Buscar

Têmpera de Aço: Processo e Resultados

Prévia do material em texto

Têmpera 
Acadêmico: Tiago Godoi Pereira
Tratamentos térmicos e termoquímicos – Engenharia Mecânica
 Centro Universitário de Anápolis – Unievangélica
Resumo: No estudo a seguir será abordado como e feito uma têmpera em um corpo de prova analisando tipo de aço, tempo de aquecimento da peça e tipo de solução para seu resfriamento, abordando três meios de soluções para resfriamento da peça, com a abordagem de analisar um ensaio de dureza na peça.
Palavras-chave: têmpera, aço, soluções.
Introdução
Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. O termo têmpera indica um tratamento visando formação de martensita. O tratamento de têmpera consiste em:
Aquecimento do material ate a temperatura adequada do material.
Manutenção patamar da peça nessa temperatura por um tempo, afim da peça esteja aquecida por igual.
Resfriamento em meio que resulte em velocidade adequada para obter a dureza necessária.
Dependendo do tipo do processo de têmpera pode ocorrer vários estados de dureza na peça desejada, podendo obter uma dureza mais superficial no material ou uma dureza mais profunda, dependendo da aplicação de da funcionalidade da peça requerida no processo de têmpera. Alguns meios de resfriamento podem ser muito bruscos para determinado tipo de material é com isso pode ocorrer a trinca na peça, assim que colocada em solução para resfriamento.
Objetivos
O objetivo do trabalho foi realizar uma têmpera em laboratório afim de analisar é acompanhar o processo de têmpera em um determinado material, com finalidade de conhecer todos os tipos e processos envolvidos na têmpera de alguns aços.
Material Utilizados 
Forno;
Material para têmpera (aço 1045);
Soluções para resfriamento (água, óleo, salmoura e cal);
Epi para proteção individual;
Tenaz;
Durômetro; 
Procedimento Experimental 
O procedimento consistiu em aquecimento do forno, utilizado para elevação da temperatura do material que é um aço 1040, logo após o forno está em temperatura estabelecida para processo de têmpera, coloca-se o material para aquecimento durante um tempo determinado, até a peça esteja aquecida por igual. Após esse tempo retira-se a peça com cuidado e a leva para uma solução desejada para cada tipo de material, com intuito de fazer o resfriamento do mesmo, com isso o processo de têmpera estará completo.
Resultados e Discussão
Conclusão
Conclui-se que a têmpera e um processo utilizado para mudar as características e a estrutura do material a ser temperado, com esse tipo de processo pode-se mudar a dureza do material deixando com uma dureza mais superficial ou mais profunda dependendo da sua aplicação.
Neste contexto foi utilizado vários meio de soluções para resfriamento, cada uma com uma característica diferente, sendo assim cada solução tem um tempo resfriamento com propriedades diferente para cada meio, sendo que esse meios tem uma velocidade de resfriamento distinta entre elas, assim elas tem características para deixar os materiais com durezas diferente para cada tipo de soluções.
Referências
COLPAERT, Hubertus. Metalografia dos processos siderúrgicos comuns. Brasil: Blucher, 2008.

Continue navegando