Buscar

ETICA FINAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O realismo moral não é uma visão ou corrente filosófica independente, como o empirismo, o racionalismo ou o idealismo. Uma compreensão enganosa sobre o realismo é afirmar que a moralidade é uma coisa em si, independente da mente. Nesse sentido, o realismo é um dos temas centrais no debate da metaética, tanto clássica quanto contemporânea. Disserte sobre o realismo moral.
	Resposta Esperada:
A maioria dos grandes filósofos morais, ao longo da história, tem sido realistas no que diz respeito à existência de fatos genuínos sobre o que deveríamos fazer moralmente e sobre que tipo de vida é melhor, e que essas não são meras questões de opinião, ou incapaz de ser verdadeira ou falsa. O realismo moral afirma que há fatos genuínos sobre o que é moralmente certo ou errado - fatos que são independentes do que qualquer pessoa, ou qualquer sociedade, pensa ser moralmente certo ou errado.
	
	Os praticantes da ética aplicada estão envolvidos no debate em torno de uma questão geral que os divide em seus posicionamentos e deliberações. Disserte sobre esta questão que divide os praticantes da ética aplicada.
	Resposta Esperada:
Os aspectos da questão geral divide os praticantes da ética aplicada. Para alguns, o afastamento do modelo dedutivo de resolução de problemas na ética aplicada estimulou um interesse renovado nos aspectos processuais da deliberação e decisão morais do grupo. Eles começaram a considerar muito mais seriamente a questão de quais características um procedimento de decisão deve ter se suas conclusões devem ser consideradas moralmente justificadas. Parece haver apoio considerável para a visão de que um juízo moral justificado deve representar, em algum sentido, um consenso livre e informado de todas as partes interessadas. O problema central é obter uma compreensão mais completa da natureza dos vieses e distorções que afetam os procedimentos de decisão em contextos sociais e culturais específicos e, assim, esclarecer as condições sob as quais podemos ter certeza de que pelo menos aproximamos tal consenso.

Outros materiais