Buscar

avaliando Histologia Estácio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201905752156)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Segundo Morais ( Morais, S. Rompendo preconceitos sobre a utilização de anticoncepcionais de emergência para as adolescentes. Adolescência & Saúde. Vol. 7 . nº1. Janeiro 2010), o uso de levonorgestrol (250mg) associado à etinilestradiol (100mg) é uma contracepção de emergência que deverá ser utilizada em casos de sexos não seguro com possibilidade de gravidez indesejável e estupro. Esses princípios ativos associados impedem a fertilização com o aumento da viscosidade do muco cervical. A sua eficácia é maior nas 24 primeiras horas do ato sexual (95%), chegando a cair para 50% após esse período. Sobre a ação dos hormônios na fertilidade feminina pode-se afirmar que:
		
	
	O LH é um hormônio que produzido pelos ovários tem a possibilidade de desenvolver o folículo ovariano, local onde se encontra o ovócito II.
	 
	O FSH é um hormônio que atua aumentando a libido sexual e por isso aumenta a possibilidade de gravidez.
	
	A associação do estrógeno e progesterona no período fértil permite o rompimento do folículo ovariano o que propicia a capacidade de gravidez.
	 
	O Estrógeno é um hormônio responsável pelo desenvolvimento do endométrio e do folículo ovariano, assim sua maior produção ocorre especialmente no momento que a mulher está fértil.
	
	A progesterona é um hormônio que atrapalha a gravidez, portanto é o principal componente dos anticoncepcionais.
	Respondido em 21/10/2019 13:50:44
	
Compare com a sua resposta: Na hiperplasia ocorre um aumento do número de células musculares. Na hipertrofia ocorre o aumento do volume das fibras musculares. A hipertrofia ocorre na musculatura estriada esquelética e a hiperplasia ocorre na musculatura lisa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201905752321)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A reprodução envolve nuances que a própria vida nem sempre consegue explicar. Desde a formação das estruturas dos aparelhos reprodutores feminino e masculino, o envolvimento hormonal no processo e mesmo as condições históricas e culturais que permeiam a geração de um novo ser, poderão se desorganizar e então impedir o sucesso reprodutivo. É senso comum pensar que a mulher ao menstruar está preparando seu organismo para uma vida reprodutiva e que por si só a presença deste fluxo menstrual daria a ela a possibilidade de engravidar. Sabemos pois que isso nem sempre é possível, há uma sequência de hormônios que somente liberados de forma adequada permitirão esse evento. Observe os itens abaixo e escolha somente àquele correto:
		
	 
	O FSH é o hormônio produzido pela hipófise e é conhecido como hormônio folículo estimulante. Ele age no folículo ovariano para que o mesmo inicie seu desenvolvimento. O folículo ovariano por sua vez possui células capazes de secretar o estrógeno, hormônio com a capacidade de estimular o desenvolvimento do endométrio, a ovogênese e o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
	
	A tensão pré menstrual é muito semelhante em sintomas aos primeiros dias de gravidez. Nem todas as mulheres terão sintomas como enjoos, ansiedade, dificuldade de dormir, cansaço, irritação, entre outros. Há portanto um consenso clínico em dizer que todos esses são decorrentes de aumento expressivo de estrógeno.
	
	A progesterona é um hormônio de responsabilidade dupla, tanto desenvolve o folículo ovariano quanto o próprio endométrio. A descamação do endométrio é provocada pela queda da progesterona que ocorre logo após ascensão do estrógeno.
	
	O LH é também chamado de hormônio luteinizante que ao ser liberado promove o início do desenvolvimento do folículo ovariano. Dentro deste folículo há uma célula de nome ovócito primário que é estimulada a formar pela ação deste próprio hormônio o óvulo, que é a célula fértil feminina.
	 
	O estrogênio é o primeiro hormônio a ser liberado a partir do desenvolvimento sexual. Ele tem a propriedade de estimular a hipófise e ainda permitir o crescimento do endométrio. Através do endométrio, o útero irá receber o concepto e então iniciar o processo gestacional.
	Respondido em 21/10/2019 14:02:38
	
Compare com a sua resposta: Glóbulos polares são células estéries que se formam quando o ovócito primário sofre meiose desigual, dando origem ao ovócito secundário, célula completa com capacidade gamética e o primeiro glóbulo polar que é uma célula incompleta sem capacidade gamética..
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201905752790)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os conhecimentos fundamentais da Embriologia está correto:
		
	 
	O desenvolvimento humano se inicia quando um ovócito (gameta feminino) é fecundado por um espermatozoide (gameta masculino) gerando o zigoto (célula diploide inicial do desenvolvimento humano).
	
	A Embriologia é a ciência que estuda as características morfofisiológicas dos tecidos humanos.
	
	O período embrionário caracteriza-se pela estagnação do desenvolvimento morfofisiológico, ou seja, não se visualiza muitas modificações visíveis.
	
	Os nove meses da gestação pode ser dividido em 03 (três) trimestres, sendo que o terceiro trimestre abrange a fase mais crítica do desenvolvimento, uma vez que nesta fase são elevados os riscos de abortos espontâneos e malformações congênitas.
	
	O desenvolvimento humano se inicia quando um ovócito (gameta feminino) é fecundado por um espermatozoide (gameta masculino) gerando o zigoto (célula haploide inicial do desenvolvimento humano).
	Respondido em 21/10/2019 14:07:15
	
Compare com a sua resposta: Endoderme, ectoderme e mesoderme.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201906420894)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Baseado no conteúdo estudado na Unidade I da disciplina Histologia e Embriologia, a cerca do ciclo hormonal reprodutivo feminino constituído simultaneamente pelos ciclos menstrual, uterino e ovariano, é correto afirmar:
		
	 
	O ciclo menstrual na mulher adulta possui uma média de 28 dias. As modificações que ocorrem no útero (ciclo uterino) e que levam a descamação do endométrio (período menstrual) são regidas pelas alterações que ocorrem no ovário (ciclo ovariano).
	
	As modificações que ocorrem no útero (ciclo uterino) e que levam a descamação do endométrio (período menstrual) são regidas pelas alterações que ocorrem no ovário (ciclo ovariano). Porém, estes ciclos independem da liberação dos hormônios gonadotrópicos (LH e FSH).
	
	O ciclo menstrual na mulher adulta possui uma média de 50 dias. As modificações que ocorrem no útero (ciclo uterino) e que levam a descamação do endométrio (período menstrual) são regidas pelas alterações que ocorrem no ovário (ciclo ovariano).
	 
	As modificações que ocorrem no útero (ciclo uterino) e que levam a descamação do endométrio (período menstrual) são regidas pelas alterações que ocorrem no ovário (ciclo ovariano). Porém, estes ciclos dependem da liberação dos hormônios gonadotrópicos (Estrógeno e Progesterona).
	
	O ciclo menstrual na mulher adulta possui uma média de 28 dias. As modificações que ocorrem no útero (ciclo uterino) e que levam a descamação do endométrio (período menstrual) são regidas pelas alterações que ocorrem no ovário (ciclo ovariano). Porém, estes ciclos independem da liberação dos hormônios gonadotrópicos (LH e FSH).
	Respondido em 21/10/2019 14:22:45
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201905751900)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A ultrassonografia de uma mulher grávida mostrou que a placenta está implantada com crescimento anormal, alcançando a camada intermediária e espessa da parede do corpo do útero, causando pequenas hemorragias e cólicas, devido á ruptura de alguns pequenos vasos sanguíneos daquela região. De acordo com a descrição, portanto, podemos identificar que esta implantação anormal da placenta alcançou qual camada da parede do útero?
		
	
	Ultrapassou o endométrio e o miométrio completamente , alcançando a superfícieexterna do perimétrio.
	
	A camada funcional e a camada basal do endométrio.
	 
	Ultrapassou o endométrio e alcançou o miométrio.
	
	Ultrapassou o endométrio e o miométrio completamente , alcançando a superfície interna do perimétrio.
	
	Apenas a camada funcional do endométrio.

Continue navegando

Outros materiais