Buscar

AVA 2 CIENCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703875449)
	Nossas vivências pessoais estão em estreita conexão com as experiências de outros tantos indivíduos; isto porque nascemos e vivemos em sociedade, Entretanto, diferente de formigas, abelhas e outros animais em que tal processo é reduzido ao mais ínfimo pormenor por instintos hereditários rígidos, a relação indivíduo e sociedade depende de um aprendizado ao qual chamamos socialização. (MELLO, p. 24, grifos da autora). Marque o item CORRETO no que se refere ao processo de socialização:
		
	
	Na medida em que vamos crescendo e tomamos consciência de nós e dos outros, interagimos com um mundo que já existia antes de nós, e aqueles instintos, tão necessários nos primeiros anos de nossa vida, vão sendo moldados em função das exigências culturais presentes no interior de nossas sociedades.
	
	É a adoção de padrões de comportamento, normas, regras e valores do nosso mundo social. Eles começam na infância e prosseguem até a meia idade.
	
	Quando nascemos somos apenas um corpo biológico equipado de uma complexa e diversa capacidade de instintos necessários à nossa sobrevivência.
	
	Amala e Kamala, as meninas lobo, são exemplo de que podemos nos tornar humanos apenas no convívio com animais.
	
	É a possibilidade de vivermos em total isolamento, uma vez que há como nos tornarmos seres humanos interagindo tão-somente com outros animais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703765419)
	Segundo DURKHEIM a divisão do trabalho social nas sociedades complexas tem como resultado:
		
	
	o conjunto das regras sociais que eliminam a possibilidade de Anomia Social
	
	a existência de regras sociais que eliminam a possibilidade de suicídio anômico
	
	a solidariedade mecânica.
	
	a solidariedade orgânica, fortalecida pelos laços de interdependência entre os humanos.
	
	a diminuição das forças produtivas e da consciência de classe.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703777311)
	A cultura é uma característica essencialmente humana, mas nem todas as sociedades apresentam formas e padrões culturais idênticos. A partir da afirmação acima, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	Os povos que não tiveram contato com outras culturas mantêm-se inalterados ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser estática.
	
	Os povos que não tiveram contato com outras culturas alteram-se ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser dinâmica.
	
	A tolerância e aceitação da diferença permite compreender de forma mais adequada as culturas diferentes da nossa a partir de um ponto de vista não etnocêntrico
	
	Compartilhar valores e códigos é essencial para a definição e compreensão de uma cultura, mas isso não significa que a cultura seja homogênea e que os indivíduos participem dela sempre da mesma forma.
	
	A diferença entre culturas pode ser percebida não apenas quando comparamos culturas distintas, mas também ao observarmos, no interior das culturas, os grupos e segmentos diversos que dela fazem parte
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703906340)
	As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas científicas que estudam os aspectos sociais das diversas realidades humanas. Elas têm como objeto de estudo
		
	
	Tudo o que diz respeito aos conhecimentos humanos.
	
	Tudo o que diz respeito às criações humanas.
	
	Tudo o que diz respeito às naturezas humanas.
	
	Tudo o que diz respeito às culturas humanas.
	
	Tudo o que diz respeito às mentes humanas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703843997)
	Dentre os principais autores articuladores da Sociologia na sua fase inicial de desenvolvimento, é CORRETO citar os nomes de:
		
	
	Marx e Foucault
	
	Descartes e Marx
	
	Aristóteles e Comte
	
	Comte e Durkheim
	
	Durkheim e Platão

Continue navegando