A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliação final objetiva Fundamentos de Redes de Computadores

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Fundamentos de Redes de Computadores (ADS25)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva)
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O modelo OSI possui sete camadas e foi desenvolvido com o objetivo de facilitar o processo de padronização e obter interconectividade e interoperabilidade entre máquinas de diferentes fabricantes. Na internet, é utilizado um modelo um pouco diferente, mais enxuto, denominado modelo TCP/IP. Este possui somente quatro camadas, visando a se tornar mais rápido que o modelo OSI completo. Com relação ao modelo TCP/IP, considerando da camada de nível mais alto para a camada de nível mais baixo, ordene os itens a seguir:
I- Camada de Transporte.
II- Camada de Rede (Acesso à Rede).
III- Camada de Aplicação.
IV- Camada de Internet.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - IV.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	II - IV - I - III.
	2.
	A internet começou a ser desenvolvida na década de 1960 pelo exército dos Estados Unidos, sendo atualmente uma das mais poderosas ferramentas de comunicação e troca de informações para o ser humano. A internet utiliza os conceitos básicos de comunicação de dados e sistemas de transmissão, cujos modos de transmissão de informação podem ser assíncronos ou síncronos. Com relação aos modos de transmissão, analise as seguintes afirmativas: 
I- A transmissão síncrona permite a transmissão de blocos de informação com vários caracteres, utilizando caracteres ao invés de bits para indicar o início e o final de um bloco de informação.
II- A transmissão assíncrona baseia-se na transmissão de caracteres um a um, utilizando bits para indicar o início e o final de um caractere, gerando um "overhead" grande no sistema de transmissão.
III- Os sistemas de transmissão e recepção não necessitam de sincronia entre si, pois os computadores possuem inteligência própria para detectar o início e o final de uma informação transmitida.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	3.
	Os sistemas de telecomunicações são, normalmente, os responsáveis por suportar as redes de comunicação de dados. Esses sistemas conseguem transmitir sinais a grandes distâncias, entre continentes inclusive. Atualmente, os sinais mais utilizados em sistemas de telecomunicações são aqueles cuja variação ao longo do tempo é descontínua, ou seja, um sinal que apresenta descontinuidades e variações abruptas em determinados instantes. Sobre a nomenclatura desses sinais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sinais computacionais.
	 b)
	Sinais analógicos.
	 c)
	Sinais de rede.
	 d)
	Sinais digitais.
	4.
	Com o aumento da utilização das redes de computadores e o número crescente de aplicações que envolvem áudio, imagem e vídeo, tornou-se necessário desenvolver técnicas que permitissem às redes garantir uma performance suficiente para que as aplicações conseguissem atingir seus objetivos e deixar seus usuários satisfeitos. Assim, definiu-se que as redes precisariam tratar as aplicações com regras e estratégias distintas conforme as necessidades das aplicações. Para alcançar esse objetivo, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o componente básico necessário na estrutura da rede:
	 a)
	QoS (Qualify of Service).
	 b)
	TCP (Transmission Control Protocol).
	 c)
	DNS (Domain Name System).
	 d)
	IP (Internet Protocol).
	5.
	Os protocolos do grupo IEEE 802.x correspondem a padrões de LAN e MAN nas camadas físicas e enlace de dados do modelo OSI/ISO. É um conjunto de protocolos largamente adotado para implementar diversos tipos de redes existentes. Acerca dos protocolos IEEE 802.x, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os protocolos IEEE 802.x são desenvolvidos pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), que é um órgão normatizador, responsável pelo desenvolvimento de padrões.
(    ) O endereço físico dos dispositivos de rede, também chamado de endereço MAC (MAC Address), que fazem uso dos protocolos IEEE 802.x, serão definidos na camada de rede do modelo ISO/OSI.
(    ) No início da década de 2000 foi desenvolvido o padrão 802.11g compatível com qualquer tipo de hardware e com velocidade máxima de transmissão de dados em 54 Mbps, mesma velocidade do padrão 802.11a.
(    ) A rede sem fio estabelecida pelo padrão IEEE 802.11 também é conhecida como rede wireless, tem várias derivações, como 802.11a, 802.11b, 802.11g, 802.11n, entre outras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	A comunicação e a troca de informações ficaram muito mais fáceis após o desenvolvimento das redes de comunicação de dados. Várias redes foram desenvolvidas e estudadas com o objetivo de facilitar nossa vida pessoal e profissional. Com relação a redes, existem diversas classificações possíveis, mas a mais básica é a distinção entre redes locais (LAN) e redes de longa distância (WAN). Com relação a redes LAN e WAN, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma rede que possui abrangência geográfica pequena, com alcance restrito ao ambiente de uma casa ou de uma empresa, pode ser chamada de rede WAN.
II- A rede WAN normalmente possui sua gerência e manutenção feitas por empresas terceirizadas, como as operadoras de telecomunicações, e não pelo próprio gestor de rede da organização, que utiliza os serviços dessa WAN.
III- O protocolo Ethernet é utilizado normalmente em redes LAN, enquanto que o protocolos MPLS e Frame Relay são utilizados normalmente em redes WAN.
IV- As redes LAN conseguem disponibilizar maior velocidade e maior confiabilidade que as redes WAN, até porque possuem uma área de abrangência mais restrita.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	7.
	O Serviço DNS (Domain Name System) funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios, possibilitando ao usuário digitar www.uniasselvi.com.br na barra de endereços do seu navegador, ao invés de um número IP que identificaria a máquina onde estaria o site. Quando algum interessado deseja criar um nome de domínio, ele deverá registrar ou cadastrar esse domínio no órgão que regulamenta a internet em seu país. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o órgão responsável por esse cadastro de domínios no Brasil:
	 a)
	Domínio.br
	 b)
	Junta Comercial de Domínios.
	 c)
	Registro.br
	 d)
	DNS.br
	8.
	A tecnologia MPLS (Multi-Protocol Label Switching) foi desenvolvida para tornar mais rápido o tráfego de pacotes através de uma rede. Essa tecnologia não utiliza o endereço IP para efetuar o encaminhamento do pacote para o destino correto, mas utiliza um rótulo como informação para encaminhar ao próximo equipamento de rede que faz parte do caminho que leva ao destino. Com relação a MPLS, analise as afirmativas a seguir:
I- O aumento da capacidade de transmissão dos enlaces e a maior sobrevida dos equipamentos de rede são características que tornam o MPLS muito importante para as operadoras de telecomunicações.
II- O roteador MPLS faz a leitura do cabeçalho IP do pacote de dados para obter o endereço de destino e conseguir encaminhá-lo para o próximo equipamento de rede que faz parte do caminho até o destino.
III- A priorização de determinados tipos de pacotes viabiliza serviços com QoS (Quality of Service), através da aplicação da engenharia de tráfego que possibilita determinar