Buscar

TRABALHO POCENTAGEM DE ALCOOL

Prévia do material em texto

Porque o álcool etílico (etanol) possui uma extremidade polar (-CH2-OH) e outra extremidade apolar (-CH3). Com isso, ela pode ser dissolvida tanto na gasolina (formada predominantemente por ocatanas - apolares) e na água (polar). 
Ressalte-se que o álcool tem mais características polares que apolares, portanto se colocarmos água em uma mistura de gasolina com álcool anidro (como a dos postos), o álcool sairá da mistura com a gasolina e se misturará à água.
A água, como todos sabem, é um composto polar que não dissolve compostos apolares devido à inexistência de interações intermoleculares entre tais moléculas (ou, de modo grosseiro: "semelhante dissolve semelhante"). Portanto, a gasolina, um hidrocarboneto e, portanto apolar, não dissolve em água. 
A adição de salmoura (cloreto de sódio ou NaCl), aumenta o caráter polar da água, que ionizará os átomos do cloreto de sódio em Na+ e Cl-. Com isso, a água adquire um caráter mais polar, resultando na absoluta ausência de interações intermoleculares para com as moléculas da gasolina.
DETERMINAÇÃO DA PORCENTAGEM DE ÁLCOOL NA GASOLINA E CÁLCULO DA DENSIDADE DA GASOLINA
1.Introdução.
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). 
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool. 
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui se aplica o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.
A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP - Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24%.
A gasolina padrão tem uma densidade entre 0,72 g/cm³ e 0,75 g/cm³, a gasolina adulterada apresenta, em geral, uma densidade menor, devido a adição de compostos orgânicos menos densos. Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa da substância por seu volume. Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm³).
2.Objetivo: 
Nestes experimentos visou-se calcular a porcentagem de álcool na gasolina e determinar a densidade da gasolina utilizada na experiência.
3.Materiais e Reagentes:
- Becker de 100 ml e 250 ml;
- Bureta 100 ml;
- Piceta com água destilada;
- Funil de vidro;
- Balança analítica marca Bell;
- Provetas de 50 ml e 100ml;
- Proveta de 100 ml com tampa;
- Garra;
- Suporte universal;
- Água destilada;
- Gasolina.
4.Procedimento Experimental:
Após aferir a balança, a mesma foi deixada em condições de uso.
Tarar a proveta de 100 ml seca.
Transferir para a proveta 50 ml de gasolina com o auxílio da bureta.
Tarar novamente o sistema, proveta mais gasolina, transferir, com auxílio de outra proveta, 50 ml de água destilada para proveta com gasolina.
Agitar levemente.
Desenvolvimento e cálculo da densidade:
- Proveta de 100 ml com tampa
M1 = 70,34 g
- Proveta de 100 ml mais gasolina
M2 = 106,68 g
VG = 50 ml
MG = M2 - M1 
MG = 106,68 - 70,34 = 36,34g
Equação do Cálculo da Densidade
D = m / V
DG = 36,34 g / 50 cm³ = 
DG = 0,72 g/cm³
Desenvolvimento e Cálculo da porcentagem de álcool na gasolina:
Após adicionar água à gasolina e feita a agitação, o volume que deveria ser de 100 ml, diminuiu para 98 ml (fenômeno chamado retração de volume). O volume inicial da gasolina também diminuiu já o volume da água aumentou.
Gasolina
Volume inicial = 50 ml
Volume final = 36 ml
Água 
Volume inicial = 50 ml
Volume final = 62 ml
O álcool é mais solúvel em água que em gasolina, dado esse fato, ao adicionar-se água à gasolina, a mesma arrastou o álcool dissolvido aumentando assim o seu volume total.
V I água = 62 ml
V F água = 50 ml
V álcool = Vf – Vi
V álcool = 12 ml
Cálculo da % de álcool
50 ml __________ 100%
12 ml __________ X
X = 24%
5.Resultados Experimentais: : 
A densidade da gasolina analisada foi de 0,72 g/cm³.
A porcentagem de álcool na gasolina analisada foi de 24%.
6.Conclusão: : 
Conclui-se através dos experimentos que a gasolina em analise não estava adulterada, já que sua densidade estava dentro do padrão CNP. E, também, que a quantidade de álcool presente na amostra de gasolina em questão está de acordo com as normas vigentes.
Teor de álcool na gasolina
Esta experiência tem como objetivo determinar o teor de álcool na gasolina; posteriormente, serão discutidos os princípios subjacentes ao método usado para esta determinação. 
QUESTÃO PRÉVIA 
Como se pode determinar a quantidade de álcool na gasolina? 
TEMPO PREVISTO 
