Buscar

1 prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.	A administração pública direta é aquela exercida diretamente pela União, estados e municípios que, para tal fim, utiliza-se de ministérios, secretarias, departamentos e outros órgãos, apresentando, assim, uma estrutura eminentemente piramidal. Por outro lado, a administração pública indireta é exercida por outras pessoas jurídicas que não se confundem com os entes federados. Fazem parte da administração pública indireta:
I- Sociedades de economia mista, associações públicas.
II- Autarquias, fundações públicas, empresas públicas.
III- Sociedades de direito privado, empreendedor individual.
IV- Organizações não governamentais, sociedades ilimitadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As opções II e III estão corretas.
 b)	As opções III e IV estão corretas.
 c)	As opções I e IV estão corretas.
 d)	As opções I e II estão corretas.
2.	O setor privado possui instrumentos de controle para garantir a eficácia nos processo, atingindo a eficiência na entrega do produto. A área pública não é diferente da área privada, considerando uma sistematização de controle interno e externo para obter o melhor resultado. Sobre os controles internos, analise as opções a seguir:
I- Poder Legislativo.
II- Tribunais de Contas.
III- Autoridade administrativa.
IV- Ministério Público.
V- Poder Judiciário.
VI- Sociedade em geral.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As opções I e III, IV, V estão corretas.
 b)	As opções V e VI estão corretas.
 c)	Somente a opção III está correta.
 d)	As opções II e III estão corretas.
3.	Com relação à renúncia de receita pública, verificamos que o incentivo fiscal é uma forma de renúncia conforme disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um exemplo de incentivo fiscal:
 a)	Lançamento de dívida ativa.
 b)	Isenção de imposto sobre serviços.
 c)	Credenciamento para licitação.
 d)	Cobrança de alvará de funcionamento.
4.	Ao procurar entender dívida pública, que também é conhecida como dívida governamental, conceitua-se como o termo usado para descrever o endividamento de qualquer divisão administrativa, desde uma simples vila até um país ou nação. A dívida de um governo de um dado país também é chamada, por vezes, de dívida nacional. O endividamento público é dividido em duas categorias: interna e externa. Com relação à dívida interna e externa do país, analise as sentenças a seguir:
I- Dívida externa é a parte da dívida pública que representa o somatório dos débitos, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos por um governo, com entidades financeiras e indivíduos (no Brasil, por exemplo, através do Tesouro Direto) de seu próprio país.
II- Dívida Interna compreende a parte da dívida pública que representa o somatório dos débitos, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos por um governo, com entidades financeiras de seu próprio país.
III- Dívida externa é a somatória dos débitos de um país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, por empresas estatais ou privadas. Os recursos podem ser provenientes de governos, entidades financeiras internacionais (FMI, Banco Mundial etc.), bancos ou empresas privadas.
IV- Dívida interna é o montante de débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos no exterior. Estes empréstimos são feitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças I e IV estão corretas.
 b)	As sentenças I e III estão corretas.
 c)	As sentenças II e III estão corretas.
 d)	As sentenças III e IV estão corretas.
5.	Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, quando houver criação, expansão, aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento de despesa, será acompanhado por alguns critérios. Sobre esses critérios, analise as sentenças a seguir:
I- Declaração do ordenador da despesa quanto à adequação orçamentária/financeira.
II- A exatidão do impacto que provocará dentro do orçamentário/financeiro.
III- Apresentação da metodologia de cálculos dos impactos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a)	As sentenças I e III estão corretas.
 b)	Somente a sentença I está correta.
 c)	As sentenças II e III estão corretas.
 d)	Somente a sentença II está correta.
6.	A Lei de Responsabilidade Fiscal está focada em quatro pilares, os quais determinam a adoção de uma nova conduta do administrador público pautada na ética da gestão fiscal para com os superiores interesses da população. Sobre os quatro pilares conhecidos como os princípios da gestão fiscal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Planejamento e controle.
( ) Responsabilidade fiscal e transparência.
( ) Responsabilidade judiciária e análise de risco.
( ) Responsabilidade legislativa e análise de balanço.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	F - V - V - F.
 b)	V - V - F - F.
 c)	F - F - V - V.
 d)	V - F - V - F.
7.	A LRF, aprovada em 2000 pelo Congresso Nacional, introduziu novas responsabilidades para o administrador público com relação aos orçamentos da União, dos estados e municípios, como limite de gastos com pessoal, proibição de criar despesas de duração continuada sem uma fonte segura de receitas, entre outros. A lei introduziu a restrição orçamentária na legislação brasileira e criou a disciplina fiscal para os três poderes. Quanto à função dos três poderes brasileiros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Poder Executivo.
II- Poder Legislativo.
III- Poder Judiciário.
( ) É o poder do Estado que tem como objetivo governar o povo e administrar os interesses públicos, cumprindo as ordenações legais e a Constituição do seu país. Sua principal função é a administrativa.
( ) É o poder do Estado responsável pela administração da Justiça na sociedade, através do cumprimento de normas e leis judiciais e constitucionais, ou seja, é atribuída a função judiciária, é aquele que aplica as leis.
( ) É o poder do Estado responsável pela elaboração das leis que regulam o Estado, a conduta dos cidadãos e das organizações públicas e privadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	I - III - II.
 b)	II - III - I.
 c)	I - II - III.
 d)	III - II - I.
8.	As despesas com relação a pessoal não podem ultrapassar percentuais estipulados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Com relação à União, a Receita Corrente Líquida tem o limite de 50%. Com base nesta afirmação ela pode subdividir esse percentual de acordo com suas responsabilidades. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Executivo.
II- Judiciário.
III- Legislativo.
IV- Ministério Público.
( ) 40,9%.
( ) 6%.
( ) 2,5%.
( ) 0,6%.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	I - II - III - IV.
 b)	IV - III - II - I.
 c)	II - IV - I - III.
 d)	III - I - IV - II.
9.	A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece que nos dois últimos quadrimestres do último ano de mandato é vedado ao governante contrair obrigação de despesa que não possa ser paga no mesmo exercício. Se isso ocorrer, o governante deverá assegurar disponibilidade de caixa para o exercício seguinte. Durante esse período, o gestor público deverá obedecer a alguns critérios para assumir despesas. Sobre esses critérios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Analisar qual o valor final das despesas previstas até o final do exercício. 
( ) Verificar se a despesa adquirida será liquidada até o final do exercício.
( ) Calcular com base no último ano do gestor público anterior qual o valor arrecadado.
( ) Verificar se a nova despesa terá sua primeira parcela paga até o último dia do exercício do mandato.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	F - F - V - V.
 b)	F - V - V - F.
 c)	V - F - F - V.
 d)	V - V - F - F.
10.	A Lei de Responsabilidade
Fical (LRF) apoia-se em quatro eixos: o planejamento, a transparência, o controle e a responsabilização. A transparência constitui o eixo principal da LRF, uma vez que, além de necessária desde a fase do planejamento, dela depende um efetivo controle que possibilite a responsabilização. Atualmente, a busca por transparência nos atos da administração pública, com destaque para o acompanhamento da elaboração, execução e prestação de contas do orçamento, está sendo gradativamente implementada no país. Referente aos quesitos que colaboram para a transparência na gestão fiscal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Desestimula o mercado e os investimentos externos. 
( ) Afeta negativamente o exercício do próximo gestor público.
( ) Define responsabilidades, justifica desvios e indica formas de correção.
( ) Colabora para que os limites e metas sejam atendidos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)	F - F - V - V.
 b)	F - V - F - V.
 c)	V - F - V - F.
 d)	V - F - F - V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando