultura do privilégio econômico que as empresas tem que ter para se manterem operantes?
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Continue navegando

Outros materiais