Aproximadamente 2 minutos. 
MATERIAL E REAGENTES 
20 mL de água 
20 mL de gasolina 
1 proveta de 40 mL 
1 rolha para tampar a proveta 
1 pipeta de 10 mL (ou seringa hipodérmica)
CUIDADOS 
A gasolina é um líquido tóxico, bastante volátil; durante a realização desta experiência, mantenha o laboratório arejado e evite a inalação dos vapores de gasolina. Por outro lado, a gasolina é altamente inflamável; assim, durante a realização desta experiência, não deve haver qualquer chama acesa no laboratório. 
PROCEDIMENTO 
Usando a pipeta (ou a seringa hipodérmica), coloque 20,0 mL de gasolina na proveta. A seguir, adicione 20,0 mL de água, tampe a proveta com a rolha e agite a mistura água-gasolina. Após deixar o sistema em repouso para que ocorra a separação das fases, determine o volume de cada fase. Então, calcule o teor porcentual de álcool na amostra de gasolina. 
DISCUSSÃO 
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica). 
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool. 
O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui aplica-se o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares. 
O teor porcentual (volume a volume) de álcool na gasolina, T%, pode ser calculado utilizando-se a seguinte expressão: 
T% = (Válcool / Vinicial gasolina)  100% 
onde: 
Válcool = 10,0 mL - Vfinal gasolina 
Note que na última fórmula, o volume 10,0 mL se refere ao volume inicial da mistura gasolina álcool (se este volume for alterado, a fórmula tem que ser modificada de acordo). 
OBSERVAÇÕES 
Atualmente recomenda-se que o teor (volume a volume) de um líquido numa solução líquida seja expresso como concentração em volume,  , (em mL/L, por exemplo). Neste caso, o cálculo seria feito usando a seguinte expressão: 
 = Válcool / 0,0100 L 
onde: 
Válcool = 10,0 mL - Vfinal gasolina 
Novamente, o volume 10,0 mL se refere ao volume inicial da mistura gasolina álcool (se este volume for alterado, a fórmula tem que ser modificada de acordo). 
A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP - ConselhoNacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24%, volume a volume (ou, em unidades de concentração em volume, 180 mL/L a 240 mL/L). Assim, este experimento pode ser usado no contexto de resolução de um problema real mais amplo: verificação do cumprimento ou não da norma do CNP por diferentes postos de gasolina em sua cidade ou região.
QUESTÕES 
Por que o álcool foi extraído pela água? 
É possível separar o querosene (mistura de hidrocarbonetos, que são substâncias apolares) de uma mistura querosene-gasolina colocando-a em contato com água (substância polar)? Por que? 
Uma mistura de duas substâncias, A (polar) e B (apolar), pode ser separada com a utilização de uma substância C (apolar)? E com a utilização de uma substância D (polar)? Por que? 
BIBLIOGRAFIA 
- Roque Cruz, Experimentos de Química em Microescala - Química Orgânica. São Paulo, Editora Scipione, 1992. 
PROVÁVEIS RESPOSTAS À QUESTÃO PRÉVIA 
Destilação - a destilação fracionada poderia ser utilizada para separar o álcool da gasolina. No entanto, ela é inviável devido aos seguintes aspectos: a) uso de calor com uma mistura volátil, explosiva e inflamável; b) necessidade de usar uma coluna de destilação especial (com muitos pratos teóricos). 
Filtração - este método é inadequado para separar álcool de gasolina, pois serve somente para separar líquidos de sólidos (por exemplo, coar café). 
• uma proveta de 100 ml 
• 50 ml de gasolina 
• 50 ml água
Provavelmente, a soma de água e álcool estará próxima de 62 ml, o que 
equivale a 12 ml de álcool (62 ml – 50 ml = 12 ml) . Se havia 12 ml de álcool em 
50 ml de gasolina (misturada ao álcool), então haverá, em 100 partes: 
 	
12 -------- 50 
x -------- 100 
 
Portanto, x = 24% 
Esse valor varia conforme as determinações do Conselho Nacional de 
Petróleo. A tolerância permitida é de aproximadamente 2%. 
• uma proveta de 40ml 
• 20 ml de gasolina 
• 20 ml água
Provavelmente, a soma de água e álcool estará próxima de 16 ml, o que 
equivale a 16 ml de álcool (40 ml – 24 ml = 20 ml) . Se havia 24 ml de álcool em 
40 ml de gasolina (misturada ao álcool), então haverá, em 20partes: 
 	
24 -------- 20 
x ---------- 40 
 
Portanto, x = 24% 
Esse valor varia conforme as determinações do Conselho Nacional de 
Petróleo. A tolerância permitida é de aproximadamente 2%.

Continue navegando