Buscar

Atuação da enfermagem ginecológica na prevenção do câncer de colo uterino

Prévia do material em texto

A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM GINECOLÓGICA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER
 DO COLO DO ÚTERO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Ana Beatriz Aguiar de Andrade, Leticia Aguiar Sales Uchoa e Elisângela de Andrade Aoyama 
Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (UNICEPLAC), Brasília, Brasil
e-mail: annabeatriz.2000.ba@gmail.com / teresaleticiauchoa@gmail.com 
 Palavras-chave: (de três a cinco palavras, separadas por vírgula)
Palavras-chave: Câncer, colo do útero, HPV, prevenção, vida sexual. 
Atualmente jovens têm iniciado a sua vida sexual mais cedo, com isso, ocorre o uso do contraceptivo oral que na maioria dos casos, não segue a recomendação do profissional da saúde e, além disso, os métodos contraceptivos, como os preservativos, passam a não ser usados pelas jovens o que facilita a aquisição de IST. Logo, esse grupo acaba exposto a uma gama de fatores que podem vir a desencadear o câncer. [1]
Isso ocorre na maioria das vezes em função da falta de informação da população acerca da importância da realização do exame preventivo e por medo ou vergonha visto a exposição corporal. O exame preventivo é atualmente um dos mais eficazes métodos de detecção precoce do câncer cérvico uterino, por isso, sua realização de maneira sistemática é de suma importância para o controle desta neoplasia. [2]
 
Analisar a atuação do enfermeiro gineco- logista na prevenção do câncer do colo do útero através da educação em saúde.
O ensaio clinico randomizado, realizada no primeiro semestre de 2019. 
Foi aplicada uma pesquisa de campo em uma amostra de 46 adolescentes do sexo feminino de 13 a 17 anos de idade, através de um questionário com onze perguntas. 
Estes questionários foram aplicados em uma escola privada, para alunas do nono ano ao ensino médio.
Através dos resultados obtidos por meio dos questionários foi realizada uma filtragem dos dados vindos da pesquisa de campo, buscando a correlação com os resultados dos questionários. 
Os resultados quantitativos foram transformados em gráficos e tabelas. 
Devido às incoerências encontradas nos resultados obtidos pela pesquisa de campo podemos observar que algumas meninas não entenderam as perguntas ou mentiram em suas respostas. 
Isso se da pelo tabu criado em cima do assunto “vida sexual”, onde não há um dialogo dentro das famílias, pois os pais não sabem como ou preferem não tocar neste assunto com os filhos e os filhos não se sentem confortáveis em sanar suas duvidas.
A educação em saúde por meio da enfermagem vem com a função de exercer esse papel na vida dos jovens, tirando duvidas e alertando sobre os cuidados necessários.
. 
[1]. Silva BL, Santos RNL, Ribeiro FF, Anjos UU, Anjos UU, Ribeiro KS. Prevenção do câncer de colo uterino e a ampliação da faixa etária de risco. Revista enferm UFPE. 2014; 8(6):1482-90.
[2]. Paula CG, Ribeiro LB, Pereira MC, Bedran T. Atuação do enfermeiro da atenção básica frente ao controle do câncer uterino. Revista do Centro Universitário Newton. 2012; 5 (1 ): 2176 -7785.
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA
RESULTADOS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
OBJETIVO
VIII MOSTRA CIENTÍFICA EM EPIDEMIOLOGIA DO CURSO DE
 03 JUNHO 2019
1

Continue navegando