Buscar

Aulão de Redação - SEDUC

Prévia do material em texto

DICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL – PROF. MAURÍCIO MANOEL 
#NoENEMBR
MODELO DE REDAÇÃO DO ENEM
INTRODUÇÃO – 1 PARÁGRAFO (4 OU 5 LINHAS)
1º PASSO - Apresentar o tema por meio de um tópico frasal que traz uma afirmação ou comentário geral, genérico sobre o tema proposto. Esse é o momento em que mostramos ao leitor de forma direta o assunto geral do texto.
TEMA: A interferência da tecnologia nas relações de trabalho, familiares e humanas.
Nas últimas duas décadas, o avanço tecnológico nos proporcionou uma série de benefícios. Todavia, as relações de trabalho, familiares e humanas tornaram-se mais frágeis, mais frias, menos sentimentais e mais distantes em decorrência desse avanço. 
2º PASSO - Formulação de(a) uma (sua) TESE, ou seja, uma ideia - acerca do tema - que será defendida. A tese compreende sua opinião acerca do tema.
“Todavia, as relações de trabalho, familiares e humanas tornaram-se mais frágeis, mais frias, menos sentimentais e mais distantes.” 
Outros tipos de introdução: 
Trechos narrativos - Sequência interrogativa - Definição - Alusão histórica 
DESENVOLVIMENTO (2 ou 3 parágrafos de até 6 linhas)
1º PASSO - Em cada parágrafo posterior do desenvolvimento, deve ser defendida a tese elaborada na introdução. Vamos explicar isso com um exemplo para ficar mais claro. 
Criada na década de 40 e popularizada em meados dos anos 2000, a internet é um claro exemplo de que o avanço tecnológico pode fragilizar as relações humanas, pois a cada dia percebemos que as pessoas estão cada vez mais trocando o contato pessoal pelas conversas na internet, pelas redes sociais ou pelos jogos on-line. É comum termos conhecimento de relações que começaram e terminaram pela rede mundial, muitas vezes sem que o casal tenha sequer se encontrado pessoalmente. 
Situação semelhante acontece também nas relações de trabalho. Algumas empresas trocam supervisores e chefias por câmeras que vigiam seus funcionários e podem ser controladas à distância, dispensando o contato pessoal na relação patrão/funcionário, fragilizando ainda mais a condição do trabalhador, sobretudo em países subdesenvolvidos. Outro exemplo disso é visto também no ambiente escolar, onde é constante o uso de celulares por parte dos alunos em sala de aula, o que prejudica seu aprendizado e o distancia ainda mais de seus professores. 
CONCLUSÃO (1 parágrafo, até 6 linhas)
Deve-se apresentar possíveis soluções para os problemas expostos, buscando prováveis resultados, trabalhando com a conscientização geral. 
FÓRMULA: 
PASSO 1 - É PRECISO / É IMPRESCINDÍVEL / É NECESSÁRIO.
PASSO 2 – FRASE DE RETOMADA 
Em virtude dos fatos mencionados ...
Por isso tudo ...
Levando-se em consideração esses aspectos ...
Dessa forma ...
Em vista dos argumentos apresentados ...
Dado o exposto ...
Tendo em vista os aspectos observados ...
Levando-se em conta o que foi observado ...
Em virtude do que foi mencionado ...
Por todos esses aspectos ...
Pela observação dos aspectos analisados ...
PASSO 3 – PELO MENOS DUAS SOLUÇÕES EXEQUÍVEIS 
Por exemplo: É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que... os políticos elaborem leis que... as escolas tratem desse tema com palestras etc... 
- que a imprensa veicule de forma espontânea propagandas que conscientizem...
- que os órgãos responsáveis, juntamente com os veículos de comunicação criem campanhas...
- que as universidades promovam formações e cursos voltados para a/o...
- que este tema seja debatido de forma ampla nas principais veículos de comunicação, a fim de que conscientize...
- que população... 
 
