Buscar

HISTÓRIA DA ÁFRICA PRÉ EXERCICIO04

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA ÁFRICA PRÉ-COLONIZAÇÃO
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0511_EX_A1_201901063135_V4 
	26/10/2019
	Aluno(a): GIVANILSON SILVA PEREIRA
	
	Disciplina: CEL0511 - HISTÓRIA DA ÁFRICA PRÉ-COLONIZAÇÃO 
	201901063135
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O rio São Francisco, no Brasil, e o Nilo, na África, apesar de suas diferenças de extensão, traçado e paisagens percorridas, oferecem algumas sugestivas analogias geográficas. Isto ocorre porque apresentam
		
	
	médios e baixos cursos em zonas desérticas que se beneficiam com a regularidade de suas cheias, obtidas graças aos grandes represamentos realizados nos altos cursos.
	
	trechos terminais fertilíssimos, em forma de grandes deltas intensivamente cultivados, situados em oceanos abertos.
	 
	longos cursos permanentes de direção Sul-Norte, cortando zonas de climas quentes muito contratantes, inclusive secos, alimentados por cabeceiras situadas em áreas úmidas.
	
	trechos terminais em forma de estuários, situados em regiões intertropicais secas, e nascentes em áreas equatoriais úmidas.
	
	cursos típicos de planaltos com climas tropicais de estações alternadas, só atingindo cotas abaixo de 200m em trechos bem próximos da foz.
	Respondido em 26/10/2019 13:51:56
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre as linguas africanas, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O ramo cuxítico divide-se em subgrupos bem diferentes entre si: central, setentrional, meridional, ocidental e oriental.
	
	O ramo chádico engloba o haussa, idioma mais falado da África Ocidental, que, na verdade, constitui uma linhagem de vários idiomas. Dentro do grupo haussá, temos ainda outras centenas de línguas. O ramo divide-se em nove subgrupos, dentre os quais o haussá é um deles
	
	O semítico ocidental subdivide-se entre semítico do sudoeste e do noroeste. Este engloba o cananeu (hebraico, moabita, fenício e, provavelmente, ugarítico) e o aramaico. Só o hebraico e alguns dialetos do aramaico sobrevivem ainda hoje ¿ este, especialmente em Israel, Síria e Norte do Iraque.
	
	O semítico do sudoeste divide-se em norte e sul, sendo aquele presente no mundo árabe propriamente dito, a saber, norte da África, Oriente Médio e pedaços do Sudão. O lado sul do ramo, por sua vez, nos interessa, sobretudo por ser conhecido em sua forma mais primitiva por meio de inscrições mineias, sabeias e catabânicas. 
	 
	O setentrional compreende as duas línguas cuxíticas com o maior número de falantes: o somali e o gala. Esse subgrupo, por sua vez, ainda se subdivide em quatro grupos, que totalizam vinte idiomas.
	Respondido em 26/10/2019 17:21:35
	
Explicação:
O setentrional apresenta uma só língua, o beja. O subgrupo central engloba as línguas conhecidas como agaw, que era utilizada na Antiguidade pelos falasha, judeus etíopes.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O diálogo da História com outras disciplinas, especialmente ao longo do século XX, foi fundamental para ampliar o conhecimento sobre a história e a cultura do continente africano. Sobre esse aspecto, podemos considerar:
I. As relações entre a História e a Antropologia são de grande valia para a interpretação das diferentes culturas africanas;
 II. O uso dos métodos arqueológicos é importante para análise da cultura material das diferentes sociedades;
 III. O diálogo da História com a Sociologia se mostra eficaz na identificação dos grupos sociais que se encontram num nível de desenvolvimento mais avançado e aqueles que ainda estão em estágio mais primitivo.
		
	 
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	Respondido em 26/10/2019 17:23:44
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As historias sobre o personagem Tarzan ajudaram a difundir, no ocidente, a imagem de uma África:
		
	 
	Selvagem.
	
	Rica e desenvolvida.
	
	Altamente civilizada.
	
	Rica em flora e fauna e com um povo que vivia em paz.
	
	Povoada por sociedades semelhantes às sociedades da Europa ocidental.
	Respondido em 26/10/2019 17:24:25
	
Explicação:
A resposta correta é a da letra d, conforme pode ser verificado na tela 6 da aula online 1. Tarzan reforçou uma imagem já difundida da África, na qual o continente aparece como uma região homogênea, terra de leões, girafas, zebras, rinocerontes e também de algumas tribos compostas por homens e mulheres negros que se vestiam como leopardos e possuíam pouco contato com o que se costuma chamar de ¿mundo civilizado¿.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	¿Eu tinha 19 anos. Minha colega de quarto americana ficou chocada comigo. Ela perguntou onde eu tinha aprendido a falar inglês tão bem e ficou confusa quando eu disse que, por acaso, a Nigéria tinha o inglês como sua língua oficial¿. ADICHIE, C. Os Perigos de uma História Única. A reação mencionada no texto esconde uma característica presente no imaginário do senso comum sobre a África. Sobre isto, assinale a alternativa correta.
		
	
	A citação é expressiva dos perigos de uma história única, neste caso, daquela que os africanos contaram sobre si mesmos.
	
