Buscar

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

Prévia do material em texto

Barramentos
Diogo Rabelo
O que são Barramentos
Barramentos são ligações que conectam vários componentes.
Os sistemas de computação contêm um certo número de diferentes barramentos que fornecem os caminhos entre componentes nos vários níveis de hierarquia do sistema de computação. 
Um barramento que liga os componentes principais (processador, memória e E/S) é chamado barramento de sistema.
Os barramentos são “auto-estradas” por onde circula a informação, seja no interior do CPU ou do interior para o exterior, e vice-versa.
Barramento Internos/Externos
Os barramentos internos transportam informação entre os vários componentes internos do processador, isto é, co-processador aritmético, cache L1, registros, etc.
As placas de expansão que são conectadas aos slots, a frequência máxima suportada, IDE, ISA, VLB, PCI, AGP...
Os barramentos externos são três: barramento de dados, barramento de endereços e barramento de controle.
São utilizado para conectar periféricos que ficam fora do gabinete: teclado, mouse, pen drive impressora
Barramento de Endereços
Permite identificar qual o componente e a localização exata dentro do mesmo, para que o processador possa comunicar com ele e enviar os respectivos dados.
Barramento de Dados
Neste barramento, tal como o nome indica, circulam os dados que são recebidos ou enviados.
Um processador de 16 bits tem 16 fios a transmitir e a receber dados pelo que terá um barramento de dados de 16 bits. Se tiver 32 bits, terá o dobro da capacidade de transmitir dados no mesmo espaço de tempo que o de 16 bits.
Barramento de Controle
Tem como função principal a sincronização do processador com os restantes componentes.
Como estes são sempre mais lentos do que o processador, provocam estados de espera que necessitam ser controlados, de modo que o processador e os componentes externos seja feita eficazmente.
Barramento de Endereço
Um barramento de endereços (address bus em inglês) é um barramento, usado por uma UCP ou por dispositivos capazes de usar DMA para informar os endereços físicos/locações de memória de um computador que o microprocessador ou dispositivo deseja acessar (ler/escrever).
Função de indicar endereço de memória dos dados que o processador deve retirar ou enviar. Tipo unidirecional, e;
Barramento IDE
Um controlador ou adaptador de disco rígido IDE basicamente conecta diretamente o barramento ISA ao cabo de 40 pinos padrão IDE. Um máximo de dois discos rígidos (um master e outro slave) podem ser conectados a um mesmo controlador.
Integrated Drive Electronics, foi o primeiro integrou a controladora com o Disco Rígido. Os primeiros HDs com interface IDE foram lançados por volta de 1986 e na época isto já foi uma grande inovação porque os cabos utilizados já eram menores e havia menos problema de sincronismo, o que deixava os processos mais rápidos.
Barramento SATA
O SATA ou Serial ATA, do inglês Serial Advanced Technology Attachment. 
Os Discos Rígidos que utilizam o padrão SATA transferem os dados em série e não em paralelo como o ATA. 
Utiliza dois canais separados, um para enviar e outro para receber dados, isto reduz os problemas de sincronização e interferência, permitindo que frequências mais altas sejam usadas nas transferências.
SATA II
É chamado de SATA II ou SATA 2, basicamente todos os produtos da segunda geração do SATA (aquela com especificação de 3.0Gbit/s). A diferença entre o SATA e o SATA II é a basicamente a velocidade para transferência de dados.
SATA III
Por fim, ( SATA 3.0 , SATA 600 ou SATA 6Gb/s) possui o dobro da velocidade do SATA II, ou seja, 600 MB/s.  Agora vamos ver os recursos do SATA:
1)  NCQ (Native Command Queuing): Organiza os pedidos de escrita e leitura dos dados. Isso permite o atendimento de mais de pedido. Os pedidos que vão chegando são enfileirados. A forma de organizar estes pedidos busca otimizar o movimento das cabeças, ou seja, fazer com que elas se movimentem o mínimo possível. Isso aumenta o desempenho e também a vida útil do dispositivo. O NCQ é obrigatório no SATA II e SATA III (opcional no SATA I).
SATA III
2)  Link Power Management: Permite a economia de energia elétrica. O HD pode assumir três estados: ativo (active), parcialmente ativo (partial) ou inativo (slumber).
3)  Staggered Spin-Up:  Permite ativar ou desativar HDs trabalhando em conjunto (RAID). Também melhora a distribuição de energia entre os discos
4)  Hot Plug:  Permite o  “hot-swap ” (troca a quente), ou seja, é possível conectar a remover dispositivos sem desligar o computador.
Barramento ISA
O ISA foi o primeiro barramento de expansão utilizado em micros PC. Existiram duas versões: os slots de 8 bits, que foram utilizados pelos primeiros PCs e os slots de 16 bits, introduzidos a partir dos micros 286.
ISA é abreviação de "Industry Standard Architeture".
Barramento SCSI
O barramento SCSI (Small Computer System Interface) permite conectar  até 15 dispositivos ao mesmo tempo. E sua velocidade pode chegar até 320 MB/s. Os dispositivos são conectados através de um cabo flat que faz a conexão entre os dispositivos e o slot. Geralmente as placas-mãe não vêm com interfaces SCSI  “on-board “, por isso é necessário instalar uma placa de expansão.
Barramento VLB
Lançado em 93 pela Video Electronics Standards Association (uma associação dos principais fabricantes de placas de vídeo), o VLB (VESA Local Bus) é um barramento de expansão, muito mais rápido que o ISA, EISA ou o MCA.

Continue navegando