É imprescindível que, diante dos argumentos expostos, todos se conscientizem de que a tecnologia deva ser utilizada de forma positiva, sem atrapalhar a tão necessária relação humana já deveras arranhada. É importante que as escolas tratem desse tema em sala de aula e conscientizem os jovens quanto aos aspectos negativos dessa substituição. É necessário que a imprensa veicule de forma espontânea propagandas e campanhas que alertem a população sobre a importância de se manter os laços familiares e humanos para a formação de uma coletividade mais sensível e cooperativa. 
PROPOSTA DE HOJE
“Forma física, corpo perfeito e consumismo: Ditadura da Beleza X Saúde física e psicológica”
Vale tudo para obter um corpo perfeito? Os fatos indicam que não, como se pode ver por relatos publicados na imprensa. Não bastasse isso, os especialistas da área médica alertam constantemente para os perigos de cirurgias desnecessárias, de usar produtos químicos inadvertidamente, de apelar para profissionais (nem sempre da área médica) que fazem o serviço a preços módicos. Mesmo assim, é crescente o número de pessoas que se dispõem a realizar os mais variados procedimentos, em busca do corpo dos seus sonhos - ou daquele que a moda e os meios de comunicação apresentam como perfeito. Só para dar um exemplo, uma pesquisa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência mostrou que as cirurgias estéticas em adolescentes aumentaram 141% em quatro anos. Diante desse quadro, é o caso de se perguntar: teria o corpo perfeito se transformado também num objeto de consumo? O consumismo, afinal, chegou à forma física e à anatomia, assim como tem invadido vários outros aspectos da vida contemporânea?
Alergia, rejeição, infecção, necrose...
Um jovem de 18 anos morreu na noite deste sábado (25) em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) após injetar hidrogel no pênis, segundo a polícia. O caso suscita muitos questionamentos. O primeiro deles são os potenciais graves riscos do uso inadvertido desse produto, como já ficou demonstrado no episódio envolvendo a modelo Andressa Urach e da morte de uma mulher em Goiânia (GO). O hidrogel é formado 98% por água e absorvido pelo corpo após cerca de dois anos. Em tese, quando usado por médicos e em doses recomendadas, é seguro, mas frequentemente temos visto várias complicações associadas ao seu uso. Entre elas, alergia, rejeição, infecção e necrose dos tecidos. [Cláudia Colucci - Folha de S. Paulo]
Riscos X Vontade
Ser capaz de enfrentar qualquer sacrifício em favor da boa forma parece estar mais perto da realidade brasileira nos últimos tempos. As academias se proliferam pelas ruas das cidades, assim como salões de beleza com fórmulas mágicas de redução de medidas do corpo prometendo à mulher – e por que não ao homem também? - entrar naquele jeans tamanho 38, para ela. E vale também arriscar uma lipoaspiração e muitas pessoas estão recorrendo, embora a princípio a indicação deva ser exclusivamente para a boa saúde, à cirurgia bariátrica, a de redução de estômago, para ter aquele corpo que talvez nunca nem tivesse sonhado em ter. As próteses vêm sendo procuradas por uma camada cada vez mais jovem de pacientes. E de diferentes classes sociais. São alertados de todos os riscos, mas minimizados em favor da vontade. [Tribuna do Norte]
Uma questão de bom senso
A busca pelo corpo perfeito leva muitas mulheres às clínicas especializadas em busca da remoção de gordura localizada, flacidez, celulite e rugas. Estes procedimentos, no entanto, estão se tornando cada vez mais invasivos. Por isso, especialistas recomendam bom senso. "Por influência das celebridades da TV, as pessoas estão banalizando a procura por esses tratamentos, exibindo corpos moldados por meio de cirurgias ou aplicações hormonais realizadas em momento inadequado", explica a dermatologista Camila Ciarleglio. "Muitas vezes, essas sessões são realizadas ilegalmente por supostos médicos, que oferecem resultados milagrosos a baixo preço utilizando produtos de péssima qualidade", completa. [Veja SP]
Ditadura da beleza
A "ditadura do corpo perfeito", pregada a ferro e fogo pela sociedade, tem se transformado em armadilha para aqueles que acreditam que a felicidade está em músculos grandes, em corpos magros e sem gordura. Em busca da beleza escultural, homens e mulheres ingerem e injetam substâncias capazes de fazer milagres. Porum lado, deixam o corpo bonito, forte e aparentemente saudável em pouco tempo. Em contrapartida, os produtos cobram um preço alto por isso: funcionam como um tsunami interno no organismo, causando doenças graves e, em alguns casos, até a morte. Preocupados com o cenário que já se tornou uma obsessão global, muitos especialistas dizem tentar convencer as pessoas sobre os riscos que correm, mas o esforço, segundo contam, tem sido em vão, principalmente entre os jovens que buscam essa fórmula da beleza a qualquer custo. [Site LerSaúde]

Continue navegando