Buscar

PPP2- comercio exterior

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMÉRCIO EXTERIOR
PARADA PARA A PRÁTICA – AULA 02
1. QUAIS SÃO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO BRASIL PARA ADENTRAR ÀS CADEIAS GLOBAIS DE VALOR? DIFERENCIE ENTRE INTERNAS E EXTERNAS. O Brasil é um pais muito grande, porém muito fechado, com déficit de infraestrutura que dificulta muito na inserção desse processo de cadeias globais, que tem toda a sua política voltada para o consumo interno, não é um pais exportador, é um pais que participa pouco do mercado internacional. O grande desafio é como dosar a preservação do mercado interno junto com a inserção internacional, as importações estão afetando a competitividade dos produtores nacionais. As principais dificuldades para o Brasil adentrar as cadeias globais de valor é o baixo nível de tecnologia e pouca mão de obra capacitada.
2. COMO OS REGIMES ADUANEIROS PODEM INCENTIVAR A INSERÇÃO DO BRASIL NAS CADEIAS GLOBAIS DE VALOR? QUE MEDIDAS PODERIAM MELHORAR OS EFEITOS DOS REGIMES ADUANEIROS?
Quando as barreiras aduaneiras diminuem o produto brasileiro se torna mais barato, e assim podemos nos inserir nesses novos mercados. Compreender os elementos econômicos é fundamental para entendermos a posição do Brasil no setor de exportação, o produto brasileiro é barato mas com as taxas aduaneiras de preservação econômica de outros países ele se torna bem mais caro. Se essas taxas caem o Brasil consegue adentrar na economia mundial, fazendo com que os produtos possam competir até mesmo com os que são produzidos nesses países.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando