Buscar

Biblioteca_1710515 (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TÍTULOS DE RENDA FIXA E SUAS CARACTERÍSTICAS
MERCADO FINANCEIRO
Danrley dos Santos Rufino
Jennifer Silva
Kelrie Simonelli
Liney Leite
Objetivo
OBJETIVO GERAL
É demonstrar que os fundos de investimento de Renda Fixa, funcionam como um condomínio de investidores, com objetivos comuns, que se juntam para dividir os custos de administração e ter acesso a aplicações destinadas aqueles que pretendem deixar seu dinheiro aplicado por determinado tempo sem mexer nele.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar as formas de investimentos em títulos de renda fixa que existem no mercado financeiro e como elas podem ajudar o investidor a ter uma rentabilidade melhor entre aquele ou aqueles que escolher.
DEFINIÇÃO DO PRODUTO
Título de renda fixa é uma modalidade de investimento onde a rentabilidade é 
previsível, para quem procura rendimentos mais estáveis e seguros. Nesse tipo de aplicação, os investidores conhecem previamente a remuneração que terão ou conhecem o indexador (taxa de câmbio ou taxa de juros corrigida pela inflação) que será o índice remunerador da aplicação.
APLICAÇÃO DO PRODUTO
Poupança
CDB (Certificados de Depósito Bancário)
CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro)
Tesouro Direto
LCI e LCA
Letra de Câmbio
CRI/CRA
Debêntures
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
Poupança: A conta poupança é a caderneta, ela é regulada pelo Banco Central. Para possuir é necessário abrir uma conta poupança em um banco. podendo movimentar a conta, 
porém a rentabilidade só existe quando não há movimentação.
LCI e LCA: A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são dois tipos de investimento em renda fixa isentos de Imposto de Renda que costumam garantir retornos bem superiores ao da caderneta de poupança. Podendo ser rentáveis como pré ou pós-fixadas.
CDB (Certificado de Depósito Bancário): Título que os bancos emitem para se capitalizar - ou seja, conseguir dinheiro para financiar suas atividades de crédito. Portanto, ao adquirir um CDB, o investidor está efetuando uma espécie de “empréstimo” para a instituição bancária em troca de uma rentabilidade diária. Existem três tipos principais de CDB: o prefixado, o pós-fixado e os que pagam juros mais um índice de inflação. 
Letra de Câmbio: Instrumento de captação das financeiras, com o objetivo de financiar suas atividades. Você empresta dinheiro às financeiras em troca de uma rentabilidade preestabelecida.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
VANTAGENS DO PRODUTO
Rentabilidade
Segurança
Facilidade de aplicação 
Acessibilidade para todos os investidores
Isenção de IR (LCA LCI)
DESVANTAGENS DO PRODUTO
Carência: alguns investimentos de renda fixa possuem prazo de carência, em que você não pode solicitar o resgate antecipado. Assim, caso precise do valor, terá que pagar multas e perderá parte dos rendimentos.
Taxas: investir em renda fixa possui taxas e tributos, por exemplo, no Tesouro Direto há o IR o IOF e a taxa de custódia que incidem sobre os rendimentos.
AQUISIÇÃO/CONTRATAÇÃO DO PRODUTO
Ela pode ser emitida por instituições financeiras privadas e públicas, como os bancos, corretoras ou pelo governo.
TAXA OU RETORNO - CDB
O retorno dos investidores costuma variar com o tamanho do banco (os maiores pagam menos) e a necessidade de captação de recursos dessa instituição financeira. É importante sempre negociar a taxa de remuneração com o banco antes de definir a compra de um título. E se o banco quiser pagar menos de 95% do CDI (certificado de depósito interbancário) pela aplicação, costuma ser mais interessante emprestar dinheiro ao governo e comprar LFT pelo Tesouro Direto, com um risco menor. 
CASO REAL RELACIONADO AO PRODUTO
Remuneração da caderneta de poupança poderá ser atrelada à inflação
Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/remuneracao-da-caderneta-de-poupanca-podera-ser-atrelada-inflacao-23945118 – Acesso em: 14/09/2019
O governo estuda modificar a remuneração da caderneta de poupança para ampliar os recursos destinados ao financiamento do setor da habitação. A ideia seria assegurar aos poupadores pelo menos um rendimento equivalente a 70% da taxa básica de juros (Selic), independentemente do patamar da Selic, e substituir a Taxa Referencial (TR), que atualmente está em zero, pelo índice oficial de inflação (IPCA), segundo uma fonte a par das discussões.
O assunto está sendo discutido de forma reservada entre o Banco Central (BC) e o Ministério da Economia. A mudança visa proporcionar uma fonte alternativa de recursos para a habitação com a chamada securitização no mercado financeiro.
Conclusão
Os títulos de renda fixa são variados, um pra cada tipo de investidor, conservador, moderado e agressivo. Não existe um produto de renda fixa certo ou errado, e sim, os que se adequam a cada um destes perfis. 
Apresentamos os principais produtos de renda fixa e suas características, os mais conhecidos: Poupança, CDB, LCI/LCA e LC. 
Existem investimentos além da poupança ou caderneta, investimentos com maior rentabilidade, e todos nós podemos se tornar investidores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando