Buscar

avaliando parcial - etica - 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502082988)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Pedro, caminhoneiro, foi dispensado pela Transportadora Carga Pesada Ltda, porém o empregador não cumpriu com as obrigações trabalhistas decorrentes da dispensa. Diante dessa situação, Pedro, pessoalmente, ajuizou reclamação trabalhista pleiteando as verbas rescisórias. Diante da situação apresentada, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	a) Para ajuizar reclamação trabalhista é imprescindível a constituição de patrono, face ao princípio da indispensabilidade do advogado.
	
	c) O ius postulandi na Justiça do Trabalho só é possível se o autor tem formação superior.
	 
	b) Apenas nas reclamações trabalhistas em que o valor da causa não excede 20 salários mínimos é facultativo o patrocínio por advogado.
	 
	d) O ius postulandi nas reclamações trabalhistas é uma exceção ao princípio da indispensabilidade do advogado.
	Respondido em 17/09/2019 01:54:57
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201502087020)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Atualmente, uma pessoa - que não é Advogado - pode defender os seus interesses em juízo pessoalmente, isto é, sem constituir um Advogado?
		
	
	(a) Não pode, em hipótese alguma;
	
	(b) Só pode fazê-lo para impetração do habeas corpus;
	 
	(d) Só pode fazê-lo nos casos de impetração de habeas corpus, de Reclamacão Trabalhista, dos Juizados Especiais (Cíveis e Criminais) e da Justiça de Paz.
	
	(c) Só pode fazê-lo para impetração do habeas corpus, bem como na Ação Popular, na Reclamação Trabalhista, nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e no Mandado de Segurança
	Respondido em 17/09/2019 01:55:17
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504721424)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Bacharel em Direito, perito criminal, teve êxito no Exame de Ordem e procedeu ao seu requerimento para a inscrição nos quadros da OAB. Sobre este pedido de inscrição, assinale a opção correta.
		
	
	O requerimento será deferido, porque o êxito no  exame de ordem concede imediatamente a  inscrição nos quadros.
	 
	O requerimento será deferido, porque cumpriu as exigências legais para inscrição nos quadros.
	 
	O requerimento será indeferido, porque a exigência de não exercer atividade incompatível com a advocacia é requisito necessário para a inscrição.
 
	
	O requerimento será indeferido, porque perito criminal não poderia ter feito o exame de ordem apenas a graduação em Direito.
	
	O requerimento será deferido, porque o candidato teve êxito no exame de ordem, único requisito necessário.
	Respondido em 17/09/2019 01:56:12
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502335374)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	((XIX Exame Unificado/2016/adaptada) - Victor nasceu no Estado do Rio de Janeiro e formou-se em Direito no Estado de São Paulo. Posteriormente, passou a residir, e pretende atuar profissionalmente como advogado, em Fortaleza, Ceará. Porém, em razão de seus contatos no Rio de Janeiro, foi convidado a intervir também em feitos judiciais em favor de clientes nesse Estado, cabendo-lhe patrocinar seis causas no ano de 2015. Diante do exposto, assinale a opção correta.
		
	
	Vitor não terá necessidade de solicitar sua inscrição suplementar, pois o EOAB permite que ele atue profissionalmente. sem distinção, em todo território nacional.
	 
	A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional do Ceará. Afinal, a inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território ele pretende estabelecer o seu domicílio profissional. Além da principal, Victor deverá promover a inscrição suplementar no Conselho Seccional do Rio de Janeiro, já que esta é exigida diante de intervenção judicial que exceda cinco causas por ano.
	 
	A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional do Ceará. Isso porque a inscrição principal do advogado deve ser feita no Conselho Seccional em cujo território pretende estabelecer o seu domicílio profissional. A promoção de inscrição suplementar no Conselho Seccional do Rio de Janeiro será facultativa, pois as intervenções judiciais pontuais, como as causas em que Victor atuará, não configuram habitualidade no exercício da profissão.
	
	A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional de São Paulo, já que a inscrição principal do advogado é feita no Conselho Seccional em cujo território se localize seu curso jurídico. Além da principal, Victor terá a faculdade de promover sua inscrição suplementar nos Conselhos Seccionais do Ceará e do Rio de Janeiro, onde pretende exercer a profissão.
	
	A inscrição principal de Victor deve ser realizada no Conselho Seccional do Rio de Janeiro, pois o Estatuto da OAB determina que esta seja promovida no Conselho Seccional em cujo território o advogado exercer intervenção judicial que exceda três causas por ano. Além da principal, Victor poderá promover sua inscrição suplementar nos Conselhos Seccionais do Ceará e de São Paulo
	Respondido em 17/09/2019 01:57:30
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502131735)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O exercício da advocacia é privativo dos inscritos na OAB. Nesse sentido, é defeso ao advogado e à sociedade estrangeira:
		
	
	o pagamento de anuidade para inscrição nos quadros.
	
	a consultoria em direito estrangeiro do seu país de origem;
	
	o uso da razão social ¿Consultores em Direito Estrangeiro¿;
	
	a inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil;
	 
	o procuratório e a consultoria em direito brasileiro;
	Respondido em 17/09/2019 01:59:09
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201502248792)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em conformidade com as disposições do Código de Ética e Disciplina acerca (CED) dos deveres dos advogados públicos, marque a opção ERRADA:
		
	
	Os advogados públicos devem submeter-se às normas constantes da Lei 8.906/94 (EOAB), do CED e demais atos normativos editados pela OAB, salvo quando colidirem com as normas específicas dos seus cargos.
	
	Exercer suas funções com independência técnica, contribuindo para a solução ou redução de litigiosidade, sempre que possível.
	 
	Com base na garantia constitucional da liberdade profissional, a advocacia pública não se vincula com a OAB.
	
	Os advogados públicos podem participar de conselhos da OAB.
	
	Preservar suas prerrogativas e zelar pelo direito de receber igual tratamento das pessoas com as quais se relacione.
	Respondido em 17/09/2019 02:01:19
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201502081463)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Constitui um direito do advogado, previsto no Estatuto da Advocacia e da OAB,
		
	 
	dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente do horário previamente marcado ou outra condição, observando-se a ordem de chegada.
	
	comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, exceto se considerados incomunicável.
	
	examinar em qualquer repartição policial, apenas com procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos.
	
	ingressar livremente nas salas de sessões dos tribunais, somente até os cancelos que separam a parte reservada dos juízes.
	
	Não ter acesso aos autos de processo administrativos sigilosos, mesmo munido de procuração.
	Respondido em 17/09/2019 02:02:02
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201502435720)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(XVIII Exame de Ordem Unificado - Ampliada) Os advogados criminalistas X e Y atuavam em diversas ações penais e inquéritos em favor de um grupo de pessoas acusadas de pertencer a determinada organização criminosa, supostamente destinada ao tráfico de drogas. Ao perceber que não havia outros meios disponíveis para a obtenção de provascontra os investigados, o juiz, no âmbito de um dos inquéritos instaurados para investigar o grupo, atendendo à representação da autoridade policial e considerando manifestação favorável do Ministério Público, determinou o afastamento do sigilo telefônico dos advogados constituídos nos autos dos aludidos procedimentos, embora não houvesse indícios da prática de crimes por estes últimos. As conversas entre os investigados e seus advogados, bem como aquelas havidas entre os advogados X e Y, foram posteriormente usadas para fundamentar a denúncia oferecida contra seus clientes. Considerando-se a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	A prova é ilícita, uma vez que as comunicações telefônicas do advogado são invioláveis quando disserem respeito ao exercício da profissão, bem como se não houver indícios da prática de crime pelo advogado.
	
	A prova é lícita, pois não havia outro meio disponível para a obtenção de provas.
	
	A prova é lícita, pois foi determinada por juiz competente e ouvido previamente o Ministério Público.
	
	Considerando que não havia outro meio disponível para a obtenção de provas, bem como que se tratava de investigação de prática de crime cometido no âmbito de organização criminosa, é ilícita a prova obtida a partir dos diálogos havidos entre os advogados e seus clientes. É, no entanto, lícita a prova obtida a partir dos diálogos havidos entre os advogados X e Y.
	
	A prova é lícita, pois tratava-se de investigação de prática de crime cometido no âmbito de organização criminosa.
	Respondido em 17/09/2019 02:03:58
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201504395110)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA. O anúncio de serviços advocatícios
		
	
	é expressamente vedado, em qualquer situação e por qualquer meio.
	
	pode conter lista de clientes, desde que com autorização destes.
	
	pode conter quaisquer títulos ou qualificações e deve mencionar o nome completo e o número da inscrição do advogado na OAB.
	 
	a divulgação em colunas de jornais ou textos  não poderá induzir o leitor a litigar nem promover a captação clientela.
	
	poderá informar cargos público anteriormente exercidos.
	Respondido em 17/09/2019 02:05:38
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201504396436)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Assinale a opção correta quanto a publicidade na advocacia.
		
	 
	É permitida a divulgação de informações sobre as dimensões, qualidade ou estrutura do escritório de advocacia.
	
	É permitida a indicação de endereço do escritório em colunas de jornais e revistas escritas pelo advogado.
	
	O advogado em entrevista à imprensa pode mencionar seus clientes e demandas sob seu patrocínio.
	 
	É permitido o anúncio em forma de placa de identificação do escritório apenas no local onde este esteja instalado.
	
	É permitida a ampla divulgação de valores dos serviços advocatícios.

Continue navegando