	A reação da amiga americana é reflexo de uma visão nacionalista de que sua língua deveria ser restrita aos países anglófilos.
	
	A confusão relatada no texto refere-se à dificuldade em entender a adoção do inglês como língua oficial em um continente marcado por lutas fratricidas e guerras civis.
	
	A confusão da colega de quarto, mencionada no texto, está ligada à valorização da multiplicidade de línguas nativas no continente africano.
	 
	O texto representa, de forma anedótica, o senso comum estereotipado acerca do continente africano.
	Respondido em 26/10/2019 17:26:22
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No princípio, era o principal componente da cultura regional popular entre os brasileiros de origem africana, mas logo o Samba de Roda foi adotado pelos migrantes procedentes do Rio de Janeiro e influenciou a evolução do samba urbano, que se converteu em símbolo da identidade nacional brasileira no século XX. (...)
Uma das características desse samba é que os participantes se reúnem em um círculo chamado roda. Geralmente, apenas as mulheres dançam. Uma por uma, elas vão se colocando no centro do círculo formado pelos outros dançarinos, que cantam e batem palmas ao seu redor. Essa coreografia frequentemente improvisada se baseia nos movimentos dos pés, das pernas e dos quadris.
Um dos movimentos mais característicos é a famosa umbigada (movimento de umbigo), de origem banto, pelo qual a dançarina convida quem vai sucedê-la no centro do círculo. Existem outros detalhes específicos, como canções típicas, o passo de dança chamado miudinho, a utilização de instrumentos raspados e a viola machete, um tipo de viola pequena, originária de Portugal, e canções.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-cultural-heritage-list-brazil/samba-de-roda-do-reconcavo-baiano/
A partir das informações acima acerca dessa manifestação cultural, marque a alternativa correta.
		
	 
	Esse é um exemplo de que não se pode falar de uma cultura pura, original, pois as práticas sociais são consequências das mais diversas interações e assimilações de povos, algo muito comum na África pré-colonial.
	
	Essa manifestação cultural não tem identidade africana pois é uma representação criada por escravos no Brasil, sem conexões com as práticas culturais do continente africano.
	
	Não há como falar de cultura de origem africana, como na referência à cultura dos bantosporque não há registro escrito que aponte se tal prática realmente existia entre os bantos.
	
	A prática cultural não pode ser identificada como de origem africana porque inclui elementos da cultura europeia, do grupo étnico que participou da dominação de negros para escravidão.
	
	O samba de roda no Recôncavo baiano não tem a sua importância como fonte histórica ou manifestação cultural por ser uma imitação de algo que já existia entre escravos e seus descendentes no Rio de Janeiro.
	Respondido em 26/10/2019 17:28:37
	
Explicação:
A questão aborda o tema da cultura como um elemento que nos permite a dialogar com fontes históricas. O processo cultural é híbrido, sendo o  africano um dos mais miscigenados que temos. O ponto a ser destacado é que muito mais que "choque" de culturas, prevalece o de interação e assimilação culural, como práticas de matriz africana no Brasil resgatarem elementos originais da África.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre a diversidade do continente africano, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A preservação da memória e a coabitação de diferentes povos em um mesmo território eram outras características fundadoras daquela complexa sociedade, que fazia conviver impérios poderosos, reinos consolidados e pequenas aldeias, nas quais a lei era a linhagem
	
	O vínculo parental era a base da divisão social africana, como bem perceberam diferentes antropólogos que por lá pesquisaram entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. 
	 
	Entre os africanos a organização social e econômica girava em torno de vínculos de parentesco em famílias pequenas, uma vez que não tinham o hábito de geração de descendentes, devido a um rígido controle de natalidade.
	
	Por meio dos aspectos linguísticos, étnicos e historiográficos, percebemos a diversidade extrema do continente africano, e concluímos que a partilha estabelecida pela Conferência de Berlim tratou-se de uma divisão arbitrária e imposta a uma população paulatinamente forçada a imaginar comunidades e criar identidades nacionais para uma realidade completamente desconexa da organização estatal europeia. 
	
	Essa diversidade, ao contrário do que se pensa comumente, não passou despercebida pelos colonizadores europeus do século XV. A percepção dos "modos de vida bem distintos dos seus" foi clara aos europeus logo no primeiro contato.
	Respondido em 26/10/2019 17:30:37
	
Explicação:
Entre os africanos a organização social e econômica girava em torno de vínculos de parentesco em famílias extensas, da coabitação de vários povos num mesmo território, da exploração tributária de um povo por outro
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A África possui uma característica natural que faz com que ela seja chamada "continente espelho". essa característica é:
		
	
	O formato do continente que se espelha ao formato da América do Sul
	
	Além das florestas características da zona equatorial, seus outros cinco tipos de vegetação.
	
	O tipo de solo, especialmente o do Deserto do Saara que reflete a luz solar provocando uma claridade muito grande durante o dia.
	
	A aparência da água de seus rios e mares, muito cristalina.
	 
	A relação entre as diferentes vegetações com os diferentes climas, que cortam o continente de forma horizontal, ordenados a partir da linha do Equador.
	Respondido em 26/10/2019 17:31:01

Continue navegando