Buscar

A Importância da Alteridade na Construção da Cidadania

Prévia do material em texto

Sandra ines backes martins
Redação 
 A alteridade pode ser compreendida em diversos contextos, no universo de estudos, da antropologia e filosofia, sendo na construção individual, tanto em relação ao outro.
 Um dos princípios fundamentais, da alteridade é que o homem, na sua credibilidade social, tem uma relação de interação e dependência com o outro, isso porque a alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, em uma relação diferenciada no diálogo e na valorização. Na filosofia a alteridade é o contrário de identidade e na antropologia é conhecida como a ciência da alteridade, tendo o objetivo o estudo do homem na sua plenitude e dos fenômenos que o envolvem.
 A compreensão da alteridade passa pelo reconhecimento da subjetividade presente nas relações e ações sociais, tem como reconhecimento duas formas: referencias conhecidas como a família, amigos, professores, sendo elas próximas e formam os laços da socialização, ou através das relações com sujeitos desconhecidos, como funcionários, contratantes ou pessoas que circulam nas ruas.
 Oque se percebe atualmente são práticas de conduta orientadas, para a expulsão do outro e de vivencia individual, por tanto trata-se de alteridade distante, uma perspectiva individual de ação, o que fragmenta a vida social. 
 Concluindo assim que é fundamental reconhecer que a subjetividade é cominho da inclusão e da construção da cidadania e na superação das desigualdades e preconceito.

Continue navegando