Buscar

Leis da Gestalt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leis da Gestalt
A Gestalt por ser aplicada na percepção de objetos possui oito leis básicas, sendo elas:
Lei da Unidade: Essa lei se baseia em afirmar que a percepção de um elemento pode ser construído por uma ou até mesmo várias partes que constroem o todo, ou seja, várias unidades são percebidas como um elemento único.
Exemplo: Logo da adidas, que é formada pela disposição de várias faixas retangulares cortadas, resultando no símbolo do marca. 
Lei da Segregação: Essa lei consiste na capacidade perceptiva de isolar, evidenciar ou identificar objetos, mesmo que estejam sobrepostos, dentro de uma composição, isso ocorre por conta da variação estética (cor, textura, sombra, brilho, etc.) que um elemento possui em relação ao outro.
Exemplo: Na construção de anúncio, pôsteres e identidade visual de marcas é comum o uso de contrastes para obtenção de uma leitura visual impactante e melhor entendimento pelo público.
Lei da Unificação: Essa lei pode ser definida pelo equilíbrio de estímulos em todos os elementos de uma determinada composição, resultado assim num objeto coerente e harmonizado.
Exemplo: Símbolo Yin-yang, pois utiliza-se uma proporção balanceada de proximidade para criar uma imagem harmônica e agradável aos olhos.
Lei do Fechamento: Essa é uma das leis mais utilizadas da Gestalt, ela consiste no princípio que o nosso cérebro “fecha” a formação de imagens completas quando vemos formas e silhuetas inacabadas, ou seja, quando deixamos a mente se guiar pela continuidade de uma forma, ela já é capaz de prever toda a sua estrutura sozinha.
Exemplo: Símbolos do Carrefour e Formula 1, que são inacabados mas nosso cérebro imediatamente as entende. 
Lei da Continuidade: Essa lei se baseia na forma como a sucessão de elemento e o fluxo de informações funciona em nosso cérebro, ela representa também a tendência de que os objetos acompanhem outros no sentido de alcançar uma forma, seja pelo uso de cores, volumes e formas estáveis, ou seja, nossa percepção tende a seguir uma direção para conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos ou que fluem em uma direção específica.
Exemplo: Arquitetura de prédios grandes e escalas de cores, a continuidade procura estabelecer a melhor percepção possível aos olhos.
Lei da Proximidade: Essa lei consiste em elementos distintos que se posicionam de formas muito próximas uns dos outros e são percebidos juntos, dessa forma também são interpretados como apenas uma unidade.
Exemplo: Símbolo da Unilever, onde várias formas são utilizadas e acabam se unificando em apenas uma.
Lei da Semelhança: Essa lei foca em objetos que possuem formas, cores, peso, tamanho ou aparência geral semelhante e tendem a ser interpretados como uma só unidade.
Exemplo: Em publicidades essa lei é utilizada para criar releituras a partir do agrupamento de outras formas que são iguais ou parecidas entre si.
Lei da Pregnância: Essa lei também é conhecida como “boa forma” e não é nada mais do que o principio básico da percepção visual da Gestalt, pois sempre enxergamos a composição visual geral como um todo antes de nos aprofundarmos nos seus elementos mais complexos, dessa forma, existem composições que seu cérebro consegue ler rapidamente e com clareza, pois são homogêneas e harmônicas, tais objetos são considerados de alta pregnância. Já em contraste, um objeto de baixa pregnância tende a ter uma organização visual complicada e confusa, sendo assim é possível afirmar que quanto maior for a pregnância da forma, mais eficiente será a comunicação com seu receptor.
Exemplo:
Fontes: http://marcosleivaslvg.blogspot.com/2009/03/aula-teorica-7-leis-da-gestalt.html
https://blog.revendakwg.com.br/destaque/teoria-e-principais-leis-da-gestalt-um-estudo-da-forma/

Continue navegando