A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Aspectos Legais em Informática e Ética Prova II

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	A empresa XYZ Manutenção de Computadores adquiriu, junto ao seu fornecedor, diversas placas de memória RAM, a fim de promover o upgrade nos equipamentos de seus clientes. Ocorre que logo após a instalação das placas, seus clientes começaram a reclamar, alegando a existência de vícios que impediam o funcionamento correto do computador. Diante da situação exposta, e com base no Código de Defesa do Consumidor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Evidenciado que o problema nos computadores ocorrerá por conta das placas de memória, a empresa XYZ Manutenção de Computadores poderá invocar o Código de Defesa do Consumidor, para que seu fornecedor sane o vício no prazo máximo de trinta dias.
(    ) A ignorância da empresa XYZ Manutenção de Computadores sobre os vícios de qualidade do produto pode, excepcionalmente, eximi-lo de responsabilidade.
(    ) Qualquer cliente da empresa XYZ Manutenção de Computadores que não tiver o problema sanado dentro do prazo máximo de trinta dias poderá requerer facultativamente: a substituição do produto por outro da mesma espécie, a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada; ou o abatimento proporcional do preço.
(    ) Constatando-se que a aquisição das placas de memória ocorreu há menos de sete dias, os clientes poderão exercitar o direito de arrependimento, em que os valores eventualmente pagos serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados. 
(    ) A empresa XYZ Manutenção de Computadores, por se tratar de pessoa jurídica, não pode ser considerada consumidor destinatário final de produtos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V - F.
	2.
	Com a finalidade de regular as relações de consumo entre fornecedor e consumidor, quais os tipos de cláusulas que o Código de Defesa do Consumidor considera nulo de pleno direito? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cláusulas que estabelecem a inversão do ônus da prova com prejuízo do consumidor.
(    ) Cláusulas que estipulam autorização ao fornecedor realizar o cancelamento do contrato de forma unilateral.
(    ) Cláusulas que obrigam o consumidor ao ressarcimento dos custos de cobrança sem que igual direito lhe confira o mesmo pedido contra o fornecedor.
(    ) Cláusulas que definem o valor do contrato entre o consumidor e o fornecedor na prestação de serviço. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	3.
	O autor não é obrigado a registrar seu software, porém, atualmente, recomenda-se o seu registro. Qual é o órgão responsável pelo registro no Brasil?
	 a)
	CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
	 b)
	CDC (Código de Defesa do Consumidor).
	 c)
	INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
	 d)
	OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
	4.
	Na área da informática, há uma grande dificuldade referente à proteção aos direitos autorais dos desenvolvedores de softwares, uma vez que tais obras são facilmente copiáveis. Ao contrário do que ocorre com outras obras, é possível copiar um programa de computador que consumira horas de desenvolvimento em poucos segundos, o que se dá graças à própria evolução tecnológica. A Lei de Software (Lei nº 9.609/98) visa a proteger os direitos do titular de programa, contudo prevê algumas exceções, as quais não constituirão ofensa aos direitos do titular. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- O adquirente de uma cópia legítima do software, desde que para fins pessoais, poderá reproduzi-la em vários exemplares, a fim manter como cópia de segurança.
II- É possível o desenvolvimento de um software com características semelhantes a outro já existente, desde que ocorra por acatamento a determinações normativas e técnicas.
III- O software poderá ser utilizado livremente em estabelecimentos comerciais, exclusivamente para demonstração à clientela, desde que tais estabelecimentos comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilização.
IV- Para fins acadêmicos, o software poderá ser reproduzido parcialmente, desde que haja a identificação do programa e o titular dos respectivos direitos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	A empresa XYZ adquiriu uma licença de uso de um sistema integrado de gestão empresarial, tendo por finalidade integrar todos os setores de sua empresa, bem como atender às novas exigências fiscais no que tange à emissão das notas fiscais eletrônicas. Todavia, transcorridos alguns meses de efetiva utilização do software, a referida empresa fora notificada e multada pela Receita Federal pela sonegação de impostos que vinha ocorrendo quando da emissão das notas fiscais de saída. A empresa, a fim de investigar as causas da referida sonegação, contratou uma auditoria, a qual constatou que a sonegação ocorrera, exclusivamente, por erros de cálculos realizados pelo software adquirido recentemente. Consoante aos pontos centrais da responsabilidade do fornecedor prevista no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No caso em comento, não há possibilidade da aplicação do Código de Defesa do Consumidor, já que a empresa XYZ trata-se de uma pessoa jurídica e não adquiriu o software como destinatária final.
	 b)
	O fabricante poderá se isentar da responsabilidade pelos danos causados à empresa, se provar que não colocou o produto no mercado.
	 c)
	O fato de o fornecedor não ter agido com dolo afasta a sua responsabilidade pelos danos causados.
	 d)
	O software continuará sendo considerado defeituoso, mesmo que haja a comprovação, que os impostos foram calculados incorretamente devido à falta de parametrização do sistema, responsabilidade esta exclusiva do consumidor.
	6.
	A carga tributária no Brasil é considerada extremamente elevada, correspondendo a quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB), além de possuir um dos sistemas tributários mais complexos. Tal característica reforça a importância de uma gestão tributária eficiente nas organizações. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com base no conceito legal de tributo, é possível afirmar que a multa é uma espécie de tributo, tendo em vista que se trata de uma contribuição pecuniária compulsória instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
(    ) A legislação tributária estabelece a proibição à União, estados, Distrito Federal e municípios da instituição de qualquer tributo sem lei que o estabeleça.
(    ) Acerca do conceito de tributo construído a partir da definição do Código Tributário Nacional, é correto afirmar que o tributo é toda prestação pecuniária facultativa.
(    ) Caberá a cobrança de contribuição de melhoria, caso o Poder Executivo do município promova a pavimentação asfáltica da via pública defronte as instalações de uma empresa de desenvolvimento de software, por força de solicitações formais da comunidade local.
(    ) Dentre os elementos que diferenciam as taxas das contribuições de melhoria, destaca-se que as taxas são cobradas pela prestação de serviços públicos, ainda que apenas postos à disposição do usuário, ao passo que o pagamento das contribuições de melhoria é facultativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V - V.
	7.
	A empresa XYZ contratou um programador para atuar em regime de home office (em casa), com o objetivo de desenvolver um